Gabarito SEDF temporários: confira o gabarito extraoficial

Gabarito SEDF Temporários: confira o seu desempenho com os comentários da equipe de professores do Gran

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18 min. de leitura

Hoje 19/12 foi aplicada as provas objetivas do concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal para temporários. Organizado pelo Instituto Quadrix, o edital oferta vagas de cadastro de reserva para o cargo de professor substituto temporário.

A equipe imparável do Gran Cursos Online vai elaborar o gabarito extraoficial do certame para o cargo de professor substituto – atividades, além de disponibilizar as questões comentadas para cada questão. Boa leitura!

Saiba todos os detalhes navegando no índice abaixo:

Gabarito SEDF Temporários: gabarito extraoficial

A equipe do Gran Cursos Online elaborou o gabarito extraoficial. Clique aqui para acesar. Utilizamos como referência a seguinte prova: clique aqui para acessar.

Gabarito SEDF Temporários: comentários

Como são 100 questões de vários assuntos, criamos o índice abaixo para facilitar a navegação no momento da leitura. Dividimos por cada disciplina. Basta clicar na disciplina desejada que você vai chegar nos comentários do professor.

Prova SEDF Temporários: LDB Fundamentos e Bases Legais da Educação

Comentários feitos pelos professores Leandro Gabriel e Fabiana Lagar.

Questão 1
Gabarito: C
Comentários: Está em conformidade com o art. 1º, caput, da LDB.

Questão 2
Gabarito: E
Comentários: Nos termos do art. 2º da LDB, a educação é de responsabilidade da família e do Estado. Além das finalidades descritas na questão, também objetiva o preparo para o exercício da cidadania.

Questão 3
Gabarito: E
Comentários:  O art. 4º, inciso I, da LDB especifica que a educação básica é obrigatória e gratuita dos quatro aos dezessete anos.

Questão 4
Gabarito: C
Comentários: A questão conjugou os incisos I e II do art. 9º da LDB. Entende-se como item correto. No entanto, há uma construção textual que pode levar a banca a considerá-lo como errado, em razão da expressão “com o objetivo”. Dessa forma, há margem para um possível recurso. Aguardemos o gabarito preliminar.

Questão 5
Gabarito: E
Comentários: Nos termos do art. 11, inciso V da LDB, as atribuições mencionadas na questão são dos Municípios.

Questão 6
Gabarito: C
Comentários: A questão está em conformidade com o art. 24, I da LDB.

Questão 7
Gabarito: C
Comentários: Piaget investigou as ideias infantis e, de acordo com o Livro Pensamento e Linguagem (Vygotsky), “centrou a atenção nas características distintivas do pensamento das crianças, quer dizer, centrou o estudo mais sobre o que as crianças têm do que sobre o que lhes falta”.

Questão 8
Gabarito: E
Comentários: De acordo com o livro Pensamento e Linguagem (Vygotsky), Piaget, e não Vygotsky, baseou-se em uma “abordagem positiva [e] demonstrou que a diferença entre o pensamento das crianças e dos adultos era mais qualitativa do que quantitativa”.

Questão 9
Gabarito: E
Comentários: Tal afirmativa da questão associa-se ao pensamento de Jean Piaget, e não Paulo Freire.

Questão 10
Gabarito: E
Comentários: Emília Ferreiro influenciou normas governamentais brasileiras expressas nos Referenciais Curriculares Nacionais da Educação Infantil e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, e não em Parâmetros Nacionais de Educação. Nesse sentido, entende-se que a questão está incorreta.

Se a expressão Parâmetros Nacionais de Educação estivesse escrita com letras minúsculas, poderia estar associada a qualquer política pública, mas como está com iniciais maiúsculas e sem a palavra “curriculares”, sugere ser o nome de um documento específico, o que torna o item errado. Provavelmente, a Banca considerará como correta, o que ensejará possível recurso.

Questão 11
Gabarito: C
Comentários: Questão embasada na obra Piaget, Vygotsky e Wallon: Teorias Psicogenéticas em Discussão (Yves de La Taille). Wallon defende o estudo da pessoa contextualizada, considerando os domínios afetivos, cognitivos e motores. Considera-se que a grafia incorreta da palavra cada (casa) não tornará o item incorreto.

Questão 12
Gabarito: C
Comentários: Dermeval Saviani, na obra Pedagogia Histórico-Crítica, afirma: “(…) o saber sistematizado, a cultura erudita, é uma cultura letrada. Daí que a primeira exigência para o acesso a esse tipo de saber seja aprender a ler e escrever. Além disso, é preciso conhecer também a linguagem dos números, a linguagem da natureza e a linguagem da sociedade. Está aí o conteúdo fundamental da escola elementar: ler, escrever, contar, os rudimentos das ciências naturais e das ciências sociais”.

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Prova SEDF Temporários: currículo e produção do conhecimento

Comentários feitos pelos professores Carlinhos Costa e William Dornela.

Questão 13
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme a LDB em seu art. Art. 29. A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem como finalidade o desenvolvimento integral da criança de até 5 (cinco) anos, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade.

Questão 14
Gabarito: E
Comentários: O item está ERRADO com base na LDB em seu Art. 32. O ensino fundamental obrigatório, com duração de 9 (nove) anos, gratuito na escola pública, iniciando-se aos 6 (seis) anos de idade.

Questão 15
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme a LDB em seu art. 37 § 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.

Questão 16
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme a LDB em seu Art. 59. Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação: I – currículos, métodos, técnicas, recursos educativos e organização específicos, para atender às suas necessidades.

Questão 17
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme a LDB em seu art. 4 inciso III – atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com deficiência, transtornos globais do  desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, transversal a todos os níveis, etapas e modalidades, preferencialmente na rede regular de ensino. Também em seu Art. 58.

Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.

Questão 18
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme a LDB em seu Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos nos ensinos fundamental e médio na idade própria e constituirá instrumento para a educação e a aprendizagem ao longo da vida.

Questão 19
Gabarito: E
Comentários: O item está errado visto que as teorias libertadoras são progressistas, e não tradicionais como diz o item.

Questão 20
Gabarito: C
Comentários: O item está certo, trata-se do currículo tradicional.

Questão 21
Gabarito: E
Comentários: O item está errado, visto que Paulo Freire propõe o diálogo, mas não defende a pedagogia tradicional.

Questão 22
Gabarito: E
Comentários: O item está incorreto, visto que as definições do item são da pedagogia tradicional e tecnicista.

Questão 23
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, traz exatamente a definição do currículo em sua concepção crítica.

Questão 24
Gabarito: C
Comentários: O item está certo, o currículo pós-crítico pede mudanças, um movimento que deve ser feito tanto por professores como por alunos, uma reconstrução de saberes e de vivências.

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Prova SEDF Temporários: processo de ensino – aprendizagem

Comentários feitos pelas professoras Charlene Rodrigues e Andreia Sousa.

Questão 25
Gabarito: C
Comentários: 

A relação do professor com seus alunos é de fundamental importância para a educação, pois, a partir da forma de agir do mestre , o aprendiz se sentirá mais receptivo a matéria.Vale destacar que de acordo com Libâneo (1994), a relação entre professor e aluno é um aspecto fundamental da organização “ situação didática”, tendo em vista alcançar os objetivos do processo de ensino: a transmissão e assimilação dos conhecimentos, hábitos e habilidades.

Nesse sentido, podemos citar, inclusive, dois aspectos da interação: o cognoscitivo e os socioemocionais.

Questão 26 
Gabarito: C
Comentários: De fato uma das bases psicológicas da aprendizagem corresponde ao interacionismo, perspectiva teórica a qual corrobora a interação entre os elementos sociais (ambiente) e os biológicos (inatos) no processo de desenvolvimento humano e fundamenta-se no equilíbrio do processo de interação entre essas duas cargas, biológica e ambiental.

Questão 27 
Gabarito: C
Comentários: Essa questão é passível de recurso. Acredita-se que a banca apresentará o gabarito da questão como correto, pois de fato volta-se ao desenvolvimento pleno/integral do estudante, ou seja, a aprendizagem não acontece puramente no campo cognitivo, mas articula-se as múltiplas dimensões que constituem o indivíduo.

No entanto, ao invés da palavra atividade, acredita-se que a banca teve a intenção de dizer “ afetividade”, pelo contexto da questão e por se tratar de uma citação direta de um trecho de um artigo específico.

Questão 28 
Gabarito: C
Comentários: A questão corrobora a abordagem apresentada por Libâneo (1994), no que tange a formação do professor quanto as dimensões teórico-científica e técnico-prática, ou seja, sobre a importância da unicidade entre a teoria e a prática na perspectiva da formação docente realizada na universidade quanto a transposição e materialização das prática educativas desenvolvidas nas diversas etapas e modalidades da educação básica, considerando as especificidades e necessidades apresentadas pelas comunidades escolares.

Questão 29 
Gabarito: E
Comentários: Ao contrário do que expressa a questão, a avaliação corresponde a um elemento do processo de ensino e aprendizagem essencial para a construção de práticas educativas significativas e qualitativas. Para isso é primordial considerarmos as demandas, as necessidades e as especificidades dos estudantes, respeitando os diversos tempos e ritmos de aprendizagens.

Questão 30 
Gabarito: E
Comentários: A formação continuada dos profissionais da educação da escola vai além dos critérios de escolha do educador, pois está prevista em diversos documentos educacionais norteadores da organização do trabalho pedagógico. Vale ressaltar que essa formação poderá ser realizada em diversos espaços, como a coordenação pedagógica. Podemos citar dentre tais documentos: A OP  do PPP ( Orientação Pedagógica do Projeto Político-Pedagógico), a OP do 2º ciclo, as Diretrizes da Avaliação, A BNCC, entre outros.

Questão 31 
Gabarito: C
Comentários: Entendemos, assim como Libâneo (1994) que a didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia que investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. Tem como objeto de estudo o processo de ensino e aprendizagem. A banca apresenta uma citação direta do artigo disponibilizado no site da Infoescola.

Questão 32 
Gabarito: C
Comentários: A diversidade de práticas escolares e metodologias de ensino é algo que enriquece muito o ensino, pois possibilita ao professor recorrer ao uso de inúmeras metodologias, inclusive, ativas em prol do atendimento das demandas e especificidades apresentadas pelos estudantes já que estão associados as trajetórias (caminhos) que serão utilizadas (os) pelo professor durante o processo de ensino e aprendizagem para atingir os objetivos propostos e proporcionar a assimilação de novos conhecimentos.

Questão 33 
Gabarito: E
Comentários: De acordo com Libâneo, o trabalho docente é parte integrante do processo educativo mais global pelo qual os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação, ou seja, a prática educativa é um fenômeno social e universal, e não individual, conforme proposto pela questão. Corresponde a uma atividade humana necessária a existência e ao funcionamento de todas as sociedades.

Questão 34 
Gabarito: E
Comentários: Ao contrário do que afirma a questão, o uso das tecnologias favorece o desenvolvimento pleno dos estudantes uma vez que proporciona o acesso aos diversos elementos e recursos tecnológicos. Inclusive foi essencial durante o contexto pandêmico proporcionando o acesso à educação durante o ensino remoto por meio da EAD.

Questão 35 
Gabarito: C
Comentários: A questão está correta. Segundo a BNCC uma das mudanças mais significativas nos últimos anos, em termos de aspectos voltados a linguagem está associado às práticas de multiletramento que perpassam os avanços tecnológicos, o surgimento de novos gêneros discursivos, multimodais, colaborativos e híbridos vinculados às múltiplas linguagens presentes no texto.

Logo, os multiletramentos , perpassa a ideia de que a escola deve abrir as portas para os textos multimodais e para a multiculturalidade . Isso significa que os novos textos , as novas leituras e as novas práticas que estão surgindo na sociedade contemporânea não podem ser ignorados.

Questão 36 
Gabarito: E
Comentários: A questão mescla conceitos chaves apresentados nas 10 competências gerais da BNCC e das competências específicas de Língua Portuguesa (Ensino Fundamental). Faltou citar a linguagem digital apresentada na Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das  linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Questão 37 
Gabarito: C
Comentários: A oralidade perpassa as práticas de linguagem que envolvem, por exemplo, a oralização dos discursos, ou seja, a fala e a escuta que abrangem as interações e a assimilação de novos conhecimentos. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por exemplo, fase em que o estudante está em pleno processo de desenvolvimento, e em processo de alfabetização na perspectiva do letramento, a oralização das práticas de leitura e escrita deve ganhar papel de destaque, pois perpassa as inúmeras leituras de texto realizadas pelos professores e estudantes, assim como apresenta-se na realização dos projetos e oficinas de produção textual, nos quais os alunos, em diferentes situações, participam de saraus, mostras, feiras e exposições, apresentando seus trabalhos ao público visitante.

Assim, expõem o que aprenderam, atuam em peças teatrais, cantam cantigas de roda, declamam poemas, e assim por diante.

Questão 38 
Gabarito: E
Comentários: De acordo com a BNCC , as habilidades das quatro práticas de linguagens precisam ser desenvolvidas de maneira articulada, interdisciplinar e contextualizada as aprendizagens dos estudantes no intuito de tornar a aprendizagem mais significativa.

Questão 39 
Gabarito: C
Comentários: Conforme exposto na BNCC, os eixos de integração a serem considerados na Língua Portuguesa são aqueles já apresentados nos documentos curriculares da Área, correspondentes às práticas de linguagem: oralidade, leitura/escuta, produção (escrita e multissemiótica) e análise linguística/semiótica (que envolve conhecimentos linguísticos – sobre o sistema de escrita, o sistema da língua e a norma-padrão –, textuais, discursivos e sobre os modos de organização e os elementos de outras semioses).

Cabe ressaltar, reiterando o movimento metodológico de documentos curriculares anteriores, que estudos de natureza teórica e metalinguística – sobre a língua, sobre a literatura, sobre a norma padrão e outras variedades da língua – não devem nesse nível de ensino ser tomados como um fim em si mesmo, devendo estar envolvidos em práticas de reflexão que permitam aos estudantes ampliarem suas capacidades de uso da língua/linguagens (em leitura e em produção) em práticas situadas de linguagem.

Questão 40 
Gabarito: C
Comentários: O uso da tecnologia,a promoção de atividades em grupos e a interdisciplinaridade, entre os componentes curriculares são práticas pedagógicas que estimulam o desenvolvimento das competências e das habilidades dos estudantes.

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Prova SEDF Temporários: gramática e interpretação de texto

Comentários feitos pelo professor Márcio Wesley.

Questão 41 
Gabarito: C
Comentários: 

O texto é dissertativo por expor uma forma de abordar a aprendizagem prática e interativa da criança a respeito de um conceito: vida. Até surgem episódios narrados em atividades com crianças, mas predomina o objetivo de expor e até propor uma forma de exercer atividades pedagógicas com crianças.

A autora emprega mesmo linguagem coloquial, como se verifica em trechos como: “Ah, as bactérias… como podem ser tão perturbadoras.” (l. 7); “Porque, para aprender sobre a vida…” (l. 15 – pontuação informal antes de “porque” quando explica ou justifica oração precedente à qual se subordina ou coordena: a linguagem formal emprega vírgula nessa situação); “Feito quem carrega…” (l. 16, com a expressão informal “feito quem”); “Veja essa que linda” (l. 17).

Questão 42 
Gabarito: C
Comentários: O texto ilustra um processo de estimular as crianças ao exercício da curiosidade científica para construírem juntas com o professor e a escola um conceito: o que é vida. Esse processo é defendido pela autora como metodologia que a escola deve aplicar: “existe um saber que o aluno já possui … que precisa ser validado para prosseguir…” (l. 15-16)

Questão 43
Gabarito: E
Comentários: Aplicam-se aqui duas regras diferentes de acentuação – “têm” (acento pela regra especial de acento diferencial entre terceira pessoa plural “têm” e terceira pessoa singular “tem”), “já” e “pé” (acento pela regra básica de monossílabas tônicas, terminadas respectivamente por “a” e “e”).

Questão 44 
Gabarito: E
Comentários: O sujeito da primeira oração (“é preciso”) é a segunda oração: oração subordinada substantiva subjetiva reduzida de infinitivo “ser curioso pela vida”, portanto não se trata de  sujeito indeterminado.

Questão 45 
Gabarito: E
Comentários: A forma verbal empregada está no modo imperativo afirmativo e se dirige à segunda pessoa do discurso (o leitor a quem a autora se dirige), mas com a forma verbal vida da terceira pessoa do presente do subjuntivo (que ele veja) para formar a terceira pessoa singular do imperativo (veja você).

Questão 46
Gabarito: C
Comentários: A palavra central do texto é “vida”. Essa palavra foi retomada na linha 26 em “a grandeza da palavra”, como referência ao foco do texto mencionado na linha 24 em “porque existia vida naquele contexto” – o contexto era da biblioteca tomada como viva por uma criança, ou seja, o contexto de livros reforça a retomada de “vida” como palavra na linha 26.

Questão 47 
Gabarito: C
Comentários: Ocorre pronome relativo “que” (equivalente a “o qual”) para retomar “Gilberto Gil” na linha 31, e a vírgula antes desse “que” caracteriza o valor explicativo da oração “que é capaz de melodiar a vida pela própria vida”. Ocorre pronome relativo “que” (equivalente a “a qual”) para retomar “criança” na linha 31, e a vírgula antes de sse “que” caracteriza o valor explicativo da oração “que tem o privilégio de investigar a vida com lupa na mão”

Questão 48 
Gabarito: C
Comentários: A substituição é correta, porque suprime a preposição “de” para respeitar a transitividade direta de “requerem”, porque preservou a concordância no plural com o referente “saberes”, e porque o sentido é preservado: “precisar” equivale “requerer”.

Questão 49
Gabarito: E
Comentários: Na linha 23, a forma verbal “havia” ocorreu no sentido de “existir” e, portanto, não tinha sujeito, mas sim objeto direto (pessoas). Ao empregar o verbo “existir”, o termo “pessoas” passa a funcionar como sujeito e, portanto, era preciso escrever a terceira pessoa plural “existem”, e não a terceira pessoa singular “existe”

Questão 50
Gabarito: E
Comentários: A adequação da linguagem à correspondência oficial requer correção gramatical. Houve erros gramaticais no trecho apresentado. Era necessário escrever “dados” em lugar de  “dado” para concordar com o referente “os problemas”. Era preciso inserir vírgula após “informando” para intercalar entre vírgulas o adjunto adverbial “por oportuno” (se ficar apenas uma vírgula, esse verbo fica separado do seu complemento, que é a oração “que já requis…”. A foma verbal “requis” está incorreta: a flexão verbal correta é “requeri”.

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Prova SEDF Temporários: LODF

Comentários feitos pelo professor Marco Soares.

Questão 51
Gabarito: E
Comentários: compete ao Governador do DF a iniciativa de leis que tratem da criação de cargos públicos bem como o aumento da sua remuneração conforme preceitua o art. 71, parágrafo 1°, inciso I, LODF.

Questão 52 
Gabarito: E
Comentários: o acesso ao ensino obrigatório gratuito constitui direito público subjetivo, conforme o art. 221, parágrafo 5°

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Prova SEDF Temporários: LC 840 111

Comentários feitos pelo professor Gustavo Scatolino.

Questão 53 
Gabarito: C
Comentários: Art. 181. § 2º A responsabilidade administrativa do servidor é afastada no caso de absolvição penal que negue a existência do fato ou sua autoria, com decisão transitada em julgado.

Questão 54 
Gabarito: E
Comentários: Art. 186. § 1º A responsabilidade administrativa do servidor, observado o prazo prescricional, permanece em relação aos atos praticados no exercício do cargo:
I – após a exoneração;
II – após a aposentadoria;
III – após a vacância em razão de posse em outro cargo inacumulável;

Questão 55 
Gabarito: C
Comentários: Art. 215. Da sindicância pode resultar:
I – o arquivamento do processo;
II – instauração de processo disciplinar;
III – aplicação de sanção de advertência ou suspensão de até trinta dias.

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Prova SEDF Temporários: Estatuto da Criança e do Adolescente

Comentários feitos pelo professor Eduardo Galante.

Questão 56
Gabarito: C
Comentários: Art. 53, Parágrafo único. É direito dos pais ou responsáveis ter ciência do processo pedagógico, bem como participar da definição das propostas educacionais.

Questão 57 
Gabarito: C
Comentários: 

Art. 129. São medidas aplicáveis aos pais ou responsável:
I – encaminhamento a serviços e programas oficiais ou comunitários de proteção, apoio e promoção da família;
II – inclusão em programa oficial ou comunitário de auxílio, orientação e tratamento a alcoólatras e toxicômanos;
III – encaminhamento a tratamento psicológico ou psiquiátrico;
IV – encaminhamento a cursos ou programas de orientação;
V – obrigação de matricular o filho ou pupilo e acompanhar sua freqüência e aproveitamento escolar;
VI – obrigação de encaminhar a criança ou adolescente a tratamento especializado;
VII – advertência;
VIII – perda da guarda;
IX – destituição da tutela;
X – suspensão ou destituição do poder familiar

Questão 58 
Gabarito: E
Comentários: Art. 131. O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.

Questão 59 
Gabarito: E
Comentários: 

Não é qualquer grau. Além disso, esses impedimentos se estendem ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e da Juventude, em exercício na comarca, foro regional ou distrital.

Art. 140. São impedidos de servir no mesmo Conselho marido e mulher, ascendentes e descendentes, sogro e genro ou nora, irmãos, cunhados, durante o cunhadio, tio e sobrinho, padrasto ou madrasta e enteado.

Parágrafo único. Estende-se o impedimento do conselheiro, na forma deste artigo, em relação à autoridade judiciária e ao representante do Ministério Público com atuação na Justiça da Infância e  da Juventude, em exercício na comarca, foro regional ou distrital.

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Prova SEDF Temporários: RIDE

Comentários feitos pelo professor Cleber Monteiro.

Questão 61
Gabarito: E
Comentários: a construção da capital não recebeu total apoio da sociedade, onde na verdade tinha vários movimentos oposicionistas liderados principalmente pela UDN.

Questão 62 
Gabarito: E
Comentários: Antes do fim das obras, a verba destinada à construção de Brasília havia terminado. Sem conseguir empréstimos junto ao FMI, o presidente vendeu títulos da dívida pública e emitiu moeda. Esses dois fatos resultaram no aumento da inflação e do custo de vida.

Questão 63 
Gabarito: C
Comentários: o crescimento do entorno do DF ocorreu de forma desigual e desordenada, gerando consequentemente inúmeros problemas sociais.

Questão 64
Gabarito: C
Comentários: a RIDE foi criada com o objetivo de articular as ações entre seus membros e promover o desenvolvimento.

Questão 65 
Gabarito: E
Comentários: O Distrito Federal tem pleno exercício em sua autonomia política, administrativa e financeira.

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Prova SEDF Temporários: bases legais e temas da educação Nacional e Distrital

Comentários feitos pelos professores Carlinhos Costa e William Dornela.

Questão 60
Gabarito: C
Comentários: O item está certo conforme a LBI, no artigo 28. “XV – acesso da pessoa com deficiência, em igualdade de condições, a jogos e a atividades recreativas, esportivas e de lazer, no sistema escolar”.

Questão 71 
Gabarito: C
Comentários: O item está certo conforme a LDB em seu art. 26 § 3º “A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno: I – que cumpra jornada de trabalho igual ou superior a seis horas”.

Questão 72
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme a LDB em seu art. 32 § 6º “O estudo sobre os símbolos nacionais será incluído como tema transversal nos currículos do ensino fundamental”.

Questão 73
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme a LDB em seu Art. 65. “A formação docente, exceto para a educação superior, incluirá prática de ensino de, no mínimo, trezentas horas”.

Questão 74 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme a LDB em seu Art. 73 § 2º “A Base Nacional Comum Curricular referente ao ensino médio incluirá obrigatoriamente estudos e práticas de educação física, arte, sociologia e filosofia”.

Questão 75
Gabarito: C
Comentários: Item certo, porém cabe RECURSO. Ele se refere a Resolução n 1/12, que não está prevista no edital e perdeu a vigência.

Questão 76 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme a LDB em seu art. 24 inciso I – “a carga horária mínima anual será de oitocentas horas para o ensino fundamental e para o ensino médio, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver. -> Contudo cabe recurso, visto que a resolução está desatualizada”.

Questão 77 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado conforme Regimento em seu art. 12, parágrafo único: “A direção da unidade escolar poderá promover verificação de segurança de rotina, com a escolha aleatória de, no mínimo, 5 (cinco) estudantes que em ambiente reservado, lhes será oportunizada a exibição espontânea e individualizada de seus pertences, com a presença de 2 (duas) testemunhas e, quando necessário, da autoridade policial competente”.

Questão 78
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme regimento em seu Art. 105. “O estágio curricular é atividade de aprendizagem social, profissional e cultural devidamente supervisionado, que visa a preparação para o trabalho”.

Questão 79
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme regimento em seu Art. 255. “Não é permitido à unidade escolar, sob qualquer pretexto, condicionar matrícula a pagamento de taxas ou de contribuições”.

Questão 80 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto conforme o regimento em seu Art. 310-B. “Em caso de inobservância das normas contidas neste Regimento e conforme a gravidade e/ou reincidência, o estudante estará sujeito à atribuição de ponto negativo no aspecto formativo do cálculo do componente curricular que acarretou a prática do descumprimento, sendo que sua aplicação deve ocorrer nos limites máximos a seguir: I – advertência oral ou retirada de sala de aula (- 0,1); II – advertência escrita (- 0,3); III – suspensão de sala de aula de, no máximo, três dias (- 0,5)”.

Questão 81 
Gabarito: C
Comentários: O item está certo conforme o PNE META 4 “Universalizar, para a população de 4 (quatro) a 17 (dezessete) anos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, o acesso à educação básica e ao atendimento educacional especializado, preferencialmente na rede regular de ensino, com a garantia de sistema educacional inclusivo, de salascde recursos multifuncionais, classes, escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados”.

Questão 82 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado, visto que a BNCC define competências para cada uma das etapas e também para a educação básica.

Questão 83 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado com base no PDE Art. 2º “São diretrizes do PDE: V – melhoria da qualidade da educação, com foco no educando”

Questão 84 
Gabarito: C
Comentários: O item deve ser dado como certo com base no PDE em sua Meta 10. No entanto, a banca pode focar 50% e trazer um gabarito diferente: “Garantir, na rede pública de ensino do Distrito Federal, a oferta de escolarização às pessoas jovens, adultas e idosas em cumprimento de pena judicial de privação de liberdade no sistema prisional do Distrito Federal, de modo que, até o último ano de vigência deste Plano, no mínimo 50% dessa população esteja atendida em um dos segmentos da educação de jovens, adultos e idosos – EJAIT na forma integrada à educação profissional”.

Questão 85 
Gabarito: C
Comentários: O item está certo, é a competência 3 da BNCC “3. Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural”

Questão 86 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, traz o conceito literal de planejamento conforme Libâneo, em seus documentos.

Questão 87 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto. Ele explica o planejamento de maneira ampla, sendo um instrumento que não é exclusivo dos docentes.

Questão 88
Gabarito: E
Comentários: O item está incorreto visto que o docente não busca a padronização das atividades e nem envolve apenas a organização das ações dos educadores.

Questão 89 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto visto que o professor é o gestor das aprendizagens e o responsável pelo planejamento.

Questão 90
Gabarito: E
Comentários: O item está errado. O planejamento curricular é a organização da dinâmica escolar. No entanto, a descrição posta no item depois da informação refere-se ao plano de ensino.

Questão 91 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, os termos listados no item são as principais causas da defasagem escolar no Brasil.

Questão 92 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, a distorção idade-série é um indicador calculado pelo Inep que indica o percentual de alunos matriculados na escola com atraso escolar de 2 anos ou mais.

Questão 93
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, visto que a avaliação diagnóstica é uma ferramenta que traz informações sobre o quanto os estudantes dominam determinados conhecimentos, habilidades e competências.

Questão 94 
Gabarito: E
Comentários: O item está errado, o percentual de escolas brasileiras que não retornaram às atividades presenciais no ano letivo de 2020 foi de 90,1%, sendo que, na rede federal, esse percentual foi de 98,4%, seguido pelas escolas municipais (97,5%), estaduais (85,9%) e privadas (70,9%).

Questão 95 
Gabarito: E
Comentários: O item está incorreto, visto que houveram diversas consequências negativas para as instituições de ensino.

Questão 96 
Gabarito: C
Comentários: O item está certo, Gasparin (2013) fala sobre a realidade social ampliada e dirigida criticamente partindo das ações docentes e discentes em um movimento dialético. E também é na práxis que se consubstancia a dinâmica da teoria e prática.

Questão 97
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, a reflexão sobre as práticas docentes trazem diversos benefícios, como exemplo o aperfeiçoamento profissional.

Questão 98 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, A construção da identidade do professor é um processo de constituição do sujeito historicamente situado na sociedade que está em constante processo de mudança, nesse sentido a construção da identidade profissional docente se configura como um processo flexível e dinâmico.

Questão 99 
Gabarito: C
Comentários: O item está correto, além disso Libâneo (2008, p. 85) afirma que, para isso, “os professores formadores do campo da didática, (…) pouco ajudarão seus alunos se continuarem reduzindo a didática a uma coleção de normas, prescrições e técnicas”.

Questão 100 
Gabarito: C
Comentários: O item está certo, Freire buscava salientar que a avaliação na escola não considerava o “saber de experiência feito”. As experiências trazidas pelas crianças não eram consideradas, suas vidas, suas lutas, suas histórias, entre outros aspectos e, com isso, as crianças das classes populares saiam em desvantagem, pois sua cotidianidade era muito distante da “exigida” pela escola.

Clique aqui para ver o arquivo completo na íntegra.

A equipe imparável de professores do Gran Cursos Online também realizou a correção da prova em vídeo. Confira no vídeo abaixo:

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Gabarito SEDF Temporários: gabarito preliminar

De acordo com o edital, o gabarito preliminar será divulgado no dia 20 de dezembro de 2021. Basta acessar o site www.quadrix.org.br.

Gabarito SEDF Temporários: recursos

Segundo o edital, os candidatos que desejarem interpor recurso tem 2 dias úteis para fazê-lo, contados a partir do 1º dia útil subsequente à data da divulgação. Basta utilizar o Sistema Eletrônico de Interposição de Recurso, disponível no site www.concursos.quadrix.org.br, entre 10 horas do primeiro dia às 18 horas do último dia.

Gabarito SEDF Temporários: análise

Vocês fez a prova da Secretaria de Educação do Distrito Federal? Deixe nos comentários a sua análise sobre a prova.

  • O que você achou do nível de dificuldade da prova?
  • O conteúdo cobrado na prova estava de acordo com o previsto no edital?
  • A banca trouxe alguma inovação na cobrança do conteúdo?
  • Havia muitos candidatos ausentes na sua sala?

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Resumo do concurso SEDF Temporários

Concurso SEDF Temporários Secretaria de Educação do Distrito Federal
Situação atual edital publicado
Banca organizadora Instituto Quadrix
Cargos Professor substituto temporário
Escolaridade Nível superior
Carreiras Educação
Lotação Brasília
Número de vagas Cadastro reserva
Remuneração R$ 1.929,43 e R$ 3.858,87
Inscrições 18/10/2021 a 10/11/2021
Taxa de inscrição R$ 20,40 e R$ 49,50
Data da prova objetiva 19/12/2021
Clique aqui para ver o edital SEDF Temporários

 


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