Meus heróis, e minhas heroínas, sejam bem-vindos a mais um artigo. Hoje vamos falar das questões.
Você realmente usa as questões de forma eficiente? Quais métricas são realmente relevantes? Quantas questões por dia? O que fazer com aquelas que você erra? Como filtrar questões? Com ABSOLUTA certeza, essas são as perguntas mais comuns no universo dos concurseiros, não é verdade?
Hoje vou te ajudar a esclarecer algumas dessas perguntas. Mas antes preciso trazer uma breve introdução, que é fundamental para que as peças do quebra-cabeça se encaixem perfeitamente quando você for montá-lo em sua mente. O que normalmente ocorre é que enxergamos as “questões” de uma maneira única. Simplesmente pegamos uma bateria de exercícios e começamos a resolver uma questão atrás da outra. Com isso, essa etapa tão importante acaba se tornando automática e sem propósito. E você acaba de cair na ilusão da mesmice.
É necessário mudar esse contexto, porque nosso cérebro gosta é de novidades. E o que podemos fazer para mudar isso?
Quero começar explicando para você que existem pelo menos nove formas de usar questões na sua rotina; elas envolvem alguns parâmetros e estão perfeitamente alinhadas com meu método de estudos, O Estudo em Camadas – OEC®. Vale ressaltar que você não precisa usar todas as nove formas ao mesmo tempo, em todas as matérias. Na verdade, seguindo a filosofia do OEC, você notará que algumas formas de resolução de questões são mais adequadas nas fases iniciais do seu estudo, enquanto outras farão mais sentido em etapas posteriores. Isso acontece porque cada fase exige habilidades específicas a serem trabalhadas, e, para trabalhar essas habilidades, é necessário usar técnicas diferentes.
Talvez você não conheça o método O Estudo em Camadas – OEC®. Então, vou te nortear fazendo um breve resumo. Quais são as três camadas do estudo? A primeira é a Camada de Entendimento, em que o aluno terá contato com o conteúdo pela primeira vez, seja por meio da videoaula ou pelo PDF. Já na segunda camada, você vai solidificar tudo aquilo que aprendeu na primeira. A Camada 2 (Solidificar) é um pouco mais complexa, pois você começa a aprofundar o conteúdo e arrumá-lo de maneira ordenada, aumentando o volume de questões e mapeando seus pontos fortes e fracos. Por último, mas não menos importante, temos a Camada 3, a Manutenção. Cada uma delas é de extrema importância na caminhada rumo à aprovação.
Depois dessa introdução a’O Estudo em Camadas®, vou te apresentar três tipos diferentes de utilização das questões. Elas são utilizadas principalmente na Camada 1, de Entendimento. Em artigos futuros, você encontrará diferentes usos. Por isso, continue acompanhando.
1. Questões de reconhecimento. É muito importante o uso dessas questões, elas são o básico e muitas vezes não as encaramos com esse raciocínio. Nas questões de reconhecimento, precisamos entender como o conteúdo é cobrado, qual a abordagem das bancas a respeito daquele tópico. Aqui a ideia é resolver ao menos cinco questões ao final da sessão de estudo e não nos preocuparmos em acertar todas. Guarde isso em seu coração: o propósito definido dessa resolução é apenas reconhecer o conteúdo. Elas não vão avaliar nada, e você não precisa ter assistido todas as videoaulas do assunto. Perceba que, por muitas vezes, não é possível encerrar um tópico todo em uma única sessão de estudo. Então, assim que terminar de assistir uma aula ou ler algumas páginas do PDF, resolva questões! Isso trará familiaridade com a maneira como o conteúdo é cobrado e te fará perder o medo de errar questões. É difícil no começo, mas é uma habilidade que, como tudo na vida, com o tempo melhora e fica mais agradável. Leve e pratique isso: questões todos os dias.
2. Questões avaliativas. Essa é a hora de você mudar a chave e ser cobrado. Essa bateria de questões, de uns 30 a 50 itens, você deve resolver como se fosse um simulado. Resolva tudo, depois corrija tudo. É crucial ver o percentual de acerto que obteve, pois essa é a métrica de como você foi naquele conteúdo que acabou de ver. Enfatizo que, nesse momento, é muito importante você ter visto todas as videoaulas daquele tópico, pois só assim o estudo vai fazer sentido. A ideia central é encarar como um dia de simulado, ou seja, é um verdadeiro teste para mensurar a retenção daquele conteúdo. Isso é extremamente importante. Aqui é hora de vestir a camisa do concurseiro FICHA LIMPA! Não é para chutar questão, não é para você olhar o gabarito sem ter feito todo o simulado – o objetivo aqui é evitar uma “roubadinha” muito comum, de forma que a resposta de um item te ajuda na resposta de outro. Você deve ser super sincero, aqui o princípio é a honra!
– Isso vai fazer diferença? Você pode estar se perguntando. Exemplificarei: ao pegar um bloco de questões, você repara que nem sabe direito do que a terceira questão está falando, resolve chutar e acerta. Sabe disso, pois olhou o gabarito imediatamente após a resolução. Adiante, na questão 7, há um enunciado muito parecido com essa questão 3 (que você acertou no chute), logo, você acertará mais uma questão sem legitimidade. Isso sabota todo o processo, além de dar brecha para outros sabotadores e para a Síndrome do Impostor.
Segue a receita: primeiro resolva tudo e depois confira o gabarito, ok? Viu todas as videoaulas? Concluiu um tópico? Faça esse minissimulado, resolva tudo e depois corrija tudo de uma vez só. No MÍNIMO 30 questões! É muito importante você anotar seu percentual de acerto. Tenha uma tabela adequada para esse registro. Essa prática irá te ajudar a perceber padrões, além de ficar mais fácil reconhecer onde está errando para fazer ajustes pontuais, o que possibilita as futuras melhorias. Essa tabela também é um mapeamento dos seus pontos fortes, que são tópicos que permitem uma economia de tempo e energia.
Para colaborar nessa resolução, que chamo de feedback diferido, você pode usar o recurso do “simulado”, disponível na plataforma de questões do Gran. Lá você faz os seus filtros de questões, manda gerar o simulado e depois você vai em “Gerar PDF”. Você não precisa imprimir, pode resolver nos seus aplicativos de leitura de PDF. Não tem desculpas! Esse formato garante que você não veja as respostas das questões sem antes terminar a bateria inteira.
Questões na revisão ativa: nesse momento vamos adentrar em um dos pilares fundamentais de quem estuda para concursos e realmente deseja otimizar sua rotina de estudos. Entenda que uma revisão bem feita e adequada à sua rotina de estudo te trará resultados exponenciais, e logo você notará a diferença. O uso das questões aqui é um pouco diferente do que mencionado acima, pois a revisão ativa deve ser feita a cada bloco de 10 videoaulas de uma matéria – isso dá, em média, 5 sessões de estudo de uma hora. Acredito que o melhor nessa fase de estudo não seja resolver um número “X” de questões, e sim por tempo. Dessa forma você conseguirá extrair o melhor de um ciclo de estudos, dedicando 30 minutos a uma revisão ativa e 30 minutos resolvendo questões. Outro ponto importante é que essa etapa não deve ser feita para todas as matérias de uma única vez. O ideal é que todos os dias você faça uma revisão ativa de qualquer matéria que seja, para que, assim, o ato de revisar todos os dias se torne uma rotina simples.
Em um artigo futuro, falarei dos diferentes tipos de revisão que eu uso com meus alunos e te ensinarei também ciclos de revisão periódica e acumulativa. Espero que essa pequena partícula de conhecimento ilumine sua mente e te ajude na caminhada rumo à aprovação.
Antes de encerrar, quero te convidar para conhecer o serviço de mentoria e coaching do Gran Cursos Online: somos uma equipe capacitada (da qual tenho orgulho de fazer parte) formada por profissionais altamente habilitados e preparados, os GranXperts. Nosso trabalho é te ajudar nessa jornada de estudos, te tornar um candidato de alto desempenho, te ajudar a ser o melhor estudante que você pode ser, para, assim, atingir sua tão sonhada aprovação. Nós te orientamos e acompanhamos seus estudos para que atinja seu potencial máximo. Venha conhecer nossos serviços!
Obrigada pelo seu tempo e atenção. Até a próxima aventura.
Priscilla Lacerda