O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso Ibama) enviará novo pedido para abertura de concurso público ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG). Segundo a Assessoria de Imprensa do Instituto, o pedido incluirá a reorganização institucional e a realocação da força de trabalho com o objetivo de reiterar a solicitação para o novo concurso.
Ainda segundo o departamento de comunicação, o Planejamento recomendou que, ao reapresentar esse pedido, o instituto demonstre quais foram as ações adotadas para a reestruturação dessa força de trabalho. O pleito havia sido feito pelo Ibama, em maio do ano passado, para 680 vagas, sendo 500 de analista ambiental e outras 180 de analista administrativo, funções de nível superior. A Assessoria informou também que, no momento, apenas esses dois cargos deverão ser incluídos no pedido reencaminhado. A solicitação precisa ser reenviada até 31 de maio deste ano, para que possa ser analisada e incluída na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2017.
Portanto, quem tem afinidade com a área ambiental deve logo iniciar os estudos, podendo mesmo basear-se no conteúdo do concurso anterior, feito em 2012. Na ocasião, 108 vagas foram oferecidas para analista ambiental, 61 para analista administrativo e 300 para técnico administrativo. As áreas de analista ambiental foram licenciamento ambiental, monitoramento, regulação, controle, fiscalização e auditoria ambiental; e gestão, proteção e controle da qualidade ambiental.
Últimos concursos
Os candidatos do concurso realizado em 2012 realizaram provas objetiva e discursiva com duração de cinco horas. A banca responsável pelo certame foi o Cespe/UnB. Na época, os graduados em qualquer formação puderam optar por vagas no Rio de Janeiro ou Distrito Federal. As avaliações tiveram 50 questões de conhecimentos básicos (Língua Portuguesa, Atualidades, Ética no serviço público, Noções de Direitos Constitucional e Administrativo e Legislação do Meio Ambiente) e 70 de conhecimentos específicos. Nesse caso, as disciplinas foram de acordo com os temas escolhidos: 1 – Licenciamento ambiental, 2 – Monitoramento, Regulação, Controle, Fiscalização e Auditoria ambiental, 3 – Gestão, Proteção e Controle da Qualidade Ambiental. Na prova discursiva, foram cobradas uma dissertação de até 30 linhas e duas questões práticas, em até 10 linhas.
Já para as 61 vagas de analista administrativo, em 2013, as oportunidades administrativas foram distribuídas por 18 estados, além da capital federal. Os candidatos tiveram quatro horas e meia para concluírem 50 questões e uma dissertação. Nos conhecimentos básicos, foram cobradas Língua Portuguesa, Informática, Matemática, Raciocínio Lógico, Atualidades e Noções de Direito Constitucional; na específica, foram Noções de Direito Administrativo, Legislação do setor de Maio Ambiente, Administração Geral e Pública, Administração Orçamentária, Financeira e Orçamento Público, Gestão de Pessoas, Ética no Serviço Público, e Administração de Recursos Materiais.
Clique aqui e confira mais informações sobre o Concurso IBAMA
Detalhes:
- Concurso: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Concurso Ibama)
- Banca organizadora: A definir
- Cargos: Analista ambiental; Analista administrativo
- Escolaridade: Nível superior
- Número de vagas: 680
- Remuneração: R$ 7.675,45
- Situação: Previsto
- Previsão de publicação do edital: 2016
- Link do último edital: Administrativo – Ambiental – Técnico
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 26 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros