O concurso Detran DF Analista teve provas aplicadas hoje, dia 11 de dezembro. O certame do Departamento de Trânsito do Distrito Federal está ofertando 126 para o cargo de Analista em Atividade de Trânsito, com iniciais de R$ 6.437,50.
Curioso para saber como foi o seu desempenho na prova? A equipe de professores do Gran preparou um gabarito extraoficial, com questões comentadas, para o cargo de Analista em Atividade de Trânsito.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova Detran DF Analista:
- Gabarito Extraoficial
- Comentários
- Gabarito Preliminar
- Recursos
- Etapas
- Cronograma
- Análise
- Resumo e edital do concurso Detran DF
Destaques: |
Gabarito Detran DF Analista: gabarito extraoficial
O gabarito concurso Detran DF para o cargo de analista está em elaboração pela equipe de professores do Gran.
Este conteúdo será atualizado conforme os comentários dos professores.
Gabarito Detran DF Analista: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Analista em Atividades de Trânsito comentadas por nossos professores especialistas.
Para a correção, usamos como referência a PROVA TIPO C.
Para conferir o gabarito extraoficial completo, clique AQUI.
Navegue pelo índice abaixo e saiba como foi a prova.
- Língua Portuguesa
- Noções de Informática
- Conhecimentos do Distrito Federal
- Legislação Geral
- Direito Constitucional
- Legislação de trânsito
- Administração Pública
- Noções de Direito Civil
- Noções de Direito Administrativo e Administração Pública
- Orçamento Público
Gabarito Detran DF: Língua Portuguesa
Profº Bruno Pilastre
QUESTÃO NÚMERO 1
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: o texto narrativo, de fato, oferece ao leitor uma abordagem da condição física e emocional do personagem com base em uma delimitação subjetiva (em primeira pessoa) (e a alternativa (C) está correta). As demais alternativas estão erradas, pois (A) não se trata de uma problematização relativa apenas à relação do personagem com sua condição religiosa; (B) a narração apresenta uma sequência de ações que revelam muito sobre o próprio personagem; (D) as informações não são técnicas e objetivas (na verdade, são predominantemente subjetivas).
QUESTÃO NÚMERO 2
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: a forma verbal “acabara” está no pretérito mais-que-perfeito do indicativo. O verbo denota um evento que é situado em um passado de outro passado (“fiquei parado”). Temos então dois eventos no passado: telefone tocar (antes de) ficar parado. As alternativas (B), (C) e (D) estão incorretas, pois essa forma verbal: não indica uma ação passada “bem distante do que se conta” (na verdade, é um passado bem imediato); indica, na verdade, uma ação concluída no passado (o telefone tocou e esse evento se encerrou); e essa ação passada não está condicionada a uma ação futura.
QUESTÃO NÚMERO 3
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o vocábulo “sem” é uma preposição; o vocábulo “nem” é uma conjunção. Assim, a alternativa correta será a (D). Por não se tratar de duas preposições, de uma conjunção adversativa ou de oposição, as outras alternativas ((A), (B) e (C)) devem ser excluídas.
QUESTÃO NÚMERO 4
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: como o adjetivo parado predica o sujeito da forma verbal “fiquei”, a função sintática é a de predicativo do sujeito (alternativa (C)). Não se trata, assim, de adjunto (verbal ou nominal) ou complemento – e isso nos permite excluir as alternativas (A), (B) e (D).
QUESTÃO NÚMERO 5
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: as marcações discursivas cumprem o efeito expressivo de reforçar, para o leitor, o imediatismo (situado no momento da enunciação) das impressões do enunciador sobre a notícia que acabara de receber (havia conquistado uma vaga de trabalho) – e a alternativa (B) é a correta. Em (A), é incorreto afirmar que as marcações discursivas corrigem (retificam) as afirmações apresentadas anteriormente pelo enunciador. Também é incorreto dizer que as marcações indicam algum tipo de interlocução. Por fim, também é incorreto dizer que as marcações discursivas servem para aproximar o enunciador (quem fala no texto) de reações provocadas no leitor (ele não estabelece esse tipo de interlocução).
QUESTÃO NÚMERO 6
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a preposição é regida (exigida) pela forma verbal “trazer” (trazer algo A alguém). Uma vez estabelecido o regente da preposição “a”, descartamos as demais alternativas (pois essa preposição não é exigida pelo nome “paz” e não introduz uma locução).
QUESTÃO NÚMERO 7
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: o trecho “não sabia se fome crônica ou pura tristeza” é um comentário inserido entre as duas orações coordenadas. Ele tem a função de refletir sobre a situação física do próprio enunciador. Tendo isso em vista, notamos que as orações centrais são estas: “Embora a miopia ficasse cada vez mais aguda e os joelhos tremessem com frequência, meus olhos e pernas ainda funcionavam razoavelmente.” Por isso, a concessiva iniciada por “Embora” relaciona-se com a oração “meus olhos e pernas ainda funcionavam razoavelmente”.
QUESTÃO NÚMERO 8
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: A oração “não tomei nenhuma dessas atitudes” expressa uma adversão, uma oposição em relação ao que se diz no primeiro parágrafo do texto. Por essa razão, o conectivo “E” pode ser substituído por “porém”: Porém não tomei nenhuma dessas atitudes. Nas demais alternativas, os valores de cada um dos conectivos (portanto; mas também; visto que) não traduzem a ideia de adversão/oposição.
QUESTÃO NÚMERO 9
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: o pronome “essas”, presente em “dessas atitudes”, é um anafórico: retoma elementos já apresentados no texto. Não se trata de referência espacial ou temporal. Também não se trata de um termo catafórico (que antecipa algo a ser dito).
QUESTÃO NÚMERO 10
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: no poema “Os ombros suportam o mundo”, de Carlos Drummond de Andrade, predomina a descrição. O eu-lírico caracteriza o “tempo” (o estado de espírito de uma época e dos homens que nela vivem), os “homens”, a “vida” e o “mundo”. Há uma interlocução com o leitor do poema, mas isso não caracteriza o texto como injuntivo (não há comandos explícitos sobre como viver, como proceder em relação a algo). Também não se trata de uma narração (sequência de eventos) ou de uma dissertação (exposição sobre noções, conceitos etc.).
Gabarito Detran DF: Noções de Informática
Prof. Maurício Franceschini
QUESTÃO NÚMERO 11
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Questão que trata dos operadores aritméticos do Excel, a adição e a subtração, ambas com mesmo grau de precedência, ou seja, executa a que aparecer primeiro. Substituindo os valores das células na fórmula teremos: =10+7-9+5-8+6, que dá como resultado 11.
QUESTÃO NÚMERO 12
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: a afirmativa 1 está falsa, pois os arquivos são inseridos dentro de pastas (detalhe: pasta e diretório são sinônimos, então essa afirmativa ficou bem pleonástica, ou seja, “inserido dentro dos arquivos existem várias pastas de pastas”). A afirmativa 2 está falsa, pois tanto as pastas quanto os arquivos são permanentes.
QUESTÃO NÚMERO 13
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: I. De fato, existem as criptografias simétrica, que usa apenas uma chave para criptografar e descriptografar, e a assimétrica, que usa duas chaves, sendo uma pública, que criptografa, e outra privada, que descriptografa. II. Os antivírus ou antimalwares são programas que detectam e eliminam vários tipos de malware identificados por meio de assinaturas de ameaças. III. A computação em nuvem não dispensa backups corporativos, pois caso o mesmo pode ser feito de forma independente do provedor, caso se opte por maior independência, ou pelo próprio provedor da nuvem.
QUESTÃO NÚMERO 14
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: o URL é um endereço eletrônico que usa palavras para representar domínios que são associados a endereços IPs, o que facilita o acesso a sites, caso não se deseje utilizar buscadores web, bastando digitá-lo na barra de endereços do navegador para acessá-lo.
QUESTÃO NÚMERO 15
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: as únicas teclas com ação no Windows, dentre as alternativas, são CTRL+C, que copia o item selecionado, colocando-o na área de transferência, e ALT+TAB, que alterna entre aplicativos abertos.
Gabarito Detran DF: Conhecimentos do DF
Profº Diogo Surdi
QUESTÃO NÚMERO 16
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: A construção de Brasília ocorreu no governo do presidente Juscelino Kubitschek. Lúcio Costa foi o vencedor do projeto urbanístico, cabendo a Oscar Niemeyer a autoria dos principais projetos arquitetônicos da cidade.
QUESTÃO NÚMERO 17
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Apenas a primeira assertiva está incorreta, uma vez que o Distrito Federal não pode ser dividido em municípios. Todos os demais itens estão corretos, retratando a organização do mencionado ente federativo.
QUESTÃO NÚMERO 18
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: O Museu do Catetinho, o Museu vivo da memória Candanga e o Memorial dos Povos Indígenas estão dentre os monumentos históricos do Distrito Federal.
QUESTÃO NÚMERO 19
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: O setor de serviços é o maior responsável pelo desempenho econômico do Distrito Federal.
QUESTÃO NÚMERO 20
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Atualmente, o Distrito apresenta a maior densidade demográfica dentre as unidades federativas do Brasil.
Gabarito Detran DF: Legislação Geral
Profº Diogo Surdi
QUESTÃO NÚMERO 21
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Apenas a terceira assertiva está incorreta, nos termos da Lei Orgânica do Distrito Federal. De acordo com a norma, é assegurado o exercício do direito de petição ou representação, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.
Art. 2º, Parágrafo único. Ninguém será discriminado ou prejudicado em razão de nascimento, idade, etnia, raça, cor, sexo, características genéticas, estado civil, trabalho rural ou urbano, religião, convicções políticas ou filosóficas, orientação sexual, deficiência física, imunológica, sensorial ou mental, por ter cumprido pena, nem por qualquer particularidade ou condição, observada a Constituição Federal.
Art. 4º É assegurado o exercício do direito de petição ou representação, independentemente de pagamento de taxas ou emolumentos, ou de garantia de instância.
Art. 5º A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos e, nos termos da lei, mediante:
I – plebiscito;
II – referendo;
III – iniciativa popular.
QUESTÃO NÚMERO 22
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Apenas a Letra D está incorreta, conforme previsão do artigo 12 da Lei Orgânica.
Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei.
QUESTÃO NÚMERO 23
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Todos os itens estão corretos, em conformidade com as disposições da Lei Complementar 840/2011.
Art. 22. Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo fica sujeito ao estágio probatório pelo prazo de três anos.
Art. 23. Na hipótese de acumulação lícita de cargos, o estágio probatório é cumprido em relação a cada cargo em cujo exercício esteja o servidor, vedado o aproveitamento de prazo ou pontuação.
Art. 28. Durante o estágio probatório, são avaliadas a aptidão, a capacidade e a eficiência do servidor para o desempenho do cargo, com a observância dos fatores:
I – assiduidade;
II – pontualidade;
III – disciplina;
IV – capacidade de iniciativa;
V – produtividade;
VI – responsabilidade.
QUESTÃO NÚMERO 24
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Estabelece o artigo 48 que “Verificada, a qualquer tempo, a acumulação ilegal de cargos, empregos, funções públicas ou proventos de aposentadoria, o servidor deve ser notificado para apresentar opção no prazo improrrogável de dez dias, contados da data da ciência da notificação”.
QUESTÃO NÚMERO 25
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Apenas a segunda assertiva está correta, uma vez que o texto da Lei Complementar 840/2011 determina que o direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.
Art. 79. O servidor que trabalha com habitualidade em locais insalubres ou em contato permanente com substâncias tóxicas, radioativas ou com risco de vida faz jus a um adicional de insalubridade ou de periculosidade.
- 2º O direito ao adicional de insalubridade ou periculosidade cessa com a eliminação das condições ou dos riscos que deram causa a sua concessão.
Art. 80, Parágrafo único. A servidora gestante ou lactante, enquanto durar a gestação e a lactação, deve exercer suas atividades em local salubre e em serviço não perigoso.
QUESTÃO NÚMERO 26
GABARITO PRELIMINAR: D
COMENTÁRIO: Estabelece o artigo 125 que “A cada período de doze meses de exercício, o servidor faz jus a trinta dias de férias”.
QUESTÃO NÚMERO 27
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Apenas a Letra A não apresenta uma das finalidades do Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal.
Art. 1º O Código de Ética dos Servidores e Empregados Públicos Civis do Poder Executivo do Distrito Federal, sem prejuízo da aplicação de outras normas constitucionais e legais, tem por finalidade:
I tornar claras e acessíveis as regras éticas de conduta a serem observadas e praticadas pelos servidores e empregados públicos;
II garantir a necessária integridade, lisura, legitimidade e transparência à Administração Pública;
III preservar a imagem e a reputação dos servidores e empregados públicos do Distrito Federal, cujas condutas estejam de acordo com as normas éticas previstas neste Código.
QUESTÃO NÚMERO 28
GABARITO PRELIMINAR: C
COMENTÁRIO: Todos os itens estão corretos, exigindo o conhecimento das disposições da Lei Complementar 840/2011.
Art. 5º É vedado ao servidor ou empregado público agir com discriminação ou preconceito.
Art. 7º No exercício das atribuições, o servidor ou empregado público deve atuar com comprometimento ético e moral, cujos elementos são indissociáveis para o alcance de sua finalidade social.
Art. 9º Diante de situações excepcionais e extraordinárias, o servidor ou empregado público deve ser diligente e proativo, na medida de suas competências, para realizar as tarefas necessárias para mitigar, neutralizar ou superar as dificuldades momentâneas.
QUESTÃO NÚMERO 29
GABARITO PRELIMINAR: B
COMENTÁRIO: Na Letra B, encontramos um exemplo de bens a vantagens que são considerados como vantagem indevida. Para que isso não ocorra, os ingressos devem ser ajustados em contrapartida de contrato administrativo ou convênio.
Art. 10, § 2º Não serão considerados como bens e vantagens de natureza indevida:
I as condecorações, honrarias e reconhecimentos protocolares recebidos de governos, organismos nacionais e internacionais ou entidades sem fins lucrativos, nas condições em que a lei e o costume oficial admitam esses benefícios;
II os brindes de distribuição coletiva a título de divulgação ou patrocínio estipulados contratualmente por ocasião de eventos especiais ou em datas comemorativas, nos limites do contrato;
III os presentes de menor valor realizados em razão de vínculo de amizade ou relação pessoal ou decorrentes de acontecimentos no qual seja usual efetuá-los;
IV ingressos para participação em atividades, shows, eventos, simpósios, congressos ou convenções, desde que ajustados em contrapartida de contrato administrativo ou convênio.
QUESTÃO NÚMERO 30
GABARITO PRELIMINAR: A
COMENTÁRIO: Analisando o texto do Eixo 9 do II Plano Distrital de Política para as Mulheres, é possível observar que apenas a Letra A não reflete uma das metas do mencionado documento.
Diminuir as formas de violência e de discriminação contra meninas, mulheres jovens, idosas e mulheres com deficiência, por meio de garantia de acesso aos equipamentos públicos, programas e projetos governamentais.
Aumentar o acesso de mulheres jovens, idosas e com deficiência ao mercado de trabalho.
Ampliar o oferecimento de cursos de formação profissional, visando à absorção das mulheres jovens, idosas e com deficiência ao mundo do trabalho.
Incluir as especificidades das mulheres jovens, idosas e com deficiência nas políticas públicas direcionadas às mulheres.
Aumentar a produção e publicação de estudos, pesquisas, dados e indicadores sobre igualdade de gênero, mulheres jovens, idosas e com deficiência.
Ampliar a permanência das meninas e mulheres jovens na educação formal, para evitar a evasão escolar, em especial para as negras, as trabalhadoras rurais, as quilombolas, as indígenas, as lésbicas, as mulheres com deficiência e as adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.
Gabarito Detran DF: Direito Constitucional
Prof. Aragonê Nunes
Questão 46
Gabarito da questão: D
Comentários: VFV
O item 1 está de acordo com o artigo 1º da CF, que mescla elementos da democracia indireta (regra) com a democracia direta.
O item 2 está em desacordo com o artigo 2º da CF, que restringe a três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
O item 3 repete o que consta no parágrafo único do artigo 4º da CF.
Questão 47
Gabarito da questão: B
Comentários: Comentários: o artigo 5º, inciso XXXII, da CF é sempre citado como um dos poucos exemplos de norma de eficácia limitada dentro do artigo 5º da CF. Nas demais alternativas temos normas de eficácia plena.
Questão 48
Gabarito da questão: B
Comentários:
O item I é verdadeiro e foi extraído do artigo 18 da CF.
O item II é falso, na medida em que a formação de novos territórios federais se dá por meio de lei complementar federal.
O item III também é falso, porque a aprovação é por meio de plebiscito, e não de referendo.
Questão 49
Gabarito da questão: A
Comentários: A questão quer a errada. Ela está na letra A, pois ao DF são atribuídas competências legislativas dos estados e dos municípios.
Questão 50
Gabarito da questão: D
Comentários: VVV
Todos os itens estão certos e se extraem do artigo 37, respectivamente, nos incisos VI, VIII e XIII, da CF.
Gabarito Detran DF: Legislação de trânsito
Prof. Estevão Gonçalo
Questão 31
Gabarito da questão: C
Comentários: Os itens tratam dos parágrafos do art. 12 do CTB, Sendo que as afirmativas I e II são, respectivamente, letra de lei dos §§ 1º e 2º. No item III, o erro está no fato de que, apesar de ser possível editar deliberação nos moldes informados, é vedada a reedição.
Questão 32
Gabarito da questão: D
Comentários: O único item errado é o III, a fiscalização de emissão de poluentes é de caráter executivo, não normativo/consultivo. As demais competências são os incisos III, IV e VI do art. 14.
Questão 33
Gabarito da questão: A
Comentários: A Primeira e a terceira afirmativas estão corretas (art. 41, II e Art. 58, Parágrafo Único). A segunda e a quarta afirmativas estão erradas, o CTB garante no art. 55, II o transporte de passageiros no carro lateral (sidecar) e a circulação de bicicletas no passeio poderá ocorrer, desde que autorizado e sinalizado, conforme art. 59.
Questão 34
Gabarito da questão: D
Comentários: O gabarito é letra-de-lei do art. 67-C, § 5º. Sobre os demais itens, todas as respostas estão entre o art. 67-A e o 67-E, brevemente, o tempo de direção consiste somente no tempo em que o condutor estiver efetivamente na condução do veículo. O exaurimento das vagas no ponto de parada independe de registro, anotação ou testemunha. O tempo de direção pode ser controlado por anotação em ficha de trabalho, diário de bordo, papeleta, ou meio eletrônico disponível.
Questão 35
Gabarito da questão: B
Comentários: As primeiras três afirmativas estão contidas nos parágrafos do art. 99 do CTB. Sendo que o excesso de peso será aferido por equipamento ou por documento fiscal e, no caso de equipamento, haverá margem de tolerância. A terceira afirmativa é literalidade do § 5º. A última afirmativa é o § 3º do art. 101.
Questão 36
Gabarito da questão: D
Comentários: O item está errado porque deverá constar no CLA as campanhas não atendidas, conforme art. 131, § 4º. Os demais itens estão, respectivamente, nos artigos: 131, § 1º; 132; 133, parágrafo único.
Questão 37
Gabarito da questão: A
Comentários: O gabarito está todo nos art. 118 e 119. As repartições aduaneiras comunicarão ao RENAVAM, os veículos terão que pagar independentemente da fase em que estiver o processo e o último item está certinho.
Questão 38
Gabarito da questão: B
Comentários: As letras b, c e d jogam com o mesmo texto, alterando situações pontuais, o nosso gabarito é letra-de-lei do CAPUT do art. 134. A única diferente é a letra a, que está errado, pois é possível o uso de documento eletrônico, conforme o parágrafo único do mesmo artigo mencionado antes.
Questão 39
Gabarito da questão: C
Comentários: Nosso gabarito está no § 1º do art. 141. Os demais itens estão incorretos conforme, a condução de tratores mistos e de esteira somente será permitida por pessoa habilitada nas categorias C-D-E. O curso de reciclagem para condutor de ambulâncias será a cada 05 anos. Os exames de habilitação, exceto os de direção, poderão ser realizados por outras instituições.
Questão 40
Gabarito da questão: C
Comentários: Tudo sobre os exames toxicológicos está no art. 148-A do CTB. Os condutores das categorias C-D-E devem comprovar resultado negativo no exame, que terá janela de detecção de mínima de 90 dias. A contraprova e o recurso não têm efeito suspensivo. E o nosso gabarito é letra de lei do § 2º do nosso artigo.
Gabarito Detran DF: Administração Pública
Prof. Diogo Surdi
Questão 41
Gabarito da questão: A
Comentários:
Apenas a Letra A, dentre as alternativas apresentadas, estabelece um ato de improbidade administrativa na modalidade de violação aos princípios da Administração Pública.
Art. 11. Constitui ato de improbidade administrativa que atenta
contra os princípios da administração pública a ação ou omissão
dolosa que viole os deveres de honestidade, de imparcialidade e
de legalidade, caracterizada por uma das seguintes condutas:
III – revelar fato ou circunstância de que tem ciência em razão das
atribuições e que deva permanecer em segredo, propiciando
beneficiamento por informação privilegiada ou colocando em risco
a segurança da sociedade e do Estado;
Questão 42
Gabarito da questão: E
Comentários: A definição de contratação semi-integrada consta na Letra E, nos termos do artigo 6º da Lei 14.133/2021.
Art. 6º Para os fins desta Lei, consideram-se:
XXXIII – contratação semi-integrada: regime de contratação de
obras e serviços de engenharia em que o contratado é responsável
por elaborar e desenvolver o projeto executivo, executar obras e
serviços de engenharia, fornecer bens ou prestar serviços especiais
e realizar montagem, teste, pré-operação e as demais operações
necessárias e suficientes para a entrega final do objeto;
Questão 43
Gabarito da questão: C
Comentários: Todos os itens estão corretos, retratando as definições das respectivas modalidades licitatórias.
Art. 6º Para os fins desta Lei, consideram-se:
XXXIX – concurso: modalidade de licitação para escolha de
trabalho técnico, científico ou artístico, cujo critério de julgamento
será o de melhor técnica ou conteúdo artístico, e para concessão
de prêmio ou remuneração ao vencedor;
XLI – pregão: modalidade de licitação obrigatória para aquisição de
bens e serviços comuns, cujo critério de julgamento poderá ser o
de menor preço ou o de maior desconto;
XLII – diálogo competitivo: modalidade de licitação para
contratação de obras, serviços e compras em que a Administração
Pública realiza diálogos com licitantes previamente selecionados
mediante critérios objetivos, com o intuito de desenvolver uma ou
mais alternativas capazes de atender às suas necessidades,
devendo os licitantes apresentar proposta final após o
encerramento dos diálogos;
Questão 44
Gabarito da questão: A
Comentários: A cassação pode ser definida como a extinção do ato administrativo por descumprimento das condições fixadas pela Administração ou, ainda, em razão de ilegalidade superveniente imputada ao beneficiário do ato.
Questão 45
Gabarito da questão: C
Comentários: Serviços uti singuli são aqueles que têm usuários determinados e utilização mensurável para cada destinatário. Apenas a Letra C, dentre as opções da questão, retrata uma característica destes serviços.
Gabarito Detran DF: Noções de Direito Civil
Prof. Carlos Elias
Questão 51
Gabarito da questão: D
Comentários: São os arts. 41 e 44 do CC:
Art. 41. São pessoas jurídicas de direito público interno:
I – a União;
II – os Estados, o Distrito Federal e os Territórios;
III – os Municípios;
IV – as autarquias, inclusive as associações públicas; (Redação dada pela Lei nº 11.107, de 2005)
V – as demais entidades de caráter público criadas por lei.
Parágrafo único. Salvo disposição em contrário, as pessoas jurídicas de direito público, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Código.
Art. 44. São pessoas jurídicas de direito privado:
I – as associações;
II – as sociedades;
III – as fundações.
IV – as organizações religiosas; (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
V – os partidos políticos. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
VI – (Revogado pela Lei nº 14.382, de 2022)
§ 1º São livres a criação, a organização, a estruturação interna e o funcionamento das
organizações religiosas, sendo vedado ao poder público negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessários ao seu funcionamento. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
§ 2º As disposições concernentes às associações aplicam-se subsidiariamente às sociedades que são objeto do Livro II da Parte Especial deste Código. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
§ 3º Os partidos políticos serão organizados e funcionarão conforme o disposto em lei específica. (Incluído pela Lei nº 10.825, de 22.12.2003)
Questão 52
Gabarito da questão: D
Comentários: São estes artigos do CC:
Art. 74. Muda-se o domicílio, transferindo a residência, com a intenção manifesta de o mudar.
Parágrafo único. A prova da intenção resultará do que declarar a pessoa às municipalidades dos lugares, que deixa, e para onde vai, ou, se tais declarações não fizer, da própria mudança, com as circunstâncias que a acompanharem.
Art. 76. Têm domicílio necessário o incapaz, o servidor público, o militar, o marítimo e o preso.
Parágrafo único. O domicílio do incapaz é o do seu representante ou assistente; o do servidor público, o lugar em que exercer permanentemente suas funções; o do militar, onde servir, e, sendo da Marinha ou da Aeronáutica, a sede do comando a que se encontrar imediatamente subordinado; o do marítimo, onde o navio estiver matriculado; e o do preso, o lugar em que cumprir a sentença.
Art. 78. Nos contratos escritos, poderão os contratantes especificar domicílio onde se exercitem e cumpram os direitos e obrigações deles resultantes.
Questão 53
Gabarito da questão: A
Comentários: É o art. 104 do CC:
Art. 104. A validade do negócio jurídico requer:
I – agente capaz;
II – objeto lícito, possível, determinado ou determinável;
III – forma prescrita ou não defesa em lei.
Questão 54
Gabarito da questão: C
Comentários: São estes artigos do CC:
Art. 105. A incapacidade relativa de uma das partes não pode ser invocada pela outra em benefício próprio, nem aproveita aos co-interessados capazes, salvo se, neste caso, for indivisível o objeto do direito ou da obrigação comum.
Art. 106. A impossibilidade inicial do objeto não invalida o negócio jurídico se for relativa, ou se cessar antes de realizada a condição a que ele estiver subordinado.
Art. 107. A validade da declaração de vontade não dependerá de forma especial, senão quando a lei expressamente a exigir.
Questão 55
Gabarito da questão: A
Comentários: A alternativa “A” contraria o art. 237, parágrafo único, CC. Os demais condizem com os arts. 237, caput, 238 e 233. Veja-os:
Art. 237. Até a tradição pertence ao devedor a coisa, com os seus melhoramentos e acrescidos, pelos quais poderá exigir aumento no preço; se o credor não anuir, poderá o devedor resolver a obrigação.
Parágrafo único. Os frutos percebidos são do devedor, cabendo ao credor os pendentes.
Art. 238. Se a obrigação for de restituir coisa certa, e esta, sem culpa do devedor, se perder antes da tradição, sofrerá o credor a perda, e a obrigação se resolverá, ressalvados os seus direitos até o dia da perda.
Art. 233. A obrigação de dar coisa certa abrange os acessórios dela embora não mencionados, salvo se o contrário resultar do título ou das circunstâncias do caso.
Gabarito Detran DF: Noções de Direito Administrativo e Administração Pública
Prof. Diogo Surdi
Questão 56
Gabarito da questão: C
Comentários: O orçamento público é materializado em uma lei (a Lei Orçamentária
Anual). Além disso, o orçamento é destinado à previsão de receitas e
despesas para o exercício seguinte.
Questão 57
Gabarito da questão: D
Comentários: O preço justificado não é um dos critérios de julgamento das licitações, nos termos do artigo 45 da Lei das Licitações.
Art. 45. O julgamento das propostas será objetivo, devendo a
Comissão de licitação ou o responsável pelo convite realizá-lo em
conformidade com os tipos de licitação, os critérios previamente
estabelecidos no ato convocatório e de acordo com os fatores
exclusivamente nele referidos, de maneira a possibilitar sua
aferição pelos licitantes e pelos órgãos de controle.
§ 1 o Para os efeitos deste artigo, constituem tipos de licitação,
exceto na modalidade concurso:
I – a de menor preço – quando o critério de seleção da proposta
mais vantajosa para a Administração determinar que será
vencedor o licitante que apresentar a proposta de acordo com as
especificações do edital ou convite e ofertar o menor preço;
II – a de melhor técnica;
III – a de técnica e preço.
IV – a de maior lance ou oferta – nos casos de alienação de bens
ou concessão de direito real de uso.
Questão 58
Gabarito da questão: A
Comentários: A receita corrente é um tipo de receita pública, compreendendo, dentre outras, as receitas tributárias, patrimoniais e industriais. Tais receitas são destinadas a cobrir as despesas orçamentárias que visam à manutenção das atividades governamentais.
Questão 59
Gabarito da questão: A
Comentários: A Letra A é a alternativa que corretamente retrata o conceito de despesas de exercícios anteriores.
Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o
orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo
suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na
época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição
interrompida e os compromissos reconhecidos após o
encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à
conta de dotação específica consignada no orçamento,
discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a
ordem cronológica
Questão 60
Gabarito da questão: C
Comentários: A Letra C, dentre as alternativas apresentadas, apresenta características da política de suprimento da gestão de pessoas. Nesta política, a finalidade é recrutar e selecionar as melhores pessoas para a organização.
Gabarito Detran DF: Orçamento Público
Prof. Vinicius Ribeiro
Questão 56
Gabarito: C
Comentários: A questão solicita a alternativa incorreta. O item c) é o nosso gabarito, já que ele peca ao afirmar que orçamento público não tem necessidade de ter forma de lei. O orçamento público é sim uma lei, conforme dispõe a Constituição Federal, no seu artigo 165:
Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:
I – o plano plurianual;
II – as diretrizes orçamentárias;
III – os orçamentos anuais.
No mesmo sentido, temos o art. 2º da Lei 4.320/64:
Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Governo, obedecidos aos princípios de unidade, universalidade e anualidade.
Questão 58
Gabarito: A
Comentários: A questão solicita a alternativa incorreta. O item a) é o nosso gabarito, tendo em vista que ele cita diversas receitas correntes e afirma, ao mesmo tempo, que elas não são tipos de receitas correntes. Conforme o Manual Técnico do Orçamento de 2023:
Outras Receitas Correntes: constituem-se pelas receitas cujas características não permitam o enquadramento nas demais classificações da receita corrente, tais como indenizações, restituições, ressarcimentos, multas previstas em legislações específicas, entre outras
Questão 59
Gabarito: A
Comentários: a questão solicita a correta definição de despesas de exercícios anteriores. Nosso gabarito é o item a), já que ele traz definição em linha com o art. 37 da Lei 4.320/64:
Art. 37. As despesas de exercícios encerrados, para as quais o orçamento respectivo consignava crédito próprio, com saldo suficiente para atendê-las, que não se tenham processado na época própria, bem como os Restos a Pagar com prescrição interrompida e os compromissos reconhecidos após o encerramento do exercício correspondente poderão ser pagos à conta de dotação específica consignada no orçamento, discriminada por elementos, obedecida, sempre que possível, a ordem cronológica
Gabarito Detran DF Analista: gabarito preliminar
O gabarito preliminar está previsto para ser divulgado no dia 11 de dezembro no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), banca organizadora do certame.
Gabarito Detran DF Analista: recursos
Os recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva poderão ser interpostos do dia 12 de dezembro ao dia 16 de dezembro.
Gabarito Detran DF: próximas etapas
Além da prova objetiva, os candidatos que fizeram a prova para o cargo de Analista também realizaram provas discursivas no dia 11 de dezembro.
Gabarito Detran DF: cronograma
A seguir, colocamos algumas das principais fases que ainda estão por vir no concurso:
- Divulgação do gabarito preliminar da prova objetiva: 11/11/2022
- Período de recurso contra o gabarito preliminar da prova objetiva: 12/12 a 16/12/2022
- Divulgação do resultado dos recursos contra o gabarito preliminar da prova objetiva: 20/01/2023
- Divulgação do gabarito definitivo da prova objetiva e resultado preliminar da prova objetiva: 20/01/2023
- Divulgação do resultado definitivo da prova objetiva: 10/02/2023
- Divulgação do resultado preliminar da prova discursiva: 10/02/2023
- Divulgação do resultado definitivo da prova discursiva: 17/03/2023
- Divulgação do Resultado Final: 11/04/2023
Para conferir o cronograma completo, confira o edital aqui.
Prova Detran DF: análise
Fez a prova do Detran DF neste domingo (11/12)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso Detran DF
Concurso Detran DF | Departamento de Trânsito de Distrito Federal |
---|---|
Situação Atual | Edital publicado |
Banca organizadora | Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) |
Cargos | Técnico de Trânsito e Analista Administrativo de Trânsito |
Escolaridade | Níveis médio e superior |
Carreiras | Segurança Pública e Administrativa |
Lotação | Distrito Federal |
Número de vagas | 366 vagas |
Remuneração | de R$ 4.650,00 a R$ 6.437,50. |
Inscrições | de 10 de outubro a 08 de novembro de 2022 |
Taxa de inscrição | de R$ 80,00 a R$ 90,00 |
Data da prova objetiva | 11 de dezembro de 2022 |
Clique aqui para ver o edital do concurso Detran DF |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: