Fã de artes marciais desde pequeno, Israel M. descobriu a vocação para os concursos públicos da carreira policial por conta de suas aulas de jiu-jitsu, enquanto realizava a graduação em Gestão Pública na UnB.
Na época, ele já tinha se preparado para alguns certames, tais como INSS, MPU e TJDFT, por incentivo do pai. No entanto, Israel M. não se identificava com nenhum destes cargos, não encontrando, assim, a motivação para dar tudo de si nos estudos.
As aulas de jiu-jitsu mudaram isso ao lhe apresentar a rotina de diversos policiais que treinavam com ele. Dessa forma, identificando-se com a carreira, tipo de trabalho e desejando a estabilidade, Israel M. iniciou a sua trajetória de aprovação novamente, dessa vez com foco total.
“Passei a tratar os estudos como uma rotina de treinos e competições, no qual perder uma luta(reprovar em provas),é normal e faz parte do processo de amadurecimento.”
Enquanto estudava para os concursos policiais, Israel M. estava finalizando a sua graduação e, especificamente durante a preparação para a seleção da Polícia Militar do Distrito Federal, estava redigindo a sua monografia de finalização do curso, além de trabalhar como bartender e caixa móvel em eventos.
A rotina das conciliações, somada à pressão que sentia para ser aprovado com rapidez, de acordo com Israel M., foram os principais desafios do período.
“Querendo ou não, existe sim o apoio e incentivo, mas a pressão também está presente, pois os meus pais esperavam um resultado rápido, como em um vestibular, por exemplo. Na minha família não tem ninguém concursado, então era difícil explicar que uma aprovação não acontece a curto prazo e que, na verdade, leva tempo, em regra.”
Além do tempo, as reprovações também fazem parte do processo de aprovação em concursos públicos da maioria dos concurseiros e, ao longo de 3 anos, Israel M. vivenciou justamente isso: uma série de reprovações em certames como PRF, PF, PCMG e PCDF.
No entanto, assim como encarava a luta, Israel M. não deixou que os obstáculos o impedissem de buscar a vitória.
Então, não poderia ser diferente: com a publicação da lista dos aprovados no Concurso PMDF, ele comemora hoje a conquista do cargo de Soldado!
“O concurso foi homologado há pouco tempo, então ainda não fui nomeado. Mas, de qualquer forma, estou muito feliz com essa conquista, assim como meus pais, minha namorada e meus amigos. Sinto que me tornei uma espécie de referência para os meus próximos; então, consigo dar algumas dicas e conselhos sobre provas.”
Como o Gran auxiliou nesta vitória?
Desde que começou a sua trajetória de aprovação em concursos públicos, Israel M. contou com o Gran como principal parceiro de estudos. Assim, construiu e aperfeiçoou a sua base de conhecimentos utilizando os materiais da plataforma!
“O Gran foi o meu primeiro contato com o mundo dos concursos públicos; então, para mim, foi fundamental durante os estudos e essencial para a minha aprovação. Eu utilizava todas as ferramentas possíveis, como: PDFs, videoaulas, questões e simulados. Na reta final, as aulas de treinamento intensivo e Projeto 80/20 dos conteúdos que eu tinha dificuldade foram o diferencial.”
Destaques: |
Acompanhe todas as notícias sobre o Concurso PM DF!
Garanta você também a sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Israel M. e estude com o Gran! Com a Assinatura Ilimitada, você garante a melhor preparação para concursos públicos e exames. Veja os diferenciais:
- MAIA (a nova Inteligência Artificial do Gran), questões comentadas por IA, nova plataforma, PDFs sintéticos, novo cronograma de estudos e MUITO MAIS!
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a milhares de cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das videoaulas;
- Plataforma com milhões de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Todas as carreiras de concursos.
Saiba mais sobre a Assinatura Ilimitada!
Dicas e táticas de estudos de Israel M.
Em sua preparação vencedora para o Concurso PMDF, Israel M. ressaltou a importância de resolver questões, ter um bom material de revisão e resolver simulados com constância.
Assim, é possível colocar em prática e reforçar tudo o que foi estudado. De acordo com as suas palavras, para os concurseiros que seguem na trajetória de aprovação em concursos: “A fórmula mágica está nos estudos, resoluções de questões e simulados”.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: