Muito mais do que uma pausa pra respirar!

Por
2 min. de leitura

muito_mais_do_que_uma_pausa_pra_respirar_

 Por: Fabrício Dutra

O sistema respiratório fornece oxigênio e remove gás carbônico do organismo, auxilia as células no metabolismo e atua em conjunto com o sistema circulatório. O sistema respiratório também está envolvido com a vocalização. Ele é formado pelo nariz, cavidade do nariz, faringe, laringe, traqueia, brônquios e pulmões.

O que isso tem a ver com pontuação, mais especificamente com vírgula? NADA!

Embora nos tenha sido transmito que a vírgula é uma pausa para respirar, não é por meio da respiração que os elementos textuais se articulam. Os termos que compõem um texto possuem relações sintáticas, morfológicas e semânticas. Nomenclaturas e normas gramaticais à parte, uma coisa é certa: ao escrever um texto, o candidato sempre tem dúvidas quanto ao uso dos sinais de pontuação, e, quando usa os sinais de pontuação adequadamente, limita-se a usar vírgula e ponto.

Há situações textuais em que a vírgula pode ser substituída por outros sinais de pontuação, a saber: travessões, dois-pontos, parênteses, ponto-e-vírgula. É-se sugerido que o produtor do texto diversifique o uso desses sinais; com isso, convencerá a banca de que domina os mais variados recursos linguísticos de pontuação.

Dentro do aspecto semântico, as vírgulas são usadas para isolar elementos com valor explicativo: aposto explicativo, adjetivo explicativo, oração adjetiva explicativa. A retirada dessa vírgula (ou do par de vírgulas) acarreta alterações semânticas em relação ao substantivo referido.  Observe os exemplos: O livro, que meu professor publicou, ajudou toda a turma na prova. A oração, de natureza adjetiva, “que meu professor publicou” está isolada por vírgulas; esse fato lhe traz um aspecto semântico de valor explicativo. A retirada de tais vírgulas daria a essa oração um valor restritivo; logo, o uso da vírgula, nesse caso, possui relação com o significado. Essas vírgulas, que intercalam elemento explicativo, poderiam corretamente ser trocadas por parênteses e travessões.

No exemplo: Brasília, a capital federal, virou um canteiro de obras, o termo isolado pelas vírgulas, embora também seja um elemento de valor explicativo, não pode ser chamado de adjetivo. Note a presença de um artigo “a” determinando “capital federal”, o qual, necessariamente, se relaciona diretamente com núcleo substantivo; nesse caso, classifica-se sintaticamente “a capital federal” como aposto explicativo. Detalhe: as vírgulas que isolam esse termo são obrigatórias!

Quando se fala em uso sintático da vírgula, atualmente, observa-se uma expressiva ocorrência em provas de concurso público. Dentro desse aspecto, ela é usada para isolar elemento de valor adverbial deslocado. Observe-se o caso: No Brasil, diversas manifestações populares mexeram com a população. A vírgula trabalha como elemento de preservação da ordem direta, visto que isola elemento que “desrespeita a ordem direta”.

Para que o sistema SVC fosse empregado de forma plena, a oração começaria com o sujeito “diversas manifestações”. Todavia, o elemento que inicia o texto é o adjunto adverbial (que expressa circunstância de lugar), isto é, ele não se encontra na sua posição natural (em relação à ordem direta): o final da oração. O isolamento dos adjuntos adverbiais pode ser facultativo ou obrigatório, a depender da quantidade de palavras que existem em seu interior. Com uma ou duas palavras, a vírgula é opcional. Com mais de duas palavras, a vírgula se faz obrigatória.

Dentro do aspecto sintático, as vírgulas também separam itens de uma enumeração (elementos coordenados). Costumo dizer aos alunos que essa vírgula é a que ninguém erra. Exemplo: O acordo foi assinado por Portugal, Brasil, Moçambique, Angola. Note que a enumeração deve ser isolada por vírgula e não há ninguém com bom senso no mundo que imagine tais elementos sem a presença de vírgulas.

Deve-se atentar sempre para o que o enunciado da prova solicita. Se a retirada ou uso das vírgulas mexe na correção ou no sentido, por exemplo. Bem como a justificativa para o uso dos sinais de pontuação. Nerds, vírgula é um assunto obrigatório em qualquer prova de concurso, exige estudo, esforço, leitura e muita resolução de exercícios. Acredite! Este assunto não possui alguma relação com o seu sistema respiratório. Vírgula não é pausa, é instrumento gramatical, deve ser estudado, analisado, pesquisado e principalmente, USADO!

Por
2 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

fabricio dutra palavra de quem entende