Novidades sobre concursos Federais! A comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais aprovou o Projeto de Lei 1958/21, que amplia em 30% a reserva de vagas em concursos federais para pessoas pretas, pardas, indígenas e quilombolas.
Esse projeto visa substituir a Lei de Cotas no Serviço Público, que perdeu a vigência em junho de 2024, e amplia a reserva de vagas para 30% (anteriormente 20%) em processos seletivos para a administração pública direta, autarquias e empresas controladas pela União.
A nova regra será aplicada quando houver duas ou mais vagas e inclui a revisão da política após dez anos. Além disso, o projeto determina que a autodeclaração será a base para a inclusão de candidatos como negros, indígenas ou quilombolas, com a implementação de um processo de verificação padronizado.
Vale ressaltar que a proposta ainda precisa ser analisada por outras comissões antes de ser levada ao Plenário da Câmara e ao Senado para ser aprovada como lei.
Clique aqui e saiba mais sobre concurso federais!
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos. Clique no link abaixo e inscreva-se: