Após a autorização, concedida no último dia 2, o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) iniciará, nos próximos dias, os preparativos do concurso que visa ao preenchimento de 80 vagas no cargo de analista de planejamento e orçamento.
/
O próximo passo será a escolha da organizadora da seleção. Se o novo concurso seguir o mesmo caminho dos anteriores, o mais provável é que novamente a Esaf seja a escolhida. De acordo com a Portaria nº 557, que autorizou o concurso, a divulgação do edital deverá ser realizada até o final de junho, ou seja, em até seis meses, nos quais os interessados já podem ir se preparando.
.
Para concorrer, é necessário nível superior em qualquer área de formação. De acordo com a tabela de remunerações dos servidores públicos federais, o rendimento inicial da carreira é de R$14.648,64. No valor já está incluído R$373 de auxílio alimentação.
/
No último concurso, realizado em 2009, cuja lotação foi somente em Brasília, a seleção ocorreu por meio de provas objetivas, discursivas, análise de títulos, além de curso de formação. Na prova objetiva foram cobradas questões de Conhecimentos Gerais (Português, Inglês, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo e Administração Geral e Pública) e Conhecimentos Específicos (Teoria Pública, Direito Financeiro e Tributário e Contabilidade Geral e Pública).
´