Concurso Polícia Penal MG: banca em definição! 2420 vagas!

Concurso Polícia Penal MG: banca em definição! Selecon e Instituto AOCP foram os vencedores das melhores propostas até o momento. Edital previsto para até início de julho!

Avatar


9 de Junho 14 min. de leitura

Novidade sobre o concurso Polícia Penal MG. O processo de abertura de pregão eletrônico para seleção de Banca Examinadora da nova seleção da Secretaria de Estado de Justiça e Defesa Social de Minas Gerais foi iniciado no dia  8 de junho de 2021.  No dia 9 de junho de 2021, o Selecon (Instituto Nacional de Seleções e Concursos)e o Instituto AOCP foram os vencedores das melhores propostas. A decisão da Banca Organizadora, contudo, não é definitiva e o processo de pregão será reaberto no dia 11 de junho.

Anteriormente, em entrevista para o jornal Hoje em Dia, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, concedeu declarações a respeito do novo certame. De acordo com ele, há a previsão de lançar três concursos públicos ainda neste ano. “Estamos agilizando ao máximo para que ocorra os certames. É de muito interesse da Administração Estadual”, pontuou.

A seleção irá ofertar oportunidades para ingresso no cargo de Polícia Penal MG com 2.420 vagas. Além disso, será divulgado edital também para o cargo de Agente de Segurança Socioeducativo com 80 vagas. O edital para o cargo de Auxiliar Educacional já foi publicado.

Veja abaixo o menu com informações sobre o edital do Concurso Polícia Penal MG.

Destaques:

 

Concurso Polícia Penal MG: situação atual

Concurso Polícia Penal MG: SELECON E INSTITUTO AOCP SÃO OS VENCEDORES PRELIMINARES

Os primeiros resultados para o processo de pregão eletrônico foram divulgados por meio do chat do Portal de Compras de Minas Gerais no dia 9 de junho de 2021 (quarta-feira). A escolha é preliminar e aponta duas bancas examinadoras como possivelmente responsáveis pelo Concurso Polícia Penal MG nos termos:

  • Instituto Selecon foi o vencedor do próximo de licitação para prestar serviço de organização, formulação de questões operacionalização e logística para o concurso;
  • Instituto AOCP foi o vencedor do processo de licitação para prestar serviço de ministração de curso de capacitação como requisito para ingresso profissional, após o concurso público.

Outras bancas envolvidas no processo irão recorrer à decisão, por meio da abertura de recursos. O processo de pregão eletrônico tem previsão de ser retomado no dia 11 de junho de 2021 e apenas então a banca deverá ser oficialmente apresentada e anunciada.

Concurso Polícia Penal MG: PREGÃO ELETRÔNICO ADIADO PARA JUNHO

O processo de pregão eletrônico para a nova seleção da Secretaria de Estado de Justiça e Defesa Social de Minas Gerais que deveria ser iniciado no dia 25 de maio de 2021, foi adiado para o dia 8 de junho de 2021, devido necessidade de alteração no instrumento convocatório e está relacionado ao  julgamento de impugnação pelo IBFC (Instituto Brasileiro e Formação e Capacitação).

A consulta sobre o processo pode ser feita a partir do endereço eletrônico <www.seguranca.mg.gov.br>. O documento de adiamento foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais e pode ser consultado aqui.

Concurso Polícia Penal MG: PREVISÃO DE PUBLICAÇÃO DE EDITAL

No dia 15 de maio de 2021 por meio de transmissão ao vivo no Instagram, o secretário de Justiça e Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Rogério Greco afirmou que devido à celeridade dos processos em relação ao certame, é possível que o edital seja publicado no final de junho ou início de julho. 

Concurso Polícia Penal MG: PUBLICAÇÃO DE PROJETO BÁSICO

No dia 13 de maio de 2021 foi publicado o projeto básico para o provimento de 2420 vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal. Confira aqui o documento.

Concurso Polícia Penal MG: BANCA EXAMINADORA EM DEFINIÇÃO

No dia 25 de maio de 2021 às 10h terá início o processo de pregão eletrônico para a contratação de banca examinadora para o Concurso Policial Penal MG no cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.  As notícias são muito boas para quem está esperando a realização de um novo certame ainda este ano, que se torna cada vez mais possível.

Bancas Examinadoras interessadas na realização do processo avaliativo de seleção deverão submeter as propostas assim que o edital for publicado no endereço eletrônico <www.compras.mg.gov.br>até a data e hora da sessão do pregão. Confira aqui o documento.

Concurso Polícia Penal MG: COBRANÇA DO EDITAL

A Comissão requer que seja encaminhado ao secretário de Estado de Planejamento e Gestão e ao secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública a solicitação de informações sobre quando será aberto o concurso público para Polícia Penal (agente penitenciário, antiga nomenclatura), visto que o Estado teve o prazo de até fevereiro deste ano para substituição dos atuais profissionais contratados por efetivos, através de concurso público.

Clique aqui e confira o documento na íntegra.

Concurso Polícia Penal MG: SEJUSP MG NEGA PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE REMOÇÃO EM ABRIL

28 de abril de 2021 — Informações acerca da publicação de um Edital de Remoção começaram a circular na internet no dia 27 de abril de 2021. Contudo, em comunicação direta com a Assessoria de Comunicação do Gran Cursos, a Assessoria de Comunicação da Sejusp MG negou a informação, afirmando que, até o momento, não existe qualquer Edital de Remoção relacionado ao Concurso Polícia Penal MG.

De acordo com a Ascom da Sejusp MG:

“Sobre a notícia veiculada a respeito do Edital de Remoção, a Sejusp esclarece que a informação não procede, visto que o Edital Interno de Remoção ainda não foi publicado. A publicação ocorrerá em momento oportuno, observando as prerrogativas do Estado, a legalidade e eficiência,  de forma a prestigiar o interesse público em conjunto com o atendimento de anseios de foro pessoal e servidores da carreira.”

Concurso Polícia Penal MG: COMISSÃO ORGANIZADORA ALTERADA

No dia 31 de março de 2021, uma decisão conjunta entre SEJUST/SEPLAG alterou a comissão organizadora do Concurso Polícia Penal MG. Confira:

II: Pela Superintendência de Recursos Humanos da Sejusp:

Como era anteriormente:

a)Lia Vieira Batista – Masp 7530146-2, titular; e
b) Mariana Procópio de Castro Lima – Masp 752949-8, suplente.

Como ficou após a resolução conjunta:

a) Bianca Alves Ribeiro Bianchi Scaldaferri – Masp 1382611-0, titular; e
b)Larissa Neves Silva Maia – Masp 1386881-5, suplente.

III: Pela Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo da Sejusp:

Como era anteriormente:

a)Rhayssa Cristina Ávila e Couto – Masp 753069-4, titular; e
b)Isabella Presotti Tiburcio – Masp 753272-4, suplente.

Como ficou após a resolução conjunta:

a)Isabella Presotti Tiburcio – Masp 753272-4, titular; e
b)Luisa De-Lazzari Bicalho Peixoto Resende – Masp 752857-3, suplente.

IV- Pelo departamento Penitenciário de Minas Gerais de Sejusp

Como era anteriormente:

a)Pedro de Araújo Maia – Masp 1106732-9, titular;
b)Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio – Masp 1149857-3, suplente.

Como ficou após a resolução conjunta:

a)Pedro de Araújo Maia – Masp 1106732-9, titular;
b)Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio – Masp 1149857-3, suplente.
c)Daniela Aguiar Rangel – Masp 1189941-6, suplente.

Concurso Polícia Penal MG: BANCA DEFINIDA

O Instituto Brasileiro de Gestão e Pesquisa (IBGP) foi escolhido para ser o organizador de novo concurso público.

A organizadora venceu o pregão eletrônico e foi considerada apta a realizar o novo certame para a carreira de Assistente Executivo de Defesa Social – ASEDS – na função de Auxiliar Educacional. Clique AQUI e confira o documento na íntegra.

Concurso Polícia Penal MG: LANÇAMENTO DO EDITAL

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública está bem próxima de definir o seu projeto básico para a realização de seu próximo concurso Polícia Penal MG e para Assistente Executivo de Defesa Social e Agente de Segurança Socioeducativo.

O projeto básico é elaborado em conjunto com a Sejusp e a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão de Minas Gerais. Ao todo, serão ofertadas 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal MG e 80 vagas para Agente de Segurança Socioeducativo e 211 para Auxiliar Educacional. A Polícia Penal de Minas Gerais é uma nova denominação para Agente de Segurança Pública, como informado pelo secretário de segurança pública, Mário Araújo.

No dia 09 de março de 2020, durante uma live com o secretário de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais, Mário Araújo, o Departamento Penitenciário anunciou que o novo concurso público para o cargo de Polícia Penal MG já está autorizado e com comissão formada. “O governo já deu o aval para iniciar o processo de elaboração do certame”, reforçou.

A comissão do Concurso Polícia Penal MG já está formada e está em processo de elaboração do projeto básico e do cronograma de trabalho que direcionará as atividades. Além disso, ela será responsável por realizar o estudo preliminar, contemplando análise dos cargos abordados e acompanhar todas as etapas do certame. Confira aqui mais informações sobre a formação da comissão.

Veja abaixo quais são os membros da comissão para o Concurso Polícia Penal MG:

  • Natália Imaculada Nascimento Rodrigues (titular)
  • Lia Vieira Batista (titular)
  • Rhayssa Cristina Ávila e Couto (titular)
  • Pedro de Araújo Maia (titular)
  • Tadeu de Lery Costa (titular)
  • Fabiano Rodrigues Marx (titular)
  • Gabriela de Paula Metzker do Couto (suplente)
  • Mariana Procópio de Castro Lima (suplente)
  • Isabella Presotti Tiburcio (suplente)
  • Carolina Cristina Sousa Marquezani Sampaio (suplente)
  • Daniel Guimarães da Silva (suplente)
  • Daniela de Oliveira Soares (suplente)

Em abril, a Comissão de Concursos da Sejusp MG encaminhou um documento para a Escola de Sargento das Armas (EsSA) solicitando apoio e uma visita institucional para buscar eventuais referências em organização do certame, incluindo a sugestão da própria EsSA para organizar o Concurso Polícia Penal MG.

Veja abaixo o documento encaminhado pela Sejusp/MG para o Exército Brasileiro:

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: remunerações e benefícios

Segundo o projeto básico mais recente para o Concurso Polícia Penal MG para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal, a remuneração mensal inicial será de R$ 4.631,25.

Anteriormente, em contato com a Secretária de Segurança Pública, foi repassado ao Gran Cursos Online os valores referentes aos três cargos que integrarão o próximo Concurso Polícia Penal MG. Os valores encaminhados estão sem o reajuste de 13% de aumento, aprovado em março de 2020 e que valerá a partir de julho do mesmo ano.

Os valores abaixo já estão atualizados conforme os 13% de aumento.  Confira:

Concurso Policia Penal MG: Valores atualizados conforme a Lei 23.597/2020

Concurso Policia Penal MG: Valores atualizados conforme a Lei 23.597/2020

 

Concurso Policia Penal MG: Valores atualizados conforme a Lei 23.597/2020 para Assistente Executivo

Concurso Policia Penal MG: Valores atualizados conforme a Lei 23.597/2020 para Assistente Executivo

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: cargos e vagas

Conforme informou a Sejusp MG, o concurso da Polícia Penal de MG contará com um total de 2.711 vagas assim distribuídas:

  • Polícia Penal: 2.420 vagas
  • Agente de Segurança Socioeducativo: 80 vagas
  • Auxiliar Educacional do Socioeducativo: 211 vagas

Em relação às vagas para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal, observa-se a seguinte distribuição para as 2420 vagas previstas:

Cargo N° de vagas
(homens)
N° de vagas
(mulheres)
Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal 1.944 476

De acordo com a Lei Estadual 11.867, de 28 de julho de 1995, e o Decreto Estadual Nº 42.257, de 15 de janeiro de 2002 devem ser reservadas 10% das vagas de concursos públicos a pessoas portadoras de deficiências. Assim, serão reservadas 242 vagas para esse propósito.

De acordo com o último levantamento feito pelo próprio Departamento Penitenciário, há 2.200 colaboradores contratados que não são do quadro efetivo.

Além disso, existem mais de 5.328 cargos vagos no órgão. Confira abaixo os números encaminhados pela Sejusp

  • Agente de Segurança Socioeducativo: 303 cargos vagos.
  • Agente de Segurança Penitenciário: 454 cargos vagos.
  • Assistente Executivo de Defesa Social: 571 cargos vagos.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: requisitos

No fim do ano de 2019 foi aprovada a criação da carreira Policial Penal que irá substituir as carreiras de Segurança Penitenciária. Com isso, o novo edital poderá trazer mais detalhes da carreira específica.

Para todos os cargos, os requisitos básico para ingresso são:

  • Ser brasileiro nato ou naturalizado
  • Ensino médio ou curso profissionalizante de ensino médio
  • 18 anos completos na data da posse
  • Estar em gozo dos direitos políticos
  • Estar em dia com as obrigações militares
  • Idoneidade e conduta ilibada
  • Aptidão física e mental

Não foi determinada um limite de idade máxima. Porém, o candidato precisa ser considerado apto mediante laudo médico. Além disso, existe o limite constitucional de aposentadoria compulsória, que é de 75 anos.

 

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: atribuições

Confira abaixo as principais atribuições para os cargos que serão oferecidos no próximo certame. Vale ressaltar que o edital poderá trazer algum quesito novo, já tal alteração está prevista em lei.

Concurso Polícia Penal MG: Polícia Penal

  • O profissional irá garantir a ordem e a segurança no interior dos estabelecimentos prisionais, desempenhando ações de vigilância externa e interna dos estabelecimentos prisionais, inclusive muralhas e guaritas, bem como em órgãos e locais vinculados ou de interesse do sistema prisional.
  • Exercer atividades de escolta e custódia de presos;
  • Executar operações de transporte escolta e custódia de presos em movimentações externas, bem como de transferências interestaduais ou entre unidades no interior do Estado;
  • Realizar buscas periódicas nas celas;
  • Realizar revistas nos familiares e visitantes dos presos;
  • Prestar segurança a profissionais diversos que fazem atendimentos especializados aos presos nas unidades prisionais;
  • Conduzir presos à presença de autoridades;
  • Adotar as medidas necessárias ao cumprimento dos alvarás de soltura, obedecidas as normas próprias;
  • Informar ao preso sobre seus direitos e deveres de conformidade com o Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional
    de Minas Gerais – ReNP e demais normas vigentes;
  • Verificar sobre a necessidade de encaminhar presos a atendimentos especializados;
  • Entregar medicamentos aos presos, observada a prescrição médica;
  • Prestar assistência em situações de emergência: primeiros socorros, incêndios, transporte de enfermos, rebeliões, fugas e outras assemelhadas;
  • Preencher formulários, redigir e digitar relatórios e comunicações internas;
  • Participar de comissões de classificação e de disciplina, quando designado;
  • Exercer outras atividades que vierem a ser incorporadas ao cargo por força de dispositivos legais.

 

Concurso Polícia Penal MG: Agente de Segurança Socioeducativo

  • exercer atividades de vigilância e escolta nos espaços intramuros e extramuros nos estabelecimentos da Superintendência de Atendimento às Medidas Socioeducativas, zelando pela integridade física, mental e emocional dos adolescentes em regime de internação e semiliberdade;
  • garantir a integridade do patrimônio e a segurança dos servidores em exercício nas unidades de atendimento;
  • assegurar o cumprimento das medidas socioeducativas;
  • atuar como orientador no processo de reinserção social do adolescente em conflito com a Lei.

 

Concurso Polícia Penal MG: Assistente Administrativo da Defensoria Pública

  • Exercer atividades administrativas diversas, digitar documentos, controlar e manusear informações, encaminhar documentos;
  • Atender ao público, realizar levantamento de dados necessários à execução das atividades institucionais do órgão;
  • Acompanhar e auxiliar na coordenação das atividades específicas de cada área do órgão;
  • Realizar as demais atividades necessárias ao cumprimento das atribuições institucionais da Defensoria Pública, desde que compatíveis com o grau de escolaridade exigido para o cargo.

 

Concurso Polícia Penal MG: o que é a Polícia Penal MG?

Em dezembro de 2019, o Congresso Nacional promulgou a Emenda Constitucional nº 104, que criou a Polícia Penal, órgão responsável pela segurança do sistema prisional. Com isso, os novos quadros referentes a esse sistema serão transformados e compostos pelos atuais agentes penitenciários. Isso gerou uma equiparação as demais polícias brasileiras.

A Polícia Penal, desta forma, será vinculada ao órgão administrador do sistema penal da unidade federativa a que pertencer. Vale lembrar que a Polícia Penal do DF, por exemplo, será por recursos da União. Além disso, os policiais poderão ser liberados para exercer atividades externas aos presídios.

O Policial Penal MG tem como função garantir a ordem e a segurança dentro dos presídios, seja com vigilância interna ou externa

 

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: etapas de provas

De acordo com o projeto básico mais recente do Concurso Polícia Penal MG para o cargo de Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal, a seleção apresentará um total de 6 etapas, sendo:

  1. Prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
  2. Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica, de caráter eliminatório;
  3. Exames Médicos, de caráter eliminatório;
  4. Prova de condicionamento físico (TAF) , de caráter eliminatório;
  5. Comprovação de Idoneidade e conduta ilibada, caráter eliminatório;
  6. Curso de formação técnico profissional, de caráter eliminatório e classificatório.

Prova objetiva

As provas objetivas serão realizadas em conjunto com as discursivas, totalizando um total de 5 horas de duração total para a aplicação da prova. A prova objetiva contará com um total de 60 questões no modelo múltipla escolha, a serem distribuídas e avaliadas de acordo com a tabela abaixo:

Disciplina Número de
questões
Valor de
cada questão
Pontuação
máxima
Pontuação mínima
para aprovação
Língua Portuguesa 10 2 20 40%
Informática básica 5 1 05 40%
Noções de Direito 10 1 10 40%
Direitos Humanos 10 2 20 40%
Legislação Especial 20 2 40 40%
Raciocínio Lógico 5 1 05 40%

Prova discursiva

Só serão corrigidas as provas discursivas dos candidatos que obtiverem uma pontuação geral mínima de acerto de 60% das questões da prova e 40% em cada disciplina, levando em consideração também o limite equivalente a 5 vezes o número de vagas oferecidas.

A prova discursiva será em formato de redação, valendo um total de 100 pontos. Candidatos deverão produzir um texto observando as regras gramaticais, de coesão e concordância que fique entre 20 e 30 linhas.

Prova de Aptidão Psicológica e Psicotécnica

De acordo com o projeto básico do Concurso Polícia Penal para Agente de Segurança Penitenciári/ Polícia Penal a Avaliação Psicológica e Psicotécnica deverá ser realizada mediante o uso de técnicas e testes psicológicos, em conformidade com a legislação do Conselho Federal de Psicologia – CFP e que sejam aprovados, à época da avaliação, pelo Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos – SATEPSI. Essa etapa deverá ser  realizada em Belo Horizonte/MG e o candidato será considerado como apto ou inapto.

O ingresso no cargo exige, dentre outros requisitos, que o candidato não apresente as seguintes doenças e/ ou transtornos mentais e de comportamento:

  • Demências, retardos mentais e outros transtornos mentais devidos a lesão, disfunção cerebral e a doença física;
  • Transtornos psicóticos;
  • Transtornos do humor (depressão profunda/acentuada, distimia, mania e outros);
  • Transtornos ansiosos, dissociativos, somatoformes, neuróticos e relacionados ao estresse;
  • Transtornos de personalidade;
  • Transtornos relacionados ao uso de álcool e outras substâncias psicoativas;
  • Outros transtornos comportamentais e emocionais, com início habitualmente durante a infância ou adolescência;
    transtornos do sono, dos hábitos e dos impulsos;
  • História de tratamento psiquiátrico ou uso prolongado de psicofármacos;
  • Doenças e distúrbios mentais e de comportamento incompatíveis  com a função Agente de Segurança Penitenciário/Policial Penal.

Exame médico

São avaliações que buscam aferir as condições de saúde do candidato e avaliar se estão de acordo com as atribuição do cargo. O Exame médico será realizado por uma junta médica de especialistas apontados pela Banca Examinadora, necessariamente na cidade de Belo Horizonte.

Além do exame realizado pela junta médica, o candidato também deverá apresentar os seguintes exames, realizados na data máxima de 30 dias antes da submissão:

  • Teste ergométrico, com laudo.
  • Radiografia do tórax (incidências PA e Perfil) com laudo e radiografia panorâmica da coluna vertebral (incidências AP e Perfil em Ortostatismo) com laudo descrevendo medida da linha SVA, medida do ângulo da curva de escoliose, se houver, medida do grau de curvatura da coluna torácica e medida do grau de espondilolistese, se houver.
  • Glicemia, Creatinina, GGT, fosfatase alcalina, transaminases (TGO/TGP) e bilirrubinas (direta e indireta).
  • Hemograma completo.
  • Urina Rotina.
  • Grupo Sanguíneo – fator Rh. 37
  • Audiometria tonal e vocal.
  • Antidrogas: exame com janela de detecção de 90 (noventa) dias pela amostra de queratina para: · maconha; ·metabólicos do delta-9 THC; · cocaína; · anfetaminas (inclusive metabólitos e seus derivados); · opiáceos.
  • Exames neurológicos, todos com laudo: · avaliação clínica neurológica realizada pelo especialista; e ·eletroencefalograma (EEG);
  • Exames oftalmológicos: avaliação oftalmológica pelo especialista, considerando: acuidade visual sem correção; ·acuidade visual com correção; · tonometria; · biomicroscopia; · fundoscopia; · motricidade ocular; · senso cromático; · campo visual (campimetria computadorizada), com laudo;
  • Ecografia de abdome total;
  • Psiquiátrico: avaliação psiquiátrica realizada por especialista (Sociedade Brasileira de Psiquiatria), com Atestado circunstanciado sobre comportamento, humor, coerência e relevância do pensamento, conteúdo ideativo, percepções, hiperatividade, encadeamento de ideias, orientação, memória recente, memória remota, raciocínio, uso ou não de medicamentos psicotrópicos (psicofármacos), e ainda, qualquer antecedente de doença psiquiátrica.

Prova de Condicionamento Físico (TAF)

Serão realizados necessariamente em Belo Horizonte e buscarão avaliar a força, resistência muscular e capacidade aeróbia dos candidatos. Ainda não há informações sobre quais atividades serão desenvolvidas neste certame específico.

Concurso Polícia Penal MG: último certame

O concurso da Polícia Penal MG anterior aconteceu no ano de 2018 com 4.000 vagas temporárias, de nível médio, para formação de cadastro reserva e convocação conforme fosse necessário. A remuneração inicial foi de R$ 4.098,45, idêntica ao valor atual.

A jornada de trabalho era de 40 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva, podendo ser desempenhada em regime de plantão, incluindo o período noturno, sábados, domingo e feriados.

Fora ofertadas vagas para diversas cidades, confira abaixo a lista de municípios sedes contemplados pelo edital do último Concurso Polícia Penal MG:

Código (RISP) Município Sede Total de vagas
Belo Horizonte 79
Contagem 1.157
Vespasiano 118
Juiz de Fora 246
Uberaba 295
Lavras 105
Divinópolis 210
Governador Valadares 158
Uberlândia 159
10º Patos de Minas 114

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: etapas de provas

Os candidatos inscritos no último processo seletivo simplificado foram avaliados por meio de quatro etapas:

  • 1ª etapa
    • Prova objetiva
    • Análise de Títulos
  • 2ª Etapa
    • Avaliação Psicológica
  • 3ª Etapa
    • Comprovação de Idoneidade e Conduta Ilibada (investigação social)
  • 4ª Etapa
    • Curso Introdutório

O processo seletivo para o último Concurso Polícia Penal MG teve a validade de 1 (um) ano, a contar da data da publicação da homologação, podendo ser prorrogado por igual período a critério da Administração.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: prova objetiva

A prova para o Concurso Polícia Penal MG, de caráter eliminatório e classificatório, teve o total de 50 questões. Já o valor total de pontos é de 100. A avaliação foi do tipo múltipla escolha com duração de 4 horas.

O mínimo exigido para ser classificado foi ter 50% do total de pontos, não podendo zerar em nenhuma das disciplinas.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: disciplinas

  • Língua Portuguesa (Peso 1,2)
  • Direito Humanos (Peso 2,0)
  • Código de Ética e Estatuto do Servidor Público do Estado de Minas Gerais (Peso 1,8)
  • Conhecimentos Específicos (Peso 2,5).

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: Avaliação de Títulos

Somente concorreram nessa etapa (caráter classificatório), os candidatos que forem habilitados na prova objetiva da primeira etapa.

Concurso Polícia Penal MG: Experiência profissional na área

  • Tempo de serviço prestado no cargo, emprego ou função pública;
  • tempo de serviço prestado na função de Agente de Segurança Socioeducativo e/ou Penitenciário.
  • Total: até 5 pontos.

Concurso Polícia Penal MG: Cursos complementares

  • Cursos de Formação nas Forças Armadas;
  • Conclusão de curso de Extensão de Vigilantes;
  • Conclusão de cursos complementares na área de segurança.
  • Total: até 5 pontos.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: Avaliação Psicológica

A avaliação consistirá na análise objetiva e padronizada de características cognitivas, emocionais, de personalidade e motivacionais dos candidatos. Para tanto poderão ser utilizados testes, questionários ou inventários aprovados pelo Conselho Federal de Psicologia e realizados por psicólogos registrados no Conselho Regional de Psicologia.

Desta análise, os candidatos para o Concurso Polícia Penal MG foram considerados aptos, inaptos ou ausentes. Nestes dois últimos casos, os candidatos foram eliminados do certame.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: Curso de Formação

O curso introdutório para o Concurso Polícia Penal MG conteve a carga horária mínima de 62 horas, distribuídas em disciplinas teóricas e práticas. A simples convocação para o Curso Introdutório não gerou direito à contratação, que foi efetiva somente se o candidato fosse aprovado na etapa do processo seletivo simplificado e que tivesse cumprido as demais exigências.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: nomeações

Para essa seleção do último Concurso Polícia Penal MG, de acordo com informações do secretário da pasta, houve o chamamento e contratação de 753 profissionais para provimento no cargo de Agente de Segurança Penitenciário.

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: materiais gratuitos

Estude para concursos públicos e para o Concurso Polícia Penal MG com os materiais gratuitos do Gran Cursos Online. Um deles é o Gran Vade Mecum. Preencha o formulário abaixo e tenha acesso gratuito!

 

Volte para o topo

Concurso Polícia Penal MG: prepare-se com um curso gratuito para concursos

Você é imparável? Tem um sonho grande em mente que te motiva a seguir em frente em busca de uma vida melhor, mesmo com as dificuldades que aparecem no caminho (falta de tempo, desafios de conciliar a rotina, insegurança)? Se sim, então este curso é para você!

Organizamos de forma objetiva e prática em um só material algumas das principais disciplinas e conteúdos cobrados em concursos públicos para intensificar as suas chances de aprovação, tudo preparado por nossa equipe de colaboradores e professores especialistas no assunto. E o melhor: todo o conteúdo é totalmente gratuito! Mesmo se você ainda não começou a estudar, não deixe essa oportunidade passar. Nunca é tarde! Garanta a sua oportunidade no Curso Gratuito Imparável e garanta a aprovação no Concurso Polícia Penal MG!

Clique AQUI para se inscrever gratuitamente!

 

Resumo do concurso Polícia Penal MG (baixe aqui o edital)

Concurso Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (concurso Polícia Penal MG)
Banca organizadora
Cargos Polícia Penal de Minas Gerais
Escolaridade Nível médio
Carreiras Segurança Pública
Lotação Estado de Minas Gerais
Número de vagas 2.420 vagas – Polícia Penal
211 vagas – Auxiliar Educacional Socioeducativo
80 vagas – Agente de Segurança Socioeducativo
Remuneração R$ 4.631,25
Situação Banca em definição
Link do edital Clique AQUI para fazer o download do último edital Agente Penitenciário MG

+1

Quer conquistar a sua aprovação no concurso Polícia Penal MG?

Prepare-se com quem mais entende do assunto!

COMECE A ESTUDAR NO GRAN

Notícias Recomendadas

Concursos 2020
Concursos 2020: previsões ATUALIZADAS! Saiba...

Fellype Sales 27 de Novembro de 2020

Concursos Abertos: ATUALIZADA! 5.171 vagas; a...

Thais Souza Há 4 horas

Concursos 2021: mais de 54 mil oportunidades!...

Fellype Sales 19 de Junho

Concurso Nível Médio
Concursos Nível Médio 2020: VEJA AQUI as op...

Guilherme Pesqueira 9 de Novembro de 2020

Depoimentos relacionados

Gilson José
Concurso Polícia Civil RS

Em busca de estabilidade e de melhores salários para dar uma melhor condição de vida para a família, Gilson José…

Eduardo de Sousa Menezes
Polícia Federal

Eduardo Sousa de Menezes foi aprovado na primeira etapa do Concurso PF para o cargo de papiloscopista e agora está…

Daniele Laís
Concurso IBGE

Daniele Laís saiu de seu emprego no SENAC DF aproveitando um momento de mudança no seu cargo, hoje extinto, e…

Ernesto Luiz Lima
Concurso IFPE

Ernesto Luiz Lima é de Limoeiro, interior de Pernambuco. Sua trajetória não foi nada fácil, mas hoje ele pode dizer…

Diego Barroso
Concurso UFPA

Natural da terra do Caruru e da Maniçoba, o belenense Diego Barroso sempre sonhou em ingressar no serviço público por…

Pedro Higor Faustino
Concurso Polícia Federal

Pedro Higor Faustino é natural de Juazeiro/BA, mas reside desde pequeno em Brasília/DF, onde mais tarde começaria a sonhar com…

Éder Gomes
Concurso Ministério da Economia

Éder Gomes é de Ceilândia-DF e foi aprovado no concurso de temporários do Ministério da Economia para o cargo de…

Wallace Batista
Concurso ALESE

Wallace Batista dos Santos é de Aracaju, capital do Estado de Sergipe. De família humilde, quando adolescente, ele chegou a…

Avatar

Equipe de Comunicação do Gran Cursos Online
+1

11


Comentários (11)

Avatar fabio mendes de amaral 15 de Abril

quando vai sair as inscriçao da policia penal MG

0
 Responder

Gran Cursos Online - Naira Gran Cursos Online - Naira 16 de Abril

Bom dia Fabio! Estamos aguardando a publicação do edital!😊

0
 Responder

Avatar JOSE CARLOS MUNDIM JUNIOR 13 de Abril

tem previsao do edital ???

0
 Responder

Gran Cursos Online - Naira Gran Cursos Online - Naira 14 de Abril

Bom dia Jose! Está previsto para este ano de 2021!😉

0
 Responder

Avatar José dá Silva Miranda 19 de Setembro de 2020

Gostaria de trabalhar com agente penal sempre tive vantade nao tive oportunidade

0
 Responder

Avatar Rayanneferreiradebrito 27 de Julho de 2020

Muito bom quero essa oportunidade participar

0
 Responder

Avatar Jose 7 de Julho de 2020

Não existe essa etapa de avaliação de títulos no concurso. Isso geralmente é exigido no processo seletivo simplificado pra contratar temporariamente.

0
 Responder

Avatar Valmir rosa Anselmo 18 de Junho de 2020

Como faço pra mim inscrever na polícia penal??

0
 Responder

Gabrielly Kristian Gabrielly Kristian 23 de Setembro de 2020

Boa tarde, Valmir!

É preciso aguardar a publicação do edital.

0
 Responder

Avatar Sandro Ribeiro 27 de Abril de 2020

Militares podem fazer provas para civis?

0
 Responder

Avatar Giovanni Lopes Ramos 23 de Julho de 2020

Não há etapas de exercício físico como corrida e médica como exame de sangue?

0
 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *