Neste domingo (23/01), foi aplicada mais uma prova objetiva do concurso PC RJ! A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro oferta 350 vagas, distribuídas para cargos de nível fundamental, médio e superior. Os candidatos tiveram quatro horas para as provas do cargo de Auxiliar de Necropsia.
Ansioso para saber como foi o seu desempenho na prova? Fique tranquilo! Neste domingo (23/01), o Gran Cursos Online disponibilizará, logo após a realização da avaliação, as questões da prova para o cargo de Auxiliar de Necropsia comentadas por nossos professores especialistas e também o nosso gabarito extraoficial.
Navegue pelo índice e saiba todos os detalhes sobre a Prova PC RJ:
Destaques: |
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: gabarito extraoficial
A equipe de professores do Gran Cursos Online preparou o gabarito extraoficial. Para acessar, clique aqui.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: comentários
Para auxiliar os candidatos, o Gran Cursos Online disponibilizará o gabarito extraoficial das questões da prova para o cargo de Auxiliar de Necropsia comentadas por nossos professores especialistas. Utilizamos como referência a prova no link a seguir. Clique aqui para acessar a prova da PC RJ.
Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários.
Acompanhe também a correção em vídeo realizada pela equipe de professores. Assista ao vídeo abaixo:
Navegue pelo índice abaixo de acordo com cada disciplina:
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Noções Básicas de Biologia
- Noções Básicas de Anatomia Humana
- Noções de Prova no Processo Penal
- Noções de Direito Administrativo
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Língua Portuguesa
Comentários feitos pelo professor Diogo Alves.
Questão 1
Gabarito: D
Comentários:
A questão pede um provérbio africano que recomenda prudência aos leitores. Prudência significa cautela, precaução, calma, ponderação. Assim, o único trecho que apresenta essas características é o da alternativa “d”, o que expressa “Não saiba seu sócio de ti mais do que sabes dele”. Nas demais, a presença da metáfora é perceptível, já que há comparações entre elementos de universos distintos.
Questão 2
Gabarito: E
Comentários:
No trecho, o marido entende que a enorme fila se dá por causa das férias das crianças que geraram aquela grande quantidade de pessoas no local. Dessa forma, os itens que fizessem alusão a elementos fora do contexto de filas, quantidade de pessoas ou férias, estariam extrapolando o pedido na questão.
Questão 3
Gabarito: E
Comentários:
O texto instrucional, também chamado de “injuntivo”, é aquele que traz recomendações e conselhos. Nesse caso, a única alternativa que traz esse tipo de texto é a alternativa “e”, uma vez que “conserve-se” e “sendo aconselhável” já indicam a resposta acerca da tipologia cobrada.
Questão 4
Gabarito: E
Comentários:
O texto da questão indica que, se uma pessoa adquirir um lote em um local específico, ela contará com vizinhos ricos e importantes. Esse tipo de apelo se centraliza no relacionamento social, no prestígio e nos privilégios que o comprador pode ter ao adquirir o lote.
Questão 5
Gabarito: A
Comentários:
O comando da questão apresenta uma metáfora: compara a bola com a felicidade. Assim, identificamos que a frase “A felicidade é uma bola atrás da qual corremos enquanto rola é que chutamos logo que para”, apresenta que a felicidade é um estado passageiro, transitório, como afirma o item “a”.
Questão 6
Gabarito: E
Comentários:
A questão exige o conhecimento a respeito de sinônimos. Na letra “a”, “utilidade” e “para que serve” (finalidade) são sinônimos; na letra “b”, “qual o endereço” e “onde reside” são sinônimos; na letra “c”, “trajeto” e “por onde passa” são sinônimos; na letra “d”, “finalidade” e “para que” são sinônimos. Na letra “e”, há uma diferença: “qual o nome” e “como se identifica” podem não ser sinônimos, uma vez que o nome é a identidade registrada do indivíduo e “como se identifica” pode ser um apelido, uma forma específica de a pessoa se mostrar à sociedade, etc.
Questão 7
Gabarito: A
Comentários:
A expressão que apresenta uma conotação negativa, apesar de ser cortês, conforme expressa o item da questão, é “Por favor, bata na porta antes de entrar”, uma vez que “bata” parece indicar ordem, mando.
Questão 8
Gabarito: B
Comentários:
Na frase “Não entendo nada”, se tirarmos “não” e o sentido permanece o mesmo, visto que duas palavras de valores semânticos negativos, em geral, se anulam, o que ocasiona “entendo nada”.
Questão 9
Gabarito: E
Comentários:
O pretérito imperfeito e o futuro do pretérito, ambos do modo indicativo, são tempos verbais que indicam cortesia, por exemplo, “gostaria”, “poderia”, “seria possível…”. Logo, a alternativa que apresenta um verbo com este contexto de cortesia é o da alternativa “e”: “Boa tarde, o que queria?”.
Questão 10
Gabarito: E
Comentários:
A banca propõe a troca de uma oração adjetiva por um adjetivo de mesmo valor. Vamos analisar os itens:
a) “que não sabe falar” / “muda”. Alguém que não sabe falar não é, necessariamente, uma pessoa muda.
b) “que você quer” / “bem-aceito”. Aquilo que alguém quer não é algo “bem-aceito”, pois os sentidos são diferentes.
c) “que você já tem” / “comprado”. Ter algo não quer dizer que eu o tenho comprado, pois é possível que alguém tenha me dado.
d) “que não se deve colher” / “acolhedora”. Colher e acolher, apesar de serem palavras parecidas, possuem sentidos totalmente diferentes.
e) “que se multiplica” / “multiplicado”. Aqui sim a indicação de sinônimos está perfeita.
Questão 11
Gabarito: C
Comentários:
No trecho, há 3 quês, o que poderia ser evitado com o uso de adjetivos ou com a redução das orações para as formas nominais. Dessa forma, há o uso exagerado do “quê”, também conhecido como “queísmo”.
Questão 12
Gabarito: B
Comentários:
No contexto da questão, que versa sobre um passeio, a resposta mais relevante à indagação seria “deve ser tarde porque o sol já está se pondo”, visto que, num passeio, como as pessoas estão despreocupadas, o que mostraria compatibilidade com o cenário seria a mudança no tempo, por exemplo, o anoitecer.
Questão 13
Gabarito: D
Comentários:
O título da matéria “Gripol – ajuda a conviver com a gripe”, bem como o texto presente, possuem como finalidade convencer o leitor a comprar o medicamento, visto que, com ele, será mais fácil passar pelo período do gripe, dada a função do remédio, que é aliviar o mal-estar.
Questão 14
Gabarito: A
Comentários:
Basta perceber que “de coração para coração” se relaciona a “sentimentos” e “têm cérebro” diz respeito a “pessoas inteligentes”. Logo, a opção é a alternativa “a”, ou seja, a rádio trabalha com temas sentimentais para gente inteligente.
Questão 15
Gabarito: B
Comentários:
antes de tudo, precisamos saber o sentido de cada forma verbal:
Aspirar: inalar, desejar…
Expirar: exalar, respirar…
Conspirar: planejar secretamente ação contra alguém…
Inspirar: introduzir ar nos pulmões; animar, aconselhar…
Respirar: absorver e expulsar ar…
Pronto. Feitas as apresentações a respeito dos significados, vamos ajustar as alternativas:
a) aspirar (e não conspirar);
b) correta (inspirar amores, motivar);
c) aspirar (e não expirar);
d) inspirar (e não respirar);
e) inspirar (e não respirar).
Questão 16
Gabarito: D
Comentários:
A conjunção “mas” possui valor diferente das demais alternativas em “Ficou triste, mas quem não ficaria”, ou seja, de adição. Nas demais, o valor é de oposição, sendo possível a troca de “mas” por contudo, todavia, no entanto, entretanto, porém, não obstante.
Questão 17
Gabarito: C
Comentários:
O nome dos biscoitos “Vó Mecias” possui como objetivo no contexto valorizar a tradição dos biscoitos mineiros na atualidade, já que se trata de uma empresa fornecedora de produtos alimentícios.
Questão 18
Gabarito: B
Comentários:
A banca quer uma frase que não possua relação com a profissão de caminhoneiro. A única que não tem esse tipo ce vínculo é “O beijo é como cigarro: não sustenta, mas vicia”. Nos demais casos, palavras como “curvas”, “capotei meu coração”, “pista”, “direção”, “conserve a sua direita”, “estepe” e “reserva” fazem alusão à profissão de caminhoneiro.
Questão 19
Gabarito: C
Comentários:
O cliente fica espantado ao ver no cardápio “sopa de ninhos de andorinha”. Por isso, a preocupação por parte do cliente ao solicitar esclarecimentos a respeito da composição do alimento do restaurante.
Questão 20
Gabarito: D
Comentários:
A única alternativa que mostra a conjunção “e” com valor de oposição é “Clássico é um livro que as pessoas elogiam e não leem” (ou seja, elogiam, MAS não leem). Em todos os outros casos, a conjunção “e” liga elementos de mesma função sintática, indicando soma.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Matemática
Comentários feitos pelo professor Marcelo Leite.
Questão 21
Gabarito: C
Comentários:
Inicialmente enumerar as treze cadeiras. De acordo com o autor as cadeiras cuja numeração são 3, 8 e 11 já estão ocupadas. O autor deseja a probabilidade de que a 4° pessoa NÃO se sente ao lado das cadeiras já ocupadas. Assim, a probabilidade de que a 4° pessoa não se sente ao lado de cadeiras já ocupadas será dada por:
Evento: A 4° pessoa não se sente ao lado de cadeiras já ocupadas
Casos Possíveis: 10, pois 3 cadeiras já estão ocupadas
Casos desejados: 4
Questão 22
Gabarito: A
Comentários:
Considerando que P seja o total de policiais, analisando as afirmações teremos:
-Dando 3 camisetas a cada policial sobravam 13. A partir dessa afirmação, chegaremos a equação.
3.P + 13 = 55
3.P = 55 – 13
3.P = 42
P = 42/3
P = 14 policiais.
Agora iremos analisar a outra afirmação que cita:
-Dando 5 camisetas a cada policial, 3 policiais nada recebem. A parti dessa afirmação, chegaremos a equação:
5(P -3) = 55
P – 3 = 55/5
P – 3 = 11
P = 11 + 3
P = 14
Portanto, existem 14 policiais.
Questão 23
Gabarito: E
Comentários:
Inicialmente iremos transformar 1 min 32 seg para segundos, então teremos 92 segundos. Agora iremos multiplicar pelo número de voltas, isto é, 75 voltas. Assim, teremos: 75 x 92 segundos = 6.900 segundos Ao dividir 6.900 segundos por 60 obtém-se 115 minutos correspondendo a 1 hora e 55 minutos.
Questão 24
Gabarito: C
Comentários:
A quantidade de comprimidos que foram separados(Total menos 3) em grupos de 7 ou em grupo de 12 são representa um valor que é múltiplo comum entre 7 e 12. Calculando os Múltiplos Comuns entre 7 e 12, teremos:
7, 12 | 2
7, 6 | 2
7, 3 | 3
7, 1 | 7
1, 1 | 2 x 2 x 3 x 7 = 84
Os múltiplos comuns entre 7 e 12 são {84, 168, 252,…} Como o autor coloca que o lote de comprimido tinha mais de 150 e menos de 200, então entre os possíveis valores o correspondente seria 168.
Mas, cuidado! Pois, esse valor corresponde aos comprimidos separados nos grupos de 7 e 12, lembre-se que sempre sobravam 3, então devemos somar 3 aos 168, assim teremos no total 171 comprimidos.
Questão 25
Gabarito: D
Comentários:
Nessa questão foi abordado Regra de 03 Simples, com grandezas inversamente proporcionais, logo devemos multiplicar em “LINHA”.
Carros | Dias
12 | 42
10 X
10.X = 12.42
10.X = 504
X = 504/10
X = 50,4 dias
Então, no máximo, o combustível daria para 50 dias. Resposta letra D.
Questão 26
Gabarito: D
Comentários:
A partir do ponto A o ponto B existirão 6 trechos (T1, T2, …,T6)
T1: 2 unidades
T2: 3 unidades
T3: Aplicando o Teorema de Pitágoras, teremos: 5 unidades
T4: Aplicando o Teorema de Pitágoras, teremos: 10 unidades
T5: 8 unidades
T6: 3 unidades
Somando os trechos teremos: 2 + 3 + 5 + 10 + 8 + 3 = 31 unidades
Questão 27
Gabarito: C
Comentários:
Como a ordem dos integrantes na equipe não importa, se trata de uma combinação.
Disponíveis: 6
Agrupamento: 2
Questão 28
Gabarito: B
Comentários:
Considerando que a área inicial do retângulo, seja dada por:
ARetângulo Inicial = Base x Altura
De acordo com o autor, sua base irá aumentar 32%, enquanto que a altura diminuirá 32%, assim teremos o retângulo:
ARetângulo Modificado = (1 + 32%).Base x (1-32%).Altura
ARetângulo Modificado = 1,32.Base x 0,68.Altura
ARetângulo Modificado = 0,897.Base x Altura
ARetângulo Modificado = 0,897. ARetângulo Inicial
Assim, a ARetângulo Modificado será aproximadamente 10% menor que ARetângulo Inicial.
Questão 29
Gabarito: A
Comentários:
Há 8 anos
João = 22 – 8 = 14 anos
Como a sua irão tinha a metade, então ela tinha 7 anos, nessa data.
Quando a irmã tiver 35 anos, isto é, daqui a 28 anos, João terá 14 + 28 = 42 anos
Questão 30
Gabarito: E
Comentários:
Resolvendo o 1o membro da equação. Assim, a soma a + b, corresponderá a 149 + 120 = 269.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções Básicas de Biologia
Comentários feitos pela professora Ariadne Branco.
Questão 32
Gabarito: E
Comentários:
No núcleo das células está contido o material genético dos indivíduos na forma de cromossomos, que nada mais é do que DNA associado à proteínas. O cariótipo humano é o conjunto de cromossomos contidos na célula sendo que as células humanas normais apresenta 23 pares de cromossomos sendo: 22 pares são de cromossomos homólogos, denominados de autossomos – não relacionados à determinação do sexo –, e um par de cromossomos sexuais, que são associados à determinação do sexo nos indivíduos.
Assim, um indivíduo do sexo masculino carrega como cromossomos sexuais o X e Y, enquanto indivíduos do sexo feminino são XX, um sempre um de origem materna e outro de origem paterna. As células que formam os gametas apresentam metade de cromossomos, 23, em função da meiose. Assim, conforme a afirmação da questão, ao analisar o DNA presente no núcleo da célula é possível concluir que pertence a um indivíduo do sexo masculino devido à presença dos cromossomos sexuais X e Y.
Questão 33
Gabarito: A
Comentários:
As mitocôndrias são as organelas responsáveis pela respiração celular. Sendo que nesse processo, as moléculas orgânicas reagem com o oxigênio, formando gás carbônico e água. A respiração celular é um processo que é dividido em três etapas principais: a glicólise, o ciclo de Krebs e a fosforilação oxidativa. O cianeto é um composto extremamente tóxico que atua desativando enzimas da cadeia transportadora de elétrons da etapa final da respiração celular, bloqueiando toda a cadeia respiratória e, por conseguinte, bloqueia também a síntese acoplada de ATP.
Questão 34
Gabarito: D
Comentários:
Um intestino normal apresenta pregas, vilosidades e microvilosidades, projeções formadas pelo tecido epitelial que aumentam a superfície de contato com o quimo/quilo e tem como função aumentar a absorção de nutrientes. Deste modo, uma pessoa celíaca com perda das vilosidades terá prejudicada a absorção de nutrientes.
Questão 37
Gabarito: B
Comentários:
A pele é o maior órgão do corpo humano e tem como função ser uma barreira protetora contra agentes do meio ambiente como bactérias ou vírus, sendo também responsável por funções essenciais como a regulação térmica ou as funções sensoriais. A pele é constituída por duas camadas: uma externa denominada epiderme e uma mais interna denominada derme.
Essas camadas são constituídas por tecidos diferentes: a epiderme é formada por tecido epitelial e a derme é formada por tecido conjuntivo, responsável por fornecer suporte e nutrição para a epiderme.
Questão 41
Gabarito: B
Comentários:
O tecido adiposo é um tipo de tecido conjuntivo, dito especializado, caracterizado por células adiposas, às quais denominamos de adipócitos, que possuem a capacidade de armazenar gordura na forma de lipídeos. Estas células possuem um vacúolo central (pode aumentar ou diminuir de acordo com o metabolismo do indivíduo).
Questão 42
Gabarito: D
Comentários:
Algum tempo após a morte os músculos do corpo sofrem enrijecimento em função da ausência de ATP (energia) devido à morte das células tendo em vista que o relaxamento muscular somente acontece quando há ATP disponível. Existem três tipos de tecido muscular: estriado esquelético e cardíaco e músculo liso. O tecido muscular que compõe os músculos da locomoção associados à rigidez cadavérica é o tecido muscular estriado esquelético.
Questão 43
Gabarito: B
Comentários:
Os lisossomos são as organelas responsáveis pela digestão intracelular capazes de degradar moléculas de origem externas ou estruturas da própria célula. Nos processos pós-morte a membrana do lisossomo se rompe e libera as enzimas digestivas no citoplasma responsáveis por degradar as proteínas musculares.
Questão 47
Gabarito: B
Comentários:
O sangue é um tipo de tecido conjuntivo especializado formado pelo plasma, parte líquida, e pelos elementos figurados: hemácias, leucócitos e plaquetas. As hemácias são as células mais abundantes do sangue sendo responsáveis pelo transporte de oxigênio, justamente em decorrência da sua função perde seu núcleo e outras organelas quando amadurece adquirindo a forma bicôncavo, conforme a ilustração trazida na prova, neste formato ela aumenta sua superfície de contato e aprimora seu transporte de gases.
Questão 52
Gabarito: D
Comentários:
Os axônios correspondem a uma das estruturas que compõe os neurônios que são formados por: corpo celular, dendritos e axônios. No corpo celular estão contidos o núcleos e as organelas celulares responsáveis pela manutenção do neurônio, os dendritos são os prolongamentos ramificados mais curtos pelos quais chega o impulso nervoso que é unidirecional e o axônio é um prolongamento do neurônio por onde os impulsos nervosos são transmitidos para outro neurônio adjacente. Os nervos são formados pelo agrupamento de axônios e bainhas envoltórias.
Questão 55
Gabarito: C
Comentários:
O monóxido de carbono se liga à hemoglobina com alta afinidade, sendo muito maior do que a afinidade pelo oxigênio; assim a intoxicação pelo monóxido de carbono causa alteração do transporte e utilização de oxigênio. Deste modo, o CO inalado é rapidamente absorvido nos pulmões e em circulação se liga de maneira estável com a hemoglobina, impedindo o transporte do oxigênio e causando hipóxia tecidual.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções Básicas de Anatomia Humana
Comentários feitos pelo professor Fabrício Noronha
Questão 31
Gabarito: B
Comentário: A questão aborda sobre a composição do sêmen, descrevendo no enunciado um dos seus componentes (líquido prostático).
A alternativa B traz a resposta “vesículas seminais”, que é justamente uma das estruturas que produz o líquido seminal, componente do sêmen conjuntamente com o líquido prostático e os espermatozoides (produzidos pelos testículos).
Questão 35
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre como é cicatrização óssea pós fratura.
A alternativa A traz a resposta “o calo ósseo, uma elevação resultante do processo de regeneração”, que é justamente o que acontece nessas situações. A consolidação óssea se dá (dentre uma das suas fases) por uma ação osteoblástica (formação de tecido ósseo) e, no local antes fraturado, se forma uma calosidade óssea.
Questão 36
Gabarito: B
Comentário: A questão aborda sobre a morte por engasgue e qual órgão não se fecha por uma incapacidade da cartilagem epiglótica.
A alternativa B traz a resposta “laringe”, que é um órgão estruturado por 9 cartilagens que dará continuidade à traqueia e caso ocorra uma obstrução dessa região o ar não chegará até os pulmões para ocorrer a hematose (troca gasosa) e o indivíduo irá a óbito.
Questão 38
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a origem das artérias coronárias, que têm a função de irrigar o miocárdio.
A alternativa C traz a resposta “saem da aorta e levam sangue com oxigênio para o miocárdio”, pois as artérias coronárias direita e esquerda são os primeiros ramos da artéria aorta e têm por função irrigar o músculo cardíaco levando oxigênio para esse tecido.
Questão 39
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre as mudanças que ocorrem no esqueleto humano com o desenvolvimento do organismo.
A alternativa A traz a resposta “diminuição do número de ossos, em função da fusão de alguns deles”, pois com a maturação óssea ocorrerá a fusão das epífises com as diáfises ósseas, fusão das vértebras sacrais ou dos ossos da pelve, por exemplo. Isso fará com que ocorra a diminuição da quantidade de números de ossos no corpo.
Questão 40
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a definição das pleuras pulmonares.
A alternativa C traz a resposta “membrana dupla que envolve os pulmões”, pois as pleuras são uma dupla camada de revestimento pulmonar e que possuem uma cavidade pleural preenchida por um líquido pleural.
Questão 44
Gabarito: C
Comentário: A questão aborda sobre a identificação de cadáveres em decomposição em ossos longos do membro inferior.
A alternativa C traz a resposta “tíbia”, pois além do fêmur temos no membro inferior a tíbia, fíbula, ossos metatarsais e falanges como exemplo de ossos longos.
Questão 45
Gabarito: D
Comentário: A questão aborda sobre onde ocorre a produção da bile, suas funções e composição.
A alternativa D traz a resposta “fígado e não tem enzimas em sua composição. Ela age como um ´detergente´ sobre as gorduras”, pois a bile é formada no fígado e armazenada na vesícula biliar, não possuindo enzimas, mas sais biliares que têm por função emulsificar (ação “detergente”) a gordura na região do duodeno juntamente com o suco pancreático (esse sim possui em sua composição a lipase pancreática).
Questão 46
Gabarito: A
Comentário: A questão aborda sobre onde desemboca a veia cava superior.
A alternativa A traz a resposta “chega ao átrio direito do coração”, pois a veias cava superior e inferior chegam ao coração drenando sangue pobre em oxigênio em direção ao átrio direito.
Questão 48
Gabarito: D
Comentário: A questão aborda sobre os componentes da cintura escapular.
A alternativa D traz a resposta “clavícula”, pois a cintura escapular (que conecta o membro superior ao tórax) é formada pelos ossos escápula e clavícula.
Questão 49
Gabarito: E
Comentários: A questão aborda sobre as funções do intestino grosso.
A alternativa E traz a resposta “absorve a água e os sais minerais que não foram absorvidos no intestino delgado”, pois o intestino grosso tem como funções absorver água e sais minerais, formando, armazenando e eliminando as fezes.
Questão 50
Gabarito: C
Comentários: A questão aborda sobre onde ocorre a produção e quais são os hormônios sexuais feminino.
A alternativa C traz a resposta “nos ovários, sendo os hormônios em questão a progesterona e o estrogênio”, pois é justamente nos ovários que ocorre a produção dos hormônios progesterona e estrogênio.
Questão 51
Gabarito: C
Comentários: A questão aborda sobre a mobilidade das articulações intervertebrais.
A alternativa C traz a resposta “semimóveis, permitindo pequenos movimentos”, pois levou em consideração a articulação que ocorre entre os corpos vertebrais pelos discos intervertebrais (cartilaginosa do tipo sínfise). As articulações cartilaginosas têm como característica a semimobilidade.
Questão 53
Gabarito: E
Comentários: A questão aborda sobre o que ocorria no caso de uma lesão do bulbo raquidiano
A alternativa E traz a resposta “morte por parada respiratória”, pois é justamente nesse local que se encontra o centro cardiorrespiratório e, numa eventual lesão, poderá levar à morte.
Questão 54
Gabarito: D
Comentários: A questão aborda sobre quais são as membranas de tecido conjuntivo que recobrem o cérebro.
A alternativa D traz a resposta “as meninges. No espaço entre elas se encontra o líquido cerebrospinal, importante na proteção do sistema nervoso”, pois todo o sistema nervoso central é envolvido por uma tripla camada de meninges (dura-máter, aracnoide e pia-máter). Dentre uma de suas funções ela é responsável pela proteção do sistema nervoso central.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções de Prova no Processo Penal
Comentários feitos pela professora Geilza Diniz.
Questão 56
Gabarito: B
Comentários:
A questão cinquenta e seis diz respeito aos mecanismos para coibir violência doméstica e familiar contra a mulher. É uma questão cuja resposta está direta na legislação, ou seja, na Lei nº 11.340/2006:
Art. 10-A. É direito da mulher em situação de violência doméstica e familiar o atendimento policial e pericial especializado, ininterrupto e prestado por servidores – preferencialmente do sexo feminino – previamente capacitados. (Incluído pela Lei nº 13.505, de 2017)
Assim, a alternativa correta é a B, cópia do dispositivo acima colacionado.
Questão 57
Gabarito: D
Comentários:
A questão traz uma situação hipotética em que um cadáver é recebido no IML para fins de perícia. A questão busca saber quanto tempo depois do óbito é possível fazer a autopsia, o que é disciplinado pelo art. 162 do CPP:
Art. 162. A autópsia será feita pelo menos seis horas depois do óbito, salvo se os peritos, pela evidência dos sinais de morte, julgarem que possa ser feita antes daquele prazo, o que declararão no auto.
Todas as demais, que colocam outros momentos para a realização do óbito, portanto, estão erradas.
Questão 58
Gabarito: E
Comentários:
A questão traz uma situação hipotética que não é necessária para a escolha correta da resposta. Requer-se o conceito de cadeia de custódia, tema muito trabalhado nas aulas e revisão de véspera.
Esse conceito é expressamente previsto no CPP:
Art. 158-A. Considera-se cadeia de custódia o conjunto de todos os procedimentos utilizados para manter e documentar a história cronológica do vestígio coletado em locais ou em vítimas de crimes, para rastrear sua posse e manuseio a partir de seu reconhecimento até o descarte.
Assim, a alternativa correta é a alternativa E.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: Noções de Direito Administrativo
Comentários feitos pelo professor Nilton Carlos.
Questão 59
Gabarito: B
Comentários: Tema clássico em direito administrativo: elementos do ato administrativo. A questão informa que houve um vício no ato praticado por Maria.
O problema ainda informa que não havia ninguém para assinar o documento, de tal forma que Maria o assinou “sozinha”. Neste caso, o ato é inválido porque não fora praticado pela pessoa que possuía COMPETÊNCIA para sua prática.
Questão 60
Gabarito: C
Comentários: Na questão 60 tínhamos outro tema clássico: princípios da Administração Pública.
No caso apresentado o examinador deixa claro que João retardou o máximo possível o tempo para praticar o ato administrativo por não gostar da pessoa falecida e dos parentes do mesmo.
Em princípio teríamos duas alternativas viáveis:
Uma que se refere ao princípio da FINALIDADE. No caso o ato foi praticado com o objetivo de atender uma finalidade pessoal do autor. Contudo, tal alternativa faz menção a necessidade de se CONCILIAR o interesse privado com o interesse público. Esta alternativa está errada, pois o agente público deve agir pensando apenas em atender o interesse público.
Assim, a única alternativa viável é a que mencionava a violação ao princípio da IMPESSOALIDADE.
Isso porque o agente público não deve procurar beneficiar nem prejudicar ninguém.
Era a única alternativa possível.
Abraços a todos e boa sorte na prova!
Gabarito PC RJ: gabarito preliminar
O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova de Conhecimentos serão divulgados ao término da aplicação da Prova de Conhecimentos, após o encerramento de todas as atividades, no
endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21. A data de publicação ainda não foi definida.
Gabarito PC RJ Auxiliar Necropsia: recursos
Após a publicação do gabarito preliminar será facultado ao candidato a interposição de recurso contra o conteúdo das questões e a divergência de gabarito.
O candidato terá o prazo de 07 (sete) dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação no DOERJ para formalizar seu recurso, devendo acessar o site https://conhecimento.fgv.br/concursos/pcrj21, das 00h00min do primeiro dia às 23h59min do último dia, preencher sua argumentação fundamentada em formulário próprio disponibilizado para este fim, e encaminhar a FGV.
Gabarito PC RJ: próximas etapas
Após a prova objetiva o candidato ainda passará por:
- Prova de Capacidade Física, de caráter eliminatório;
- Exame Psicotécnico, de caráter eliminatório;
- Exame Médico, de caráter eliminatório.
Prova instituição PC RJ Auxiliar Necropsia: análise
Fez a prova da PC RJ neste domingo (23/01)? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.
• O que você achou do nível de dificuldade da prova?
• O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
• A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
• Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?
Resumo do Concurso PC RJ
Concurso Polícia Civil RJ | Polícia Civil do Rio de Janeiro |
---|---|
Situação atual | edital publicado |
Banca organizadora | Fundação Getúlio Vargas |
Cargos |
|
Escolaridade | Níveis fundamental, médio e superior |
Carreiras | Policial e outras |
Lotação | Rio de Janeiro |
Número de vagas | 350 vagas |
Remuneração | R$ 4.606,29 a R$ 9.924,06 |
Inscrições | entre 27 de setembro a 26 de outubro de 2021 |
Taxa de inscrição | Variada |
Data da prova objetiva | 05/12/2021 – Perito Legista e Perito Criminal (realizado) 30/01/2022 – Inspetor23/01/2022 –Auxiliar de Necropsia 06/02/2022 – Técnico de Necropsia 13/02/2022 – Investigador Policial |
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: