O governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), anunciou, nesta terça-feira (30), a convocação de mil professores aprovados em concurso público de 2013. A medida, com projeção para ocorrer em duas etapas, pretende substituir contratados na rede estadual de ensino.
Em cronograma da Secretaria de Estado de Administração, ao menos 500 profissionais serão convocados a tomar posse ainda em julho. Outros 500 tem prevista a incorporação no quadro de servidores até janeiro de 2016.
“Prorrogamos a validade do concurso por dois anos e, provavelmente, eles irão substituir os contratados. Nossa intenção é chamar o máximo possível de concursados e iniciamos planejamento para abertura de novo concurso no próximo ano”, confirmou ao Portal Correio do Estado o secretário Carlos Alberto Assis.
A lista de espera, que conta com 3.534 profissionais, não inclui graduados em física e matemática. Isso porque, conforme o secretário, todos os aprovados para lecionar ambas as disciplinas já foram convocados. Já língua portuguesa e literatura possuem 1.554 professores no aguardo, enquanto sociologia tem quatro e química e filosofia apenas um.