O momento finalmente chegou: depois de tanto tempo se dedicando aos estudos para concursos públicos, fazendo renúncias e sofrendo com as dúvidas, você finalmente pode dizer: “Fui classificado no Concurso!”. A emoção nessa hora é tanta que tem gente que chora, ri, abraça os parentes. É realmente um momento único e uma grande conquista sua!
No entanto, depois das comemorações muitos concurseiros se sentem perdidos: afinal, o que deve ser feito em seguida? Alguém entrará em contato? Quanto tempo você esperará até a nomeação? É o famoso: “Fui classificado no concurso, e agora?”.
Mas não se preocupe, novo servidor público, vamos explicar para você o passo a passo depois da aprovação. Venha saber mais!
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Fui classificado no concurso, e agora?
Confira abaixo o passo a passo do que fazer após a aprovação.
1. Cheque o edital
O edital foi o seu principal guia para conquistar a aprovação e isso não seria diferente agora. Assim como lá você pôde conferir o detalhamento dos conteúdos e outros procedimentos de prova, nesse documento também estarão contidas instruções acerca dos próximos passos.
Ainda que a maioria dos editais não apresente uma data específica para a nomeação, ainda assim poderá guiar você quanto à documentação necessária. Como se tratam de listas grandes, é importante emitir as certidões e separar os documentos assim que possível, para evitar quaisquer tipos de problemas.
Se existir qualquer coisa irregular no seu nome, por exemplo, esse é o melhor momento para normalizar a sua situação.
2. Confira as suas informações no site da banca organizadora
Revise a página do concurso público que você realizou (é a mesma em que você fez as inscrições e consultou o local de prova) e verifique se suas informações pessoais e de contato estão corretas. Dessa forma, você garante que a banca organizadora não terá dificuldades em encontrá-lo. Além disso, fique atento à pasta de spam da sua caixa de e-mails. Pode ser que uma mensagem importante acabe caindo lá.
3. Separe os documentos/emita certidões
Como já mencionamos, a lista de documentos necessários costuma estar no edital do concurso público. De modo geral, a documentação básica é composta de:
- Carteira de Identidade;
- CPF;
- Documento que contenha o número do PIS ou PASEP;
- Título de Eleitor (acompanhado ou não de comprovante de participação na última votação);
- Diploma ou certificado de conclusão do grau de escolaridade exigido para a carreira, regularmente expedido por estabelecimento de ensino oficial ou reconhecido;
- Comprovante de titularidade de conta bancária – Banco do Brasil (conta corrente) ou Caixa Econômica Federal (conta corrente ou poupança).
- Certificado de reservista ou certificado de dispensa de incorporação.
Além disso, também podem ser solicitadas certidões que indiquem a regularização perante a Receita Federal, Tribunais de Justiça e também que indique a inexistência de antecedentes criminais. Muitas dessas certidões podem ser emitidas online, sem custos.
Por isso, faça as consultas o mais rápido possível, mas atente-se para a validade dos documentos: a tendência é apresentem uma validade máxima de 3 meses. Caso o prazo passe, contudo, você poderá emiti-las novamente nos mesmos portais.
4. Consulte a página do concurso ou o Diário Oficial periodicamente
Infelizmente, a nomeação pode demorar até dois anos para acontecer. Afinal, este é o período máximo, definido por lei, de validade do concurso público em questão. Ainda que não seja comum uma demora tão grande, pode acontecer.
Então, é importante ficar ligado no site da banca organizadora (naquela mesma página onde você realizou as inscrições) para quaisquer novas notícias ou consultar o Diário Oficial algumas vezes por semana.
Vale lembrar que é preciso consultar o Diário Oficial do âmbito no qual a seleção foi realizada. Assim, se for um concurso federal, será o Diário Oficial da União. Já se for uma seleção estadual ou municipal, será o Diário Oficial do Estado ou Município.
Também é uma boa ideia ficar ligado em portais de notícias sobre concursos públicos, como é o caso do Blog Gran. Afinal, por aqui, você fica sabendo de notícias em primeira mão sobre quaisquer movimentações e novidades envolvendo os certames realizados no Brasil!
5. Programe-se
Depois que a nomeação for publicada em Diário Oficial, a espera vai reduzir significantemente. Afinal, a partir daí, o prazo para que a posse aconteça é, por lei, de 30 dias.
Fique ligado na data estabelecida, porque você precisará comparecer na data e horário marcados para garantir o cargo público. Caso não seja possível ir, é possível que alguém de confiança vá por você, desde que possua uma procuração válida habilitando-o a fazê-lo.
O melhor é se programar com antecedência para estar presente nesse dia tão importante. Afinal de contas, você batalhou muito por isso, não é mesmo? Agora é hora de correr para o abraço e assumir o seu cargo público!
Fui classificado no concurso, mas ainda sou concurseiro!
Se você foi classificado e nomeado, mas ainda não se trata da sua seleção dos sonhos, então você muito possivelmente ainda pretende ser concurseiro.
Muitas pessoas escolhem esse caminho! Afinal, ao estudarem concursadas, poderão desfrutar de maior estabilidade financeira e profissional para continuar perseguindo os seus sonhos. Além disso, os conhecimentos adquiridos na sua primeira trajetória de aprovação poderão ser aproveitados em conquistas futuras!
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