Por conta do isolamento social imposto pelo novo coronavírus (Covid-19), muitos concursos foram adiados, suspensos ou cancelados pelo Brasil. Coube aos chefes dos Executivos municipal, estadual e federal decidirem sobre a continuidade dos certames.
Alguns fatores, como o “distanciamento ideal”, pesaram para concursos suspensos. Segundo a recomendação da Organização Mundial da Saúde o ideal é de que as pessoas mantenham-se a pelo menos 1,5 metro de distância uma das outras para refrear o contágio. Em alguns casos, esta distância inviabiliza a logística para realização do certame, porque na maioria dos casos a distância entre os candidatos durante a aplicação de provas é menor do que o recomendado.
Para preservar em segurança dos concurseiros, bem como da população da cidade, visto que a disseminação do vírus é rápida, os governantes, órgãos e bancas examinadoras estão alterando o calendário de eventos dos editais publicados ou suspendendo certames com publicação de edital iminente. Você pode conferir, inclusive, tudo sobre o status dos concursos públicos por conta do coronavírus (Covid-19) no material preparado pelos nossos Gran redatores.
Embora a situação de crise esteja sendo contornada, 2020 tem previsão de muitos concursos abertos. Veja aqui a listas de concursos 2020.
Veja o que fazer com concursos suspensos:
O que fazer se o concurso que estava inscrito for suspenso?
O ideal é acompanhar os decretos e publicações nos Diários Oficiais. Lá estão as informações sobre novas datas para aplicação das provas ou realização das próximas etapas. Em alguns casos o certame é adiado por tempo indeterminado até que a situação causada pela pandemia esteja sob controle. Neste caso, o candidato também deve ficar atento às publicações oficiais que vão indicar se naquela região os problemas por conta do vírus já foram dirimidos.
Posso pedir reembolso da taxa de inscrição?
Geralmente as regras para reembolso da taxa de inscrição estão contidas no edital de abertura (regras iniciais que os candidatos aceitam quando efetivam a inscrição). O mais habitual é que o valor pago para participação no concurso seja reembolsado exclusivamente no caso de cancelamento do certame. Não é comum previsibilidade de reembolso quando há desistência por parte do candidato em qualquer etapa do processo. O Brasil não possui legislação específica sobre o assunto, portanto o mais adequado no momento é acompanhar em que pé está a situação do concurso que você está inscrito e aguardar o pronunciamento oficial do órgão ou do poder público competente.
Durante a epidemia, quais concursos podem ser realizados?
Por ora alguns concursos com previsão de provas para o 2º semestre estão sendo mantidos. Entretanto, o governo federal, estados e municípios estão contratando atualmente profissionais da saúde via processo seletivo simplificado. Ou seja, seleção de profissionais temporários sem aplicação de provas objetivas, apenas análise curricular e de títulos.
Quando acabar a epidemia como ficarão os certames?
Quanto a isso, as notícias são boas caro concurseiro. Quando a situação estiver sob controle das autoridades sanitárias os concursos vão seguir o processo exatamente de onde pararam. Ou seja, vamos ter diversos certames com inscrições abertas, com novas datas de provas ou com as demais etapas em execução. Aqui no Gran Cursos Online sempre dizemos que nossos alunos são imparáveis. Desta vez não é diferente. A nova realidade imposta pela Covid-19 trouxe a oportunidade de se preparar melhor e por mais tempo para as provas que hão de vir.
Curso Gratuito para Concursos: Combo Essencial 3 em 1
Devido ao Coronavírus, o Gran Cursos Online liberou um Curso Completo Para Concursos Públicos grátis por 100 dias que vai beneficiar 1 milhão de concurseiros que estão com aulas paralisadas em cursos presenciais pelo Brasil. Quero me inscrever!