O Brasil é regido por três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário. São essas instâncias, adotados na Constituição Federal de 1988, que auxiliam na administração do país, na resolução de conflitos, na distribuição de direitos e cobrança dos deveres de cada cidadão.
O Poder Executivo, como o nome descreve, é direcionado à execução, responsável por realizar ações práticas e transformar em atos as leis promulgadas pelo Legislativo. Ele é representado pelos prefeitos e pelo presidente, responsáveis por administrar e governar para o bem-estar da população.
No artigo de hoje, falaremos mais sobre a importância do Poder Executivo, suas funções e representantes. Para saber mais, não deixe de concluir a leitura!
O que é o Poder Executivo?
Como mencionado, o Poder Executivo é um dos poderes existentes no Brasil, e sua função é cuidar da administração pública, seguindo os limites estabelecidos pela lei brasileira. Baseados nos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, ele promulga leis e direciona recursos para os estados, municípios e toda a estrutura econômica pública do país.
Ele é representado pelo presidente da república, ministros, governadores e secretários estaduais, prefeitos e os secretários municipais. Os membros que compõem esse poder têm mandato de quatro anos, e podem ser reeleitos para mais quatro anos, caso vençam a disputa nas eleições.
O Executivo atua em três vertentes: federal, estadual e municipal. Falaremos mais sobre cada um deles posteriormente.
Qual a função do Poder Executivo?
A principal função do Poder Executivo é garantir que os assuntos fundamentais do nosso país, como os direitos sociais e fundamentais para a dignidade humana, segurança, educação e saúde, recebam melhorias e possam atender todos os cidadãos.
Essas ações necessitam de planejamento, realizadas através do dinheiro público, por isso, devem ser feitas com base nas diretrizes orçamentárias e dentro da lei. O trabalho do Executivo é constantemente fiscalizado pelo Legislativo, como forma de garantir que o dinheiro público está sendo aplicado corretamente, sem desvios de conduta.
Quem exerce o Poder Executivo?
Os chefes do poder Executivo são o presidente, ministros, governadores, secretários e prefeitos. Eles são responsáveis por traçar ações que utilizem corretamente o dinheiro público, de modo que atenda às necessidades da população e garanta com que os direitos fundamentais sejam respeitados. Entre os seus principais desafios, estão a diminuição da desigualdade social.
O presidente é a autoridade máxima do poder, responsável pela administração do país, aprovação ou veto das leis admitidas pelo Legislativo. O governador, líder do Executivo Estadual, é responsável pela administração do seu estado, devendo captar e conquistar verbas com o Governo Federal para o desenvolvimento do estado e bem-estar da população.
Por fim, o prefeito, líder do Executivo Municipal, tem como função administrar a cidade na qual foi eleito, garantindo recursos para o bom funcionamento dos serviços públicos.
Como funciona o Poder Executivo?
Resumindo brevemente, ele funciona como direcionador das lideranças e representações da população, governando o povo e administrando os recursos públicos para atender os interesses da nação, seja na esfera federal, estadual ou municipal.
Confira esta aula exclusiva com o professor Aragonê Fernandes:
Como você viu, o poder executivo é o responsável por colocar em prática, todas as leis propostas pelo legislativo, respeitando a harmonia com os demais poderes. Para saber mais assuntos relacionados à democracia brasileira, continue acessando nosso blog.
Aqui no Gran Cursos, você garante acompanhamento especializado na jornada em busca da tão sonhada vaga!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: