Fala, meus consagrados! Tudo beleza com vocês?
Vamos estudar o que são variáveis e constantes e a diferença entre elas.
Teoria
Tanto as variáveis quanto as constantes são recipientes (endereços de memória) que armazenam informações de um determinado tipo, para que seja possível a manipulação delas pelos programas.
As informações contidas nas variáveis podem ser modificadas no decorrer do programa, enquanto as informações relacionadas a constantes não podem.
Faremos uma analogia entre variáveis e constantes com garagens de carros:
- Os dados são os carros;
- Tanto as variáveis quanto as constantes são as garagens:
- As variáveis são garagens com rotatividade de carros de mesma marca e de mesmo modelo, mas nem sempre teremos o mesmo carro estacionado;
- As constantes, por sua vez, são garagens de carros de um colecionador, onde cada garagem recebe um carro de mesma marca e de mesmo modelo: uma vez um carro estacionado na garagem, ele não sai mais;
- O nome das variáveis e das constantes é a identificação das garagens;
- O tipo das variáveis e das constantes define qual a marca e qual o modelo de carros as garagens podem receber.
Se definirmos que nossas garagens caibam apenas carros do tipo Fiat Uno, para nossa tristeza, não poderemos estacionar uma Dodge Ram. Definimos o tipo da garagem para receber modelo de carro de pequeno porte e não um modelo de carro maior. Seria como tentarmos atribuir um valor de ponto flutuante (Dodge Ram) para uma variável (garagem) do tipo int (Fiat Uno).
Para declaração de variáveis e constantes, temos a seguinte sintaxe:
var <variável 1>[, <variável 2>, ...]: <tipo 1>; <variável 3>[, <variável 4>, ...]: <tipo 2>; const <constante 1> = <valor 1>; <constante 2> = <valor 2>; <constante N> = <valor N>;
Importante: o tipo de uma constante é definido pelo tipo do valor atribuído a ela.
Muitas linguagens de programação utilizam algumas regras para nomes de variáveis e constantes, entre elas, podemos citar:
Os nomes das variáveis e constantes podem iniciar com letras (a-z A-Z) e sublinhado (_). Para a grande maioria das linguagens, os nomes de variáveis e constantes não podem iniciar com números (0-9).
E esses nomes podem ter, como demais caracteres:
- Letras (a-z A-Z);
- Números (0-9); e
- Sublinhado (_).
Esses nomes não podem:
- Ter nomes de palavras reservadas;
- Que são comandos de uma linguagem de programação específica; e
- Possuir espaços em branco.
Pontos importantes:
- Para identificação de constantes, usam-se letras maiúsculas, por convenção; e
- Para algoritmos, a escolha de letras maiúsculas ou minúsculas para nomes de variáveis é indiferente.
Como exemplo de algoritmo, temos o seguinte:
Algoritmo somaDoisNumerosInteiros; var num1, num2, total: inteiro; início escreva(“Digite o valor do número 1: ”); leia(num1); escreva(“Digite o valor do número 2: ”); leia(num2); total := num1 + num2; escreva(“A soma dos dois números é ”, total); fim
Questões de concursos
[VUNESP 2013 CTA – Técnico em Informática] Em linguagem de programação, uma variável é:
[A] o resultado de uma expressão aritmética.
[B] o nome dado às informações salvas no disco.
[C] um número, uma letra ou um ponto-flutuante.
[D] uma posição de memória identificada.
[E] uma palavra especial utilizada pela linguagem para identificar suas instruções de controle
Comentários:
Tanto as variáveis quanto as constantes são recipientes (endereços de memória) que armazenam informações de um determinado tipo, para que seja possível a manipulação delas pelos programas.
Então a letra d é o nosso gabarito: uma variável uma posição de memória identificada.
Gabarito: letra D.
Então é isso!
[]s e até a próxima!
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Professor Rogerão Araújo