Todos os meus alunos sabem que blindar as emoções é um caminho para muitas neuroses. Sinais de transtornos de ansiedade, fobias e muitas neuroses surgem dessa supressão das emoções. Temos de senti-las e desenvolvermos habilidades para lidar com elas – caso contrário, seremos indivíduos mal resolvidos.
Alguns acontecimentos ruins podem desorganizar a nossa mente e nos constranger. Para evitarmos e suavizarmos algumas sensações, é possível que a percepção seja alterada como uma forma de controle. Os mecanismos de defesa servem para tentarmos controlar conflitos, impulsos agressivos, ressentimentos e traumas, assim como um escudo.
O problema está na circunstância de se criar um hábito e a energia que se despende dentro desse mecanismo, o que pode trazer respostas disfuncionais com uma falsa visão dos fatos, levando a termos respostas contraproducentes na nossa realidade.
No divã, iremos abordar vários “escudos emocionais” que poderão te levar à reprovação. A negação, a racionalização, a regressão, o medo, a culpa, a fantasia, o perfeccionismo estão entre alguns deles. Se você é adepto de frases como: