O que esperar da CODHAB? Por: Elias Santana

Avatar


22 de Novembro de 2018

No próximo domingo (25), haverá mais uma prova para o concurso da CODHAB. O certame é organizado pela banca Quadrix, e, como algumas provas foram aplicadas no fim de semana passado (para outros cargos), resolvi fazer um artigo para tentar prever o que pode aparecer na prova de língua portuguesa.

Foram 12 questões de português. A frente predominante foi gramática – havia apenas uma questão de análise de textos e duas de “correspondência oficial” (entre aspas porque as duas questões poderiam ser resolvidas sem qualquer conhecimento de RO).

Para resolver todas as questões, não era necessário ler o texto todo (apenas 1/3 dele). Isso é muito comum nas provas da Quadrix! Por isso, nunca comece pela leitura do texto. Veja as questões e separe-as; comece por gramática; só analise o texto ao final de tudo. Isso é importante para ganhar tempo.

Em gramática, nada de novidade. Concordância verbal, crase e pontuação estavam novamente presentes (e vão estar na prova do dia 25). Tenha cuidado com os sujeitos pós postos, busque com atenção o termo regente associado ao acento grave e não entenda qualquer vírgula como uma explicação.

A Quadrix também deve propor novamente questões de reescrita e substituição vocabular (umas 4 questões, no mínimo). Comece sempre pela análise gramatical (principalmente colocação pronominal e pronomes relativos). Além disso, tome cuidado com os significados das palavras.

Em geral, as provas da Quadrix são muito bem feitas (na minha opinião, ela está entre as melhores organizadoras do país). Se você estudou com afinco e resolveu questões anteriores, deve conseguir um resultado muito interessante! Faça uma excelente prova! Fique com Deus!

 


Elias Santana

Licenciado em Letras – Língua Portuguesa e Respectiva Literatura – pela Universidade de Brasília. Possui mestrado pela mesma instituição, na área de concentração “Gramática – Teoria e Análise”, com enfoque em ensino de gramática. Foi servidor da Secretaria de Educação do DF, além de professor em vários colégios e cursos preparatórios. Ministra aulas de gramática, redação discursiva e interpretação de textos. Ademais, é escritor, com uma obra literária já publicada. Por essa razão, recebeu Moção de Louvor da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

 


 

CONCURSOS ABERTOS: veja aqui os editais publicados e garanta a sua vaga!

CONCURSOS 2018: confira aqui os certames previstos ainda para este ano!

CONCURSOS 2019: clique aqui e confira as oportunidades para o próximo ano!

Estudando para concursos públicos? Prepare-se com quem mais entende do assunto! Cursos completos 2 em 1, professores especialistas e um banco com mais de 800.000 questões de prova! Garanta já a sua vaga!

Estude onde, quando, como quiser e em até 12x sem juros! Teste agora por 30 dias!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/concurso/tce-mg-tribunal-de-contas-do-estado-de-minas-gerais” target=”blank” style=”flat” background=”#ff0000″ size=”7″ icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se![/su_button]

Avatar


22 de Novembro de 2018