Atenção bacharéis de Direito! A FGV acaba de divulgar o edital de abertura do XX Exame de Ordem Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil.
Os candidatos deverão se inscrever através de formulário eletrônico disponível no site da Fundação Getulio Vargas http://oab.fgv.br no período entre 19h do dia 6 de junho de 2016 e 23h59min do dia 20 de junho de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF. O valor da taxa de inscrição é de R$ 240,00 e deverá ser pago via boleto bancário até o dia 6 de julho de 2016.
INSCREVA-SE GRATUITAMENTE PARA A MEGA MARATONA
DA 1ª FASE DO XX EXAME DE ORDEM
Aqueles que desejam solicitar a isenção da taxa deverão preencher requerimento específico, disponível no site da FGV durante o período de inscrições. O resultado definitivo da análise de solicitações de isenção da taxa será publicado no dia 4 de julho de 2016.
A avaliação dos candidatos se dará por meio de prova objetiva e prova prático-profissional, de caráter eliminatório. A 1ª fase – prova objetiva – está programada para o dia 24 de julho, das 13h às 18h, conforme o horário oficial de Brasília (DF). Serão 80 questões de caráter eliminatório sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito. Também serão cobradas questões de Direitos Humanos, Código do Consumidor, Estatuto da Criança e do Adolescente, Direito Ambiental, Direito Internacional, Filosofia do Direito, Estatuto da Advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB. Já a prova prático-profissional que exige a elaboração de uma peça profissional e quatro questões escritas será aplicada na data provável de 18 de setembro de 2016. Ambas as provas serão aplicadas no turno da tarde e tem duração prevista de cinco horas.
Os gabaritos preliminares da prova objetiva serão divulgados às 22h do dia 24 de julho de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova objetiva será divulgado na data provável de 11 de agosto de 2016. Os padrões de respostas preliminares da prova prático-profissional serão divulgados às 22h do dia 18 de setembro de 2016, observado o horário oficial de Brasília/DF, e o resultado preliminar da prova prático-profissional será divulgado na data provável de 11 de outubro de 2016.
O examinando que desejar interpor recurso contra o resultado preliminar da prova objetiva poderá fazê-lo, das 12h do dia 12 de agosto de 2016 às 12h do dia 15 de agosto de 2016. O examinando disporá de três dias para a interposição de recursos contra o resultado preliminar da prova prático-profissional, das 12h do dia 12 de outubro de 2016 às 12h do dia 15 de outubro de 2016.
O resultado definitivo da prova objetiva, após a apreciação dos recursos, será divulgado na data provável de 25 de agosto de 2016. Mais informações sobre o Exame de Ordem podem ser conferidos no edital.
A aprovação no Exame de Ordem é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado. O Exame de Ordem pode ser prestado por bacharel em Direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Poderão realizá-lo os estudantes de Direito do último ano do curso de graduação em Direito ou dos dois últimos semestres.
Detalhes:
- XX Exame de Ordem
- Banca organizadora: Fundação Getulio Vargas
- Escolaridade: Nível superior em direito
- Estados: Nacional
- Inscrições: de 6 a 20 de junho de 2016
- Taxa: R$ 240,00
- Provas: 24 de julho e de 18 de setembro 2016
Estude conosco e tenha a melhor preparação para o XX Exame de Ordem!
O Gran Cursos Online desenvolveu o Projeto Exame de Ordem focado na aprovação dos bacharéis em Direito no Exame Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil. A renomada equipe de professores, formada por mestres, doutores, delegados, defensores públicos, promotores de justiça e especialistas em Direito, preparou um método online que dará o apoio necessário para o estudante se preparar e conseguir a aprovação. O curso proporciona ao candidato uma preparação efetiva por meio de videoaulas com abordagem teórica, confecção de peças jurídicas e resolução de questões subjetivas. É a oportunidade ideal para aqueles que buscam uma preparação completa e a tão sonhada carteira vermelha.