Concurso TRF4: leia sobre a síntese das atribuições dos principais cargos!
Concurseiro que sonha em conquistar uma vaga em algum Tribunal do Brasil, fique atento!
O Tribunal Regional Federal da 4ª Região divulgou o edital TRF4.
A Fundação Carlos Chagas – FCC é a banca organizadora do concurso TRF4 e receberá as inscrições dos interessados em seu site, no período de 03 de junho a 26 de junho de 2019.
O valor da taxa é de R$ 61,00 para nível médio e R$ 71,00 para nívei superior.
Os novos servidores irão atuar nas seções judiciárias dos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
O Gran Cursos Online irá te mostrar quais são as principais atividades de cada carreira do Poder Judiciário para você sonhar e conquistar a sua ocupação em terras da região Sul.
Clique no índice abaixo e escolha qual carreira deseja conhecer mais informações sobre:
Técnico do TRF4: o que faz?
Para Técnico Judiciário as oportunidades são nas áreas de atividade com as seguintes atribuições:
- Administrativa: lançar e/ou consultar dados nos sistemas informatizados, executar o andamento processual, auxiliar no processamento de feitos e instrução processual, bem como na classificação e autuação de processos. Além disso, prestar atendimento ao público interno e externo.
- Administrativa – Segurança Judiciária: controlar a saída de itinerário e retorno de veículos oficiais em serviço. Também prover segurança às dependências do Tribunal.
O Técnico Judiciário – Apoio Especializado com as formações e respectivas atividades:
- Enfermagem: executar programas de promoção de saúde e do bem-estar para os servidores. Ademais, auxiliar o atendimento nas situações de urgência e emergência, procedendo aos primeiros socorros e providenciando o atendimento de outras áreas.
- Tecnologia da Informação: executar atividades de diagnóstico, suporte técnico e manutenção preventiva, corretiva e evolutiva nos componentes necessários ao fornecimento dos serviços de TI e em atividades inerentes à área de TI.
Analista do TRF4: o que faz?
Já o Analista Judiciário poderá atuar nas áreas e será responsável pelas seguintes ações:
- Administrativa: elaborar, acompanhar, fiscalizar e controlar a execução de atos administrativos pertinentes a área de atuação, na prevenção de irregularidades e/ou ilegalidades. Atendimento ao público interno e externo e receber, redigir, conferir e organizar, arquivar ou organizar documentos utilizando técnicas e procedimentos apropriados. Há também outras atividades.
- Administrativa – Contabilidade: executar a análise contábil das contas anuais do Tribunal, dos balancentes e das demonstrações contábeis. Ainda, examinar propostas orçamentárias, elaborar e instruir processos de prestação e tomada de contas e outras tarefas.
- Administrativa – Segurança Judiciária: assegurar o cumprimento das normas e regulamentações internas. Também promover a integridade física das dependências do Tribunal e das áreas circunvizinhas. Fiscalizar e controlar entrada, movimentação e saída de pessoas e de matérias nas dependências do órgão.
O profissional Analista Judiciário pode trabalhar nas áreas com as respectivas atividades designadas:
- Judiciária: receber e analisar petições, processos e outros documentos. Também responsável por classificar, autuar processos e verificar prazos processuais. Conferir atos e andamentos processuais também faz parte da rotina do servidor.
- Judiciária – Oficial de Justiça Avaliador Federal: proceder às citações, notificações, intimações e demais ordens judiciais, legalmente previstas. Também receber, das unidades processantes, os mandados para cumprimento. Ainda, lavrar certidão das diligências realizadas. E realizar outras atividades inerentes à execução de mandados.
Um servidor Analista Judiciário – Apoio Especializado nas formações terão as seguintes ações a desempenhar:
- Análise de Informática: elaborar informações, laudos, pareceres e outros documentos de apoio técnico e administrativo às unidades organizacionais. Ainda, interagir com os usuários a respeito dos serviços de T.I. Também prospectar novas tecnologias pertinentes à área de atuação.
- Análise de Sistemas da Informação: planejar, implementar, monitorar, avaliar e melhorar atividades de gerenciamento de serviços de TI e de segurança da informação. Também prestar suporte e assessoramento às demais unidades quando solicitado.
- Arquitetura: elaborar projetos e especificações de mobiliários diversos e ainda propor reformas nos ambientes internos do órgão. Atuar na emissão de parecer técnico em projetos executados por terceiros. Também elaborar e acompanhar o desenvolvimento de projetos de paisagismos e outras atividades.
- Arquivologia: receber, conferir, separar e guardar os documentos e processos encaminhados para o arquivo, promover a divulgação do acervo. Além disso, planejar e implementar a automação aplicada ao Arquivo.
- Biblioteconomia: pesquisar, selecionar e adquirir material bibliográfico e de outros suportes, nacionais e estrangeiros. Manter atualizados os bancos, redes e sistemas cooperativos dos quais a Biblioteca fizer parte. Também armazenar e conservar o acervo bibliográfico.
- Comunicação Social: analisar e aprovar textos, imagens e reportagens jornalísticos, visando fornecer aos veículos de comunicação externos e internos informações e esclarecimentos de interesse do órgão. Determinar e aprovar pautas para cobertura jornalística ou institucional e elaborar o briefing quando necessário. Solicitar, aprovar e coordenar, realizar e divulgar coberturas jornalísticas de interesse do Tribunal e outras ações.
- Enfermagem: prestar cuidados na área aos Ministros, aos servidores, ativos e inativos, aos seus dependentes e aos pensionistas do Tribunal. Executar tratamentos médicos prescritos de competência do enfermeiro. Realizar exames complementares antes e após consultas médicas.
- Engenharia Civil: acompanhar, fiscalizar e gerenciar contratos de obras e serviços de Engenharia civil, bem como de manutenção predial. Elaborar orçamentos relativos a obras e serviços da área.
- Engenharia Elétrica: fiscalizar e supervisionar as atividades do sistemas de automação e controle predial. Analisar e testar as notas fiscais e/ou providenciar a contratação de especialista para a implantação de sistemas de telecomunicações e radiodifusão.
- Engenharia Mecânica: especificar materiais para fins de aquisição, execução de obras e serviços da área. Analisar e atestar notas fiscais relativas aos serviços executados pelas empresas contratadas.
- Estatística: projetar séries estatísticas. Além disso, orientar e supervisionar o tratamento, a análise, a consolidação e a interpretação de dados oriundos de pesquisar os estudos, e as formas de apresentá-los por meio de tabelas, gráficos e outros.
- Fisioterapia: avaliar, programar, definir e executar tratamento fisioterápico. Também realizar testes musculares, articulares e funcionais pertinentes à área de atuação.
- Medicina: realizar visitas domiciliares ou em dependências hospitalares, encaminhar pacientes para tratamentos especializados e ainda, avaliar atestados médicos e outras ações.
- Nutrição: elaborar cardápios de acordo com as necessidades nutricionais. Prestar atendimento clínico na área de atuação, aos ministros, servidores, ativos, inativos, dependentes e pensionistas. Ademais, outras ações.
- Odontologia: prestar atendimento na área em casos urgentes, radiografar pacientes. Além disso, avaliar, diagnosticar e tratar afecções bucais e dentárias.
- Pedagogia: desenvolver ações, em conjunto com outros setores, para a promoção de educação e desenvolvimento profissional dos servidores. Além de outras atividades.
- Psicologia: elaborar e realizar avaliações psicológicas pré-admissionais, também prestar apoio psicológico para casos individuais ou em grupo e outras ações.
- Revisão de Textos: efetuar a revisão linguística de textos diversos da unidade de lotação, verificando sua integralidade e atentando, entre outros fatores, para as expressões, a sintaxe, a ortografia e a pontuação, a fim de assegurar-lhes correção, clareza, concisão e harmonia. Atuar na padronização de documentos do órgão e outras atividades.
- Serviço Social: atuar em equipe multidisciplinar no estudo, acompanhamento e intervenção em situações de relações interpessoais conflituosas no trabalho, de inadaptação e de readaptação. Também atuar em programas e projetos quando designado pelo superior imediato.
- Suporte em Tecnologia da Informação: planejar, definir, desenvolver, configurar, testar e implantar componentes de infraestrutura necessários para o fornecimento serviços de TI e outras ações quando solicitado.
- Taquigrafia: efetuar apanhamento taquigráfico dos relatórios, votos, debates e demais pronunciamentos orais nas sessões de julgamento e de eventos do órgão, utilizando técnicas de taquigrafia.
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Detalhes do concurso TRF4
- Concurso: Tribunal Regional Federal da 4ª Região (concurso TRF4)
- Banca organizadora: FCC – Fundação Carlos Chagas
- Cargos: Técnico e Analista
- Escolaridade: nível médio e superior
- Número de vagas: CR
- Remuneração: até R$ 12,4 mil
- Período de inscrição: 03/06/2019 a 26/06/2019
- Taxa de inscrição: R$ 61,00 e 71,00
- Data da prova: 04 de agosto de 2019
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