Alô concurseiro, você sabia que a reprovação em concurso público pode ser usada em prol de um melhor desempenho em concursos futuros?
Isso mesmo! A reprovação em concurso público faz parte da jornada da maioria dos concurseiros e saber como lidar com ela é o que permite usá-la como combustível para alcançar a almejada aprovação.
Mas como assim? Quando ocorre uma reprovação em concurso público todo o conhecimento obtido no período de estudos e resoluções de questões poderá ser utilizado posteriormente como base de conhecimentos.
Além disso, a experiência adquirida na interpretação das questões e resolução das provas é um arsenal que o concurseiro sempre terá a seu dispor para usá-lo durante a caminhada até a aprovação!
Reprovação em concurso público: aprendizados
- Não menospreze nenhuma disciplina, pois de nada adianta elevadas pontuações em algumas disciplinas e a falta de pontuação mínima em outras.
- Faça as provas com seriedade, mesmo sem se sentir completamente preparado. É melhor ter uma reprovação em concurso público por não estar 100% preparado, mas ficar de experiência, do que não alcançar a aprovação por pouco.
- Não subestime a concorrência, pois o sucesso do passado não garante o sucesso do futuro. Manter uma frequência de estudos é fundamental!
- Cuide da saúde, fazer exercícios físicos, cuidar da alimentação e da saúde mental é o que garante tempo de qualidade na hora dos estudos.
Reprovação em concurso público: dicas de como lidar
A reprovação não te distancia da aprovação! No mundo dos concursos muitas pessoas acreditam que a reprovação em concurso público é um fator que torna a aprovação distante, mas isso é “fake news”!
A reprovação faz parte do percurso até a aprovação, portanto é inevitável e até necessário passar por esta etapa e, o mais importante, não parar nela, mas continuar se preparando.
Separamos algumas dicas para te auxiliar a lidar com a reprovação em concurso público, veja:
- Não suprima suas emoções: está tudo bem ficar triste e chateado, identifique esses sentimentos e depois deixe-os passar.
- Aceite a reprovação: não encontre desculpas, mas pontos de melhorias para as próximas experiências.
- Analise a reprovação: entenda onde você errou e aprimore os pontos fracos.
- Mantenha um pensamento positivo: não desanime, acredite em você porque isso o fará estudar com determinação.
- Tente novamente: nunca deixe de tentar até que seja aprovado!
Otimize seu tempo com a nosso ferramenta “Dá para conciliar?”
A reprovação em concurso público, como já foi mencionado, amplia a bagagem do concurseiro, tornando-o mais experiente e familiarizado com as provas, o que pode ser uma grande vantagem!
Além disso, quem é “concurseiro raiz” sabe que muitos editais contemplam as mesmas disciplinas e foi pensando nisso que o Gran desenvolveu a ferramenta “Dá para Conciliar?“.
O “Dá para Conciliar” é um dos recursos da Assinatura Ilimitada 7.0 que permite a verificação de disciplinas semelhantes em editais diferentes, ajudando o concurseiro a otimizar o tempo.
E nós sabemos que a aprovação é uma questão de tempo! Ficou curioso? para saber mais informações sobre a ferramenta “Dá para Conciliar?” clique AQUI e fique por dentro!
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: