A persistência, a fuga das galinhas e as 6 lições de um concursando vencedor. Por: Wellington Antunes

Por
4 min. de leitura

A persistência, a fuga das galinhas e as 6 lições de um concursando vencedor. Por: Wellington Antunes“E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.” Gálatas 6:9

Hoje quero compartilhar com você algumas lições espetaculares que extraí do filme de animação “A fuga das galinhas”, após assisti-lo umas 50 vezes (rsrs). Deixe-me explicar.

Eu tenho dois filhos, que têm, entre eles, uma diferença de idade de quase 5 anos.

Meu primeiro filho, quando descobriu esse filme, fez-me assisti-lo umas 30 vezes. Às vezes, assistíamos 5 vezes por semana. Quando eu pensei que tinha vencido essa fase, minha filha também descobriu esse filme.

E advinha!? Começou a saga novamente: assisti mais umas 30 outras vezes.

O fato é que, após algumas reprises, comecei a associar a história das galináceas com a minha trajetória de concursando (já, já você vai entender o porquê).

Notei que a história trazia, na verdade, diversas lições que nós, concursandos, precisamos praticar diariamente para alcançar o nosso “lugar no paraíso”.

Acompanhe!

Cena 1

O filme se desenvolve na fazenda dos Tweedys. Nessa fazenda, as galinhas vivem como verdadeiras prisioneiras. A senhora Tweedy é a vilã da história. A regra básica no galinheiro é: há metas a serem cumpridas (número de ovos). Quem não “bate” a meta é abatida.

Inconformada com essa situação, Ginger, a líder das galinhas, pretende fugir do galinheiro, levando consigo todas as suas “companheiras”. O sonho a ser realizado era levar todas para um lugar em que pudessem viver livres e felizes. Havia até um cartaz com uma foto desse local para o qual desejavam ir.

Para alcançar esse plano, Ginger vivia planejando formas de realizar seu sonho.

Lição 1 – precisamos ter um sonho! Uma meta! Temos de definir o “lugar ao sol” aonde queremos chegar.

Li certa vez que “nenhum vento sopra a favor de quem não sabe para onde ir”.

Lição 2 – definido o ponto de chegada, planeje. Monte um plano de ação que te oriente nessa jornada. Não basta querer alcançar, você precisa estabelecer o passo a passo, para que não caminhe sem direção.

O planejamento e a organização dos estudos é um dos pontos mais importantes na preparação para concursos públicos. Isso é tão importante quanto estudar.

Segundo John L. Beckley,“a maioria das pessoas não planeja fracassar, fracassa por não planejar”.

Cena 2

Ginger planejava e colocava em prática. A cada tentativa frustrada, ela montava uma nova tática, e tentava novamente.

Lição 3 – tão importante quanto planejar é a atitude de executar. Há muitos belos planos e sonhos “engavetados” por aí. Precisamos executar o que planejamos.

Lição 4 – não podemos repetir os mesmos erros a cada nova tentativa. Precisamos criar métodos diferentes e analisar o que deu errado para que possamos progredir em cada etapa de nossa jornada.

Você sabe exatamente em que matérias ou conteúdos há necessidade de uma maior atenção? Você sabe quais foram as matérias em que não teve um bom rendimento na última prova a que se submeteu?

Cena 3

Após diversas tentativas frustradas, há uma parte do filme bem interessante:

Ginger sobe no telhado do galinheiro e fica ali pensando. Nesse momento, uma outra galinha pergunta se ela pensa em desistir, diante de tantos “planos fracassados”. Ginger, de forma bem enfática, responde que não!

A “amiga” complementa: “mas nós só temos uma chance em um milhão!”

Ginger diz: então nós temos uma chance! Vamos continuar tentando!

Uau!!!! Essa parte, para mim, foi a mais top!!!

Lição 5 – se quisermos alcançar nosso alvo, temos de tomar uma decisão: eu não vou desistir. Vou persistir! Ainda que as circunstâncias sejam contrárias, vou continuar em minha jornada!

Isso é bem interessante, pois, atualmente, temos visto uma redução do número de vagas imediatas nos editais. Esse fato tem feito muitos guerreiros desistirem da guerra. Em especial, quando analisam isso comparativamente ao número de concorrentes.

O ideal seria conseguir fugir já na primeira tentativa! Seria o ideal.

Da mesma forma, o ideal seria um número expressivo de vagas imediatas (umas 1000 vagas), com uns 500 candidatos concorrendo por elas (duas vagas para cada, rsrs). Pena que isso não é a realidade!

Se não tivermos maturidade para lidar com isso, dificilmente conseguiremos realizar nosso sonho.

Cena 4

Vendo a queda no rendimento, a senhora Tweedy encontra um artigo em uma revista que sugere uma nova maneira de trazer mais lucros. Com isso, ela decide comprar uma máquina para fazer tortas de frango. A situação para as galinhas, que já não era boa, fica ainda pior!

Diante disso, Ginger tenta reunir as forças das outras galinhas para que elas acelerem os seus esforços para escapar. No entanto, ela logo conclui que seu único plano viável é passar por cima do muro do galinheiro, algo que nunca havia sido cogitado ainda. Enquanto ela estava do lado de fora, naquela noite, olhando os céus e planejando, ela vê o galo Rocky Rhodes voando acima do galinheiro, até que esse se bate sobre a cerca e aterrissa, quebrando sua asa. Depois, Ginger encontra um pedaço de um cartaz do circo sugerindo que Rocky sabe voar. Ela, então, concorda em escondê-lo de seu proprietário. Em troca, ele ensinará as galinhas a voar.

Após diversas tentativas, verificaram que teriam, novamente, de criar um novo plano, pois, na realidade, as galinhas não tinham nenhuma habilidade de voar. Nesse contexto, o galo Fowler começa a falar de seus dias na Força aérea, o que inspira Ginger a propor a construção de um avião, o qual, após muitas dificuldades, foi o passaporte para a liberdade: elas conseguiram realizar seu plano.

Lição 6 – quanto mais ousado for o seu projeto, maior terá de ser o investimento, a disciplina, a resiliência, a persistência. Aqui a lição é diretamente proporcional!

Ser aprovado em um concurso não é impossível! Mas exige esforço, coragem, fé, atitude e planejamento.

A liberdade financeira, a estabilidade profissional, a realização do sonho: tudo isso é possível quando:

  1. a) temos metas bem definidas;
  2. b) organizamos e planejamos nossa trajetória;
  3. c) colocamos em prática o que havíamos planejado;
  4. d) criamos novos métodos;
  5. e) persistimos;
  6. f) estamos dispostos a fazer tudo o que depender de nós para que o sonho seja realizado.

É isso!

P.S.: enquanto eu terminava a redação deste artigo, meu filho disse pra mim: pai, vamos assistir de novo!? (rsrs)

Sucesso!

Wellington Antunes

Professor de Direito Constitucional. Licitações, Contratos e Convênios. Servidor Efetivo do MPU. Aprovado para Consultor Legislativo da Câmara dos Deputados/2014 (aguardando nomeação) Aprovado para Analista de Finanças e Controle da CGU (aguardando nomeação). Graduado em Administração Pública. Pós-graduado em Direito Administrativo no IDP (Especialista). Instrutor interno do MPU (atuante na área de Licitações e Contratos, entre outras funções – pregoeiro, elaboração de Editais, Projetos Básicos e Termos de Referência, instrução de processos de dispensa e de inexigibilidade)


Estudando para concursos públicos ? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e 27 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!

[su_button url=”https://www.grancursosonline.com.br/” target=”blank” style=”flat” background=”#0404bb” color=”#ffffff” size=”7″ center=”yes” icon=”icon: shopping-cart”]Matricule-se[/su_button]

 

garantia-de-satisfacao-30

Por
4 min. de leitura