No último sábado, tive o privilégio de abrir mais um Gran Dicas, nossa tradicional revisão presencial de véspera, desta vez focada no concurso da Polícia Militar do DF. O evento contou com 3 mil participantes e, como de praxe, uma energia maravilhosa. Na abertura, fiz questão de contar um pouco da inspiradora história de Pâmela Tayná, ex-aluna do Gran que conquistou o primeiro lugar no último certame. O que poucos sabiam é que ela enfrentou 35 reprovações antes disso, algumas por uma margem mínima, coisa de décimos! Sim, foram nada menos que 35 reprovações antes da tão sonhada aprovação dentro das vagas. Tudo bem que Pâmela começou no mundo dos concursos muito cedo, ainda na faculdade, mas lidar com tantos insucessos seguidos é difícil. Não por outra razão, ela saiu da prova da PMDF certa de que dera errado mais uma vez e só acreditou no excelente resultado quando o pai confirmou.
Pois então. Inspirado na história da ex-concurseira e hoje mentora no Gran, quero mostrar por A mais B que você também pode chegar lá. Para tanto, começo fazendo uma analogia um tanto inusitada, invocando a imagem de um iceberg para falar dos desafios de quem decide encarar a preparação para concurso público. É que, em geral, vemos apenas o topo dessas enormes massas de gelo que flutuam nos mares mais frios. Isto é, só conseguimos enxergar o ápice da trajetória do concurseiro, a aprovação, como o primeiro lugar de Pâmela. No entanto, observe o que estava por baixo da ponta do iceberg de nossa protagonista.
Isso nos leva a questionar: qual é o tamanho do seu iceberg? Você já reprovou em alguma prova (ou em várias)? Já passou por decepções, revezes e dores nessa dura jornada de concurseiro? Se sim, saiba que isso faz parte da construção da imensa estrutura que sustentará a parte visível – e tão almejada. Talvez o seu iceberg ainda esteja em formação, mas uma coisa é certa: uma hora será possível ver a parte acima do oceano. No caso de Pâmela, foram anos de trabalho duro e de persistência, com muito gelo invisível sendo produzido até que algo finalmente ultrapassasse a superfície do oceano.
Entrevistei Pâmela para o meu canal Imparável, no YouTube. Durante nossa conversa, ela compartilhou conselhos valiosos para qualquer um que tenha tomado a decisão de lutar por uma vaga no serviço público. Destaco alguns a seguir. Recomendo muito que você os leia com atenção e procure assimilá-los, pois não tenho dúvida de que farão toda a diferença.
- Reprovações fazem parte.
Sim, elas são esperadas. O importante é não ficar paralisado. Pâmela foi reprovada 35 vezes, mas nunca desistiu. Se aconteceu com você, tire uns dias para refletir e, talvez, fazer uma correção de rumo. Se tempo for um problema, retome a preparação já no dia seguinte, mesmo que seja chorando, derramando lágrimas sobre o material de estudo. Reprovações não devem ser vistas como fracasso; são oportunidades de aprendizado e ajuste de rota.
- Entenda que você precisará se tornar um operário dos estudos.
Quando se entra no mundo dos concursos, é preciso estabelecer uma rotina profissional de estudos, como se fosse trabalho mesmo, entende? Defina horários para começar o dia de estudos, para se alimentar, para descansar um pouco e para encerrar o “expediente”. Se você tomou a decisão de se preparar para concurso, lembre-se de que essa tarefa é sua responsabilidade e, no dia decisivo, será você e sua mente que entrarão na arena de batalha.
- No dia da prova, não invente
Não faça nada muito fora da sua rotina na véspera ou no dia da prova. Nada de experimentar novos alimentos ou um novo modo de revisar a matéria. Tampouco queira encontrar uma solução milagrosa de última hora para uma deficiência que você não conseguiu resolver em meses de preparação. Faça o básico, aquilo que você já conhece. Não é hora de testar nada!
- Não se esqueça do Teste de Aptidão Física (TAF).
Se o concurso incluir uma prova física, prepare-se antecipadamente, antes mesmo de o resultado das demais provas ser divulgado. Depois da publicação da lista de classificados para o TAF, provavelmente não haverá tempo suficiente para você ganhar força e condicionamento físico para enfrentá-lo e ser bem-sucedido.
- Comece antes de ter as condições ideais.
Se necessário, comece sua jornada de estudos com recursos mínimos, mas comece. Não espere pelas condições ideais, pois elas NUNCA chegarão. Faça o melhor que puder com o que tem agora.
- Esteja ciente de que sua vida não se transformará num conto de fadas.
Ao alcançar a aprovação, nomeação e posse no sonhado cargo público, saiba que a vida não se tornará perfeita como num passe de mágica. Você conquistará independência financeira e uma vida mais confortável? Sim, com certeza. Muitos dos seus atuais problemas serão, sim, resolvidos, mas sempre haverá outros desafios a enfrentar.
- Quando pensar em desistir, lembre-se do motivo pelo qual começou.
Sua motivação é o que impulsiona você a agir. Geralmente está relacionada a alguém: o parceiro, os filhos, os pais… Uma sugestão é, depois de receber o primeiro salário como servidor público, presentear as pessoas que ajudaram você na longa jornada de preparação até a aprovação. Dê a si mesmo de presente essa pequena alegria. Você merece.
- Não abra mão de tudo na sua vida.
Sua vida não vai parar por causa do concurso, assim como o concurso não vai parar por causa da sua vida. Evite o isolamento completo, não deixe de fazer exercícios físicos ou de encontrar bons amigos. Caso contrário, mesmo que você alcance a aprovação, poderá se sentir solitário. Qual a graça de estar explodindo de felicidade se não há ninguém com quem comemorar? Pior ainda, imagine o sufoco de não ter com quem dividir sua angústia e ansiedade quando elas resolverem aparecer… Tente encontrar algum equilíbrio na difícil rotina de concurseiro.
- Saiba que a constância é mais importante do que a velocidade.
Um concurso público não é uma corrida de 100 metros rasos. Está mais para uma maratona, em que manter uma marcha constante e na direção certa vale muito mais do que ter picos de dedicação.
- Programe seu tempo de estudo e seja honesto consigo mesmo nesse quesito.
Não adianta estudar apenas 30 minutos por dia e perder horas no WhatsApp, Tik Tok ou outra rede social qualquer. Quando se trata de preparação para concursos públicos, qualidade é muito mais importante do que quantidade, mas isso não deve servir de desculpa para distrações inoportunas. Já entrevistei candidatos aprovados em concursos de ponta que tinham disponibilidade limitada para estudar, mas usavam seu tempo com o máximo de eficiência.
Concluo com uma imagem para lá de motivadora de Pâmela com a família no dia da formatura na PMDF. Queremos que você também viva isso na carreira que escolher. Não se esqueça, ela passou em primeiro, mas reprovou 35 vezes antes disso.
Se ela conseguiu, você também consegue.
Se quiser assistir à abertura do evento que fiz com a participação especial de nossa protagonista, clique AQUI.
Aguardo o seu convite para o churrasco de posse. 🙂
P.S.: Siga-me (moderadamente, é claro) em meu perfil no Instagram. Lá, postarei pequenos textos de conteúdo motivacional. Serão dicas bem objetivas, mas, ainda assim, capazes de ajudá-lo em sua jornada rumo ao serviço público.
Mais artigos para ajudar em sua preparação:
- Porta fechada, portão aberto
- Conselhos do meu EU futuro
- Fé nos momentos difíceis
- Há um tempo certo para todas as coisas
- A motivação supera a inteligência
- Imagine uma nova história…
- Vença o desânimo
- O lado perigoso da comparação
- Quando se sentir fraco…
- Hábitos ruins que estragam vidas
- O valor do capricho
- Comprometimento não aceita meio-termo
- Multidões perigosas
- Não faça tempestade em copo d’água
- Nada supera o trabalho
- Por que estou passando por isso?
- É possível ser imparável?
- Gratidão salva vidas
- Profecia autorrealizável
- A disciplina do Rei Pelé
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: