Fellipe Barros não era estranho ao mundo dos concursos públicos quando começou a estudar para o Concurso TJ RJ: na verdade, ele já tinha sido aprovado nos certames DETRAN/RJ, PROCON/RJ, CPII e Correios. Dessa forma, a conquista do cargo de Analista Contador no Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi a 5° vitória desde que começou os estudos.
Dessa vez, o foco não estava no Concurso TJ RJ de primeira: estudando para o TCE RJ anteriormente, Fellipe Barros começou a ver a seleção como uma opção depois de realizar a prova. Com a publicação do edital, ele conta que intensificou as rotinas de preparação, especialmente no quesito de legislação específica.
A experiência e a organização ajudaram nas conciliações necessárias durante o período: além de ser servidor público no CPII, Fellipe Barros também tem um filho de 2 anos.
Tudo correu bem por cerca de 10 meses (quase o tempo completo de preparação para Fellipe Barros no Concurso TJ RJ), quando o susto veio: faltando 2 semanas para a prova, Fellipe passou pelo pesadelo de ter o seu filho internado.
“Infelizmente, faltando 2 semanas para a prova meu filho ficou entubado na UTI com pneumonia grave, que se transformou em sepse pulmonar. Já havia desistido da prova, pois só pensava na recuperação dele. Alguns dias depois ele apresentou melhoras e pude focar no concurso novamente. Virei noites no hospital vendo aula e lendo os pdfs do projeto 80/20.”
Fellipe Barros conta que o bem-estar do filho foi a sua prioridade e que lembrou-se de manter-se forte também por ele. Com a feliz melhora, ele pôde realizar as provas do Concurso TJ RJ. A recompensa chegou logo: além de ser aprovado no certame, ele também garantiu a 4° posição no cargo de Analista Contador.
“Realmente foi algo muito gratificante e emocionante, dado o estado de saúde de meu filho na reta final da preparação. Havia desistido de fazer a prova, mas quando meu filho começou a apresentar sinais de melhora na UTI, eu só pensei em dar o meu máximo por ele. Noites em claro, poucas horas de sono e um final emocionante. Chorei demais. Sensação de dever cumprido.”
Como o Gran participou dessa história?
Fellipe Barros conta que o Gran Cursos Online ajudou-o especialmente no momento de reta final, quando a situação ficou mais difícil. Ele precisava de um material objetivo, que apresentasse apenas os tópicos mais importantes de cada matéria: foi assim que ele descobriu o projeto 80/20 do Gran.
“Sem dúvida alguma o Gran foi fundamental na minha aprovação. Afinal, foi através do projeto 80/20 que consegui os pontos que fizeram a diferença, já que, devido ao problema de saúde do meu filho, minha reta final ficou comprometida.”
O material contava com videoaulas e PDFS que acompanharam Fellipe Barros durante as últimas duas semanas, oferecendo suporte e complementando sua já muito consistente base de preparação para o Concurso TJ RJ.
Determinado ainda a realizar os Concursos CGU e TCE RJ, Fellipe Barros conta que pretende se aposentar dos estudos já neste ano: ele #chegou lá, conquistando grandes vitórias!
Saiba tudo sobre o Concurso TJ RJ!
Destaques: |
Garanta você também sua aprovação em concursos públicos!
Faça como Fellipe Barros e garanta você também a melhor preparação para concursos públicos estudando com o Gran Cursos Online! Na Assinatura Ilimitada 7.0, você pode conferir:
- 7 novas inovações tecnológicas: Edital em Questão, App Desktop 3.0, Lei em Questão, Gran Gerenciador de Estudos e Gran Audiobooks na Web, “Dá pra Conciliar”, Gran Cursos Questões 3.0.
- Download ilimitado das videoaulas e dos PDFs;
- Acesso a mais de 28.940 cursos;
- Guias da aprovação e mapas mentais;
- Acelerador de videoaulas;
- Resumo das videoaulas em PDF;
- Visualizações ilimitadas das vídeo-aulas;
- Mais de 1 milhão de questões;
- Garantia de atualização pós-edital;
- Método de ensino aliado à tecnologia;
- Fórum de dúvidas;
- Mais de 28.000 audiolivros;
- Todas as carreiras de concursos, OAB e CFC.
Clique AQUI para saber mais sobre a Assinatura Ilimitada 7.0
Técnicas e dicas de estudos de Fellipe Barros
Além de construir uma forte base para concursos públicos de carreiras similares, Fellipe Barros conta que um ponto essencial da sua preparação foi nunca ficar muito tempo sem revisar todos os conteúdos que podia: “Geralmente nos finais de semana, por ter mais tempo,
aproveitar pra revisar os principais conteúdos.”
Assim, ele estruturava resumos para o Concurso TJ RJ durante a semana e depois relia-os, buscando massificar conhecimento. Além disso, sua preparação também foi marcada por constância, dedicação e um plano de estudos bem definido. Os horários de preparação nem sempre podiam ser fixos, mas ele sempre reservava as horas definidas para os estudos.
Para quem ainda continua na luta e deseja chegar onde Fellipe Barros chegou, ele deixou a dica:
“Uma frase que fez muito sentido na minha preparação foi: Se não for por você, faça por alguém. É com esse pensamento que busco forças para conseguir o que desejo. É querer dar o melhor pensando no futuro do meu filho. É sobre mudar vidas.”
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: