O concurso Polícia Penal MG está na praça! Com a oferta de 1.178 vagas, o edital da Polícia Penal do Estado de Minas Gerais abrirá inscrições em breve, a partir de 2 de dezembro.
Ainda temos pouco mais de 2 meses até a realização das provas, que está marcada para 25 de janeiro de 2026. Por isso, a hora de organizar seus estudos é agora!
Conversamos com professores especialistas do Gran para trazer um panorama detalhado sobre as disciplinas e onde focar para garantir sua aprovação. Acompanhe essa matéria e saiba todos os detalhes!


Raio-X das disciplinas do concurso PPMG
A análise abaixo foi feita a partir da análise e dos comentários dos professores especialistas do Gran. Se preferir, assista ao vídeo completo aqui!
Conheça as disciplinas e nossos experts a seguir:
- Informática Básica, com Jeferson Bogo;
- Direito Penal e Legislação Especial – Federal, com Diego Fontes;
- Raciocínio Lógico, com Josimar Padilha;
- Língua Portuguesa e Redação, com Márcio Wesley;
- Direitos Humanos, com Thiago Medeiros;
- Direito Constitucional, com Samuel Marques;
- Legislação Específica – Estadual, com Renato Cardoso.
Informática Básica
O professor Jeferson Bogo, especialista em informática, alertou: não subestime a disciplina!
Embora o número de questões possa ser pequeno (apenas 5), a informática é o ponto fraco de muitos e pode ser o divisor de águas para sua aprovação ou eliminação.
Pontos-chave e dicas
- Nível da banca (Instituto AOCP): A banca não é considerada difícil e suas questões tendem a ser mais diretas e objetivas, sem muitas pegadinhas. Isso implica que a nota de corte tende a ser alta em Informática.
- Foco principal: dê ênfase aos atalhos e funcionalidades gerais do Windows, Office e navegadores.
- Sistemas Operacionais (Windows e Linux):
- Windows (7 e 10): a cobrança é considerada média-alta. A dica do professor é focar no Windows 10 e fazer uma comparação com o Windows 7 (funcionalidades e atalhos).
- Linux: a cobrança é média-baixa, mas não deve ser negligenciada. Estude a estrutura de diretórios e os principais comandos, filtrando os que a banca mais cobra em questões.
- Pacotes Office e LibreOffice (Writer, Calc, Impress): a cobrança é geralmente alta e não pode ser negligenciada. A sugestão do professor Bogo para otimizar o tempo é focar na versão mais recente (Office 2016) e comparar com as mais antigas (2010 e 2013). O mesmo vale para o LibreOffice, priorizando as similaridades com o Office.
- Estudo por questões: para conhecer o perfil da banca e se tornar “íntimo” dela, a principal ferramenta é a resolução de questões. O professor Bogo sugeriu buscar questões do próprio Instituto AOCP/AOCP ou de bancas de perfil similar, como IDECAN, Quadrix e IBFC, evitando bancas de alta complexidade como FGV.
Direito Penal e Legislação Especial
As disciplinas de Direito Penal e Legislação Especial são fundamentais. A Legislação Especial é a principal disciplina, com 20 questões e um peso de 40 pontos.
Legislação Especial
- LEP (Lei de Execução Penal): o professor Diego Fontes aposta que a LEP será a rainha das leis especiais e deve corresponder a pelo menos metade das questões (10 questões).
- Atenção à jurisprudência: diferentemente de outras disciplinas, na LEP, a jurisprudência (especialmente do STJ) é um componente importante da cobrança e não deve ser ignorada.
- Prioridades: além da LEP, o professor elencou a probabilidade de cobrança das seguintes leis (em ordem de probabilidade):
- Lei dos Crimes Hediondos.
- Lei de Abuso de Autoridade (Lei 13.869/2019).
- Lei Maria da Penha.
- Lei de Tortura.
- Dica essencial: crie um “caderno de decorebas” para anotar as majorantes/minorantes (causas de aumento e diminuição de pena) das leis especiais. O professor Diego Fontes destaca que a AOCP gosta de cobrar esses detalhes.
Direito Penal
- Conteúdo: o concurso Polícia Penal MG foca na Teoria do Crime (artigos 13 a 25 do CP), Das Penas (que se relaciona com a LEP), e a Parte Especial, com ênfase em crimes contra a Pessoa, contra o Patrimônio (furto e roubo) e Crimes Praticados por Funcionário Público contra a Administração em Geral (peculato, corrupção passiva, concussão).
- Lei seca e jurisprudência: o professor Diego Fontes enfatiza que o modelo de questões da AOCP é bastante literal. A leitura da Lei Seca atualizada deve ser incluída na sua rotina de estudos. Para te ajudar nesta missão, confira aqui o Gran Vade Mecum do concurso PPMG!
- Evite: não perca tempo decorando a quantidade de pena (pena em abstrato), pois é muito raro a banca cobrar.
Raciocínio Lógico (RLM)
Com apenas 5 questões, a disciplina de Raciocínio Lógico exige atenção, pois é preciso acertar pelo menos uma questão para não ser desclassificado.
- Prioridade (Lógica Proposicional e Argumentação): o professor Padilha sugere iniciar com os tópicos 1 e 6 (Noções de Lógica e Sentenças Abertas). Em seguida, estude os Conectivos Lógicos e Tabelas Verdade (Tópico 5) , focando nas negações e equivalências lógicas, que são muito recorrentes. Por fim, estude Diagramas Lógicos (Todo, Algum e Nenhum) e, então, Lógica de Argumentação.
- Outros tópicos:
- Análise Combinatória e Probabilidade são tópicos que terão questões certas e devem ser estudados na sequência.
- Matemática (Tópico 8): o foco principal deve ser em Porcentagem e Sequências.
- Dica de estudo: Como o raciocínio lógico é uma ramificação da filosofia e a primeira parte é mais teórica, o segredo é treinar bastante com questões para não zerar a prova.
Língua Portuguesa e Redação
O professor Márcio Wesley ressaltou o peso de Língua Portuguesa, com 10 questões, e a Redação, que são cruciais. A maior pontuação em Língua Portuguesa é o primeiro critério de desempate na prova objetiva.
Já a redação é uma dissertação argumentativa (mínimo de 20 e máximo de 30 linhas), exige título, e a nota mínima é de 60 pontos.
- Temas quentes: o professor sugere focar em eixos temáticos ligados à carreira e ao contexto penal, como Sistema Prisional e Gestão Carcerária, Ressocialização e Direitos Humanos, e Saúde Mental do Policial Penal e Custodiados.
- Correção da redação: o critério de correção da redação exige o domínio de tópicos não expressos no edital de português, como Pontuação, Regência e Colocação Pronominal.
Direitos Humanos do concurso Polícia Penal MG
O professor Thiago Medeiros explicou que, embora o edital de Direitos Humanos pareça muito complexo, a AOCP tende a cobrar os tópicos de forma mais objetiva, seguindo um padrão repetido desde 2022.
- Foco principal: o professor recomenda focar nos seguintes documentos e temas, que são as apostas de cobrança:
- DUDH (Declaração Universal dos Direitos Humanos): apesar de não estar expressa, está contida no tópico de Sistema Internacional e é a mais cobrada.
- Pacto de São José da Costa Rica (Sistema Interamericano).
- Incorporação e Hierarquia de Tratados (art. 5º, § 3º da CF).
- Ordem de estudo recomendada: para maior sentido didático, o professor Medeiros sugere a seguinte ordem:
- Teoria Geral dos Direitos Humanos;
- Direitos Humanos na CF (Incorporação/Hierarquia de Tratados);
- DUDH;
- Pacto de São José;
- Regras de Mandela (apenas após estudar a LEP e com caráter subsidiário).
Baixe grátis o edital verticalizado e organize seu plano de estudos do concurso PPMG!
Direito Constitucional
O professor Samuel Marques destacou que o edital de Constitucional é bem enxuto e focado na literalidade do texto da Constituição Federal.
- Artigo 5º (Direitos e Deveres Individuais e Coletivos): é o coração do estudo. Foco na literalidade, nos Remédios Constitucionais (Habeas Corpus, Mandado de Segurança, etc.) , e nos incisos que tratam de liberdade, igualdade e direitos dos presos (Inciso 42 até 67).
- Artigo 37 (Administração Pública): foco nos princípios da administração (legalidade, impessoalidade, etc.), acesso a cargos públicos (concurso), e acumulação remunerada.
- Segurança Pública (Art. 144): além dos órgãos e suas competências, o professor Marques indicou um ponto de alta frequência em provas atuais: a Guarda Municipal e a jurisprudência do STF (como a ADPF 995 e o RE 60858) que definem sua atuação.
Legislação Específica Estadual
O professor Renato Cardoso destacou a importância das normas estaduais específicas de Minas Gerais. Ele ressaltou que, se você não dominar essas três normas, será difícil ser aprovado. A AOCP é uma banca extremamente literal, o que torna a leitura atenta da lei seca obrigatória.
Lei Estadual 11.404/1994 (A “LEP Mineira”)
- Conteúdo principal: princípios, direitos e deveres do preso, assistências e a parte de disciplina e administração carcerária.
- Detalhes cobrados: esta lei também aborda procedimentos específicos, como visita íntima e visita familiar no sistema carcerário, temas que a legislação federal não detalha.
Lei Estadual 14.695/2003 (Criação da Carreira)
- Criação de órgãos e da carreira.
- Atribuições e requisitos para o cargo.
- Critérios de progressão e promoção na carreira.
- Estrutura administrativa da Polícia Penal Mineira, incluindo a coordenação da Guarda Penitenciária (nome antigo) e a Diretoria de Inteligência.
Regulamento de Normas e Procedimentos
Este regulamento tem o objetivo de uniformizar os procedimentos no sistema prisional mineiro. O foco deve ser a uniformização de procedimentos, estrutura do sistema carcerário e gestão de pessoal.
O professor Renato Cardoso ressaltou que, historicamente, a Legislação Específica diferencia o aluno aprovado dos demais concorrentes. Sabendo que a AOCP cobra a lei de forma muito literal, a dica é ler o máximo possível dessas normas estaduais, focando nos detalhes.
Fique por dentro das novidades do concurso Polícia Penal MG aqui!
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada X
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com acesso às 5 novidades da plataforma: Tutor 24h, Gran Comunidade, Banco de Discursivas Exclusivas, Vade Mecum Facilitado e o Guia do Aprovado. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
| Destaques: |
Resumo do Concurso Polícia Penal MG
| Concurso Polícia Penal MG | Polícia Penal do Estado de Minas Gerais |
|---|---|
| Situação atual | edital publicado |
| Banca organizadora | Instituto AOCP |
| Cargos | Policial Penal |
| Escolaridade | Nível Médio |
| Carreiras | Policial |
| Lotação | Minas Gerais |
| Número de vagas | 1.178 vagas |
| Remuneração | R$ 5.332,63 |
| Inscrições | de 02/12/2025 a 22/12/2025 |
| Taxa de inscrição | de R$ 48,90 |
| Data da prova objetiva | 25/01/2026 |
| Clique aqui para ver o edital do concurso Polícia Penal MG 2025 | |
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se:
![[40% OFF] Concurso Polícia Penal MG – Cabeçalho](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/27115516/Concurso-PP-MG_Cabecalho_1238x216.webp)
![[40% OFF] Concurso Polícia Penal MG – Post](https://blog-static.infra.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2025/10/27115749/Concurso-PP-MG_Post_730x150.webp)