Este ano promete ser promissor! Boas oportunidades devem ser abertas para quem almeja uma vaga na administração pública. Conforme o Ministério do Planejamento, cerca de 20 mil postos estão vagos e precisam ser preenchidos, isso sem contar cargos que ainda dependem de aprovação do Congresso Nacional para existir. Os especialistas, como Jose Wilson Granjeiro, apontam que o no setor pelo menos 30 grandes seleções devem movimentar a vida dos concurseiros este ano. A expectativa é que haja mais vagas em 2015, porque em 2014 foram realizados concursos com índice menor de postos oferecidos -o maior teve cerca de 700, em um total de 20 mil criados. # governo
Leia também: TOP 30: Os mais esperados para 2015!
A LDO (Lei de diretrizes Orçamentárias) de 2015 prevê a criação de 28.957 cargos, fora as vagas de reposição, em caso de aposentadoria ou demissão do servidor.
Desse total, 13.974 são para o Poder Executivo, Banco Central, Receita Federal, Ministério da Fazenda e INSS. Outras cerca de 15 mil vagas são para a área de Justiça, como tribunais (9.177), Defensoria Pública (3.897) e Ministério Público da União (1.879).
Entretanto, a concorrência também deve aumentar, em razão do quadro de estagnação econômica. “Quando a economia dá sinais de problemas, é normal que as pessoas se voltem para a carreira pública. Então, 2015 será um ano com muitos concursos, mas também com muitos concorrentes”, diz Marco Antônio Araújo Jr., vice-presidente do Damásio Educacional e presidente da Anpac (Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos).
Para ele, a expectativa de cortes de gastos do governo federal não deve influenciar o quadro. “É um discurso padrão porque vagas públicas são sempre motivo de discórdia com a população, mas é algo que efetivamente é difícil de ser cortado. No máximo, o número de vagas previstas pode diminuir“, opina.
Um dos concursos mais aguardados é o do INSS com quase 5.000 oportunidades para nível médio e superior. As remunerações iniciais para os cargos respectivamente vão de R$ 4 a R$ 10 mil.
Preparação a longo prazo
Muita gente começa a se interessar pelos concursos públicos, mas não tem a menor ideia de como começar. Para quem pretende iniciar um projeto consistente e organizado, o melhor é escolher uma área de concursos para iniciar uma preparação com antecedência, sem estar vinculada à expectativa do edital de um determinado concurso.
O estudo deve começar pelas disciplinas básicas – aquelas matérias que caem em todos os concursos da área. Assim, o candidato estará se preparando para diversos concursos ao mesmo tempo. Além disso, o conhecimento relacionado às disciplinas básicas muitas vezes é importante para a compreensão de outras disciplinas.
Passar em concurso público requer dedicação e paciência. Mesmo que, por conta do corte de gastos do governo, o ano não seja aquecido para os concursos públicos, a dica é não desanimar. Esse, aliás, é um bom momento para focar e se adiantar nos estudos. Iniciar a preparação apenas quando o edital é publicado é um erro, garantem os especialistas.
É importante ter foco nos conteúdos básicos, como gramática, pois é uma disciplina que elimina muitos candidatos.
Organizar-se e estabelecer um foco é imprescindível. “O ideal é ele saber qual área planeja seguir e onde trabalhar”, aconselha o diretor-presidente do Gran Cursos, José Wilson Granjeiro. Para isso, é importante estudar a legislação do órgão almejado, os conteúdos específicos e conhecer atributos e requisitos para sair na frente da concorrência.
Aprenda AQUI passo a passo como fazer plano de estudos para prestar concurso.
Antecipe sua preparação e saia na frente! Estamos oferecendo 20% de desconto nos nossos cursos online. Utilize o cupom: ILIMITADO20
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com o Gran Cursos e conquiste a sua vaga. Ao longo de 25 anos foram mais de 600 mil aprovados em concursos públicos.
Cursos Online – Início Imediato
Confira os principais concursos previstos para 2015
[table id=23 /]