Ei, conuseiro/a, se você deseja ingressar no serviço público do DF em 2016 temos boas notícias. Em publicação no Diário Oficial do DF da última quarta-feira (06/08) o Conselho de Saúde do DF divulgou uma recomendação para que a Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) realize um concurso público para preencher vagas nos cargos de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Agente Comunitário de Saúde (ACS). Segundo o conselho, há uma Lei Distrital que dispõe sobre a criação de 3.350 cargos de Agente Comunitário e 1.200 cargos de Agente de Vigilância Ambiental em Saúde.
A confirmação da realização do concurso foi feita com a sanção da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício do ano de 2016. Segundo o Anexo IV, publicado no DODF, a Secretaria de Saúde do DF contará com dotação orçamentária para o preenchimento de 350 postos, sendo 225 para agente comunitário de saúde e 125 para agente de vigilância ambiental em saúde. Com isso, quem deseja ingressar o quadro de servidores da secretaria de saúde do DF deve iniciar imediatamente a preparação.
Os dois postos exigem apenas o nível médio completo e são regidos pela Lei nº 5.237, de 16 de dezembro de 2013. A jornada de trabalho dos servidores da carreira Vigilância Ambiental e Atenção Comunitária à Saúde é de quarenta horas semanais e a remuneração inicial do AVAS é de 2.000,00, na terceira classe – padrão I. Já o ACS conta com inicial de R$ 1.700,00, para ingresso no mesmo padrão e classe.
Os novos servidores contarão ainda com Gratificação de Titulação – GT, sendo quinze por cento, no caso de o servidor possuir curso de especialização com carga horária mínima de trezentos e sessenta horas; dez por cento por conclusão de curso graduação; oito por cento no caso de o servidor possuir curso de aprimoramento profissional, com carga horária mínima de oitenta horas.
Atribuições dos cargos
O agente de vigilância ambiental em saúde tem como atribuição o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante realização de ações de campo e visitas domiciliares ou comunitárias, atuando nos programas de saúde ambiental relacionados a fatores biológicos e não biológicos e controle de endemias, zoonoses e outras ações que se façam necessárias desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS.
São atribuições gerais do cargo de agente comunitário de saúde, no nível de atuação, o exercício de atividades de prevenção de doenças e promoção da saúde, mediante a realização de ações individuais ou coletivas e visitas domiciliares ou comunitárias desenvolvidas em conformidade com as diretrizes do SUS, sob coordenação ou supervisão de profissional ocupante de cargo de nível superior.
Detalhes:
- Concurso: Secretaria de Saúde do DF (SES/DF)
- Banca organizadora: A definir
- Cargos: Agente de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas) e Agente Comunitário de Saúde (ACS)
- Escolaridade: Nível médio
- Estados: DF
- Número de vagas: 350 + CR
- Remunerações: Até R$ 2 mil
- Situação: Autorizado pela LDO 2016
- Previsão p/ publicação do edital: 2016
- Link do ultimo edital
Gostou desta oportunidade? Comece a sua preparação hoje mesmo e conquiste a sua vaga. Cursos online com início imediato e visualizações ilimitadas!
Depoimentos de alunos aprovados AQUI.