No nosso diva inédito, iremos abordar as síndromes emocionais que podem afetar os seus estudos. As síndromes são um conjunto de sinais e sintomas que definem um estado associado a problemas com raízes emocionais mais profundas. Não são uma doença específica, pois não temos aqui as causas diagnosticadas. Mas isso não impede de falarmos sobre o assunto.
Algumas retratam fatos específicos que serviram para dar o seu nome. Outras a personagens de desenhos de Walt Disney para servirem de ilustração para questões de saúde mental.
As síndromes retratam sempre condições que são despertadas por muito medo e insegurança. Sempre que damos um nome a um tipo de situação, já aprendemos em vários divãs sobre isso, já tiramos a força com que determinada questão pode interferir na nossa vida. Nomear é o primeiro passo para lidarmos com as emoções.
Quantas vezes já ouvi: QUE BOM QUE ISSO TEM UM NOME! Isso traz muita segurança na definição de algo sólido na vida de alguém que tem tantas dúvidas. Não podemos depois de nomear, nutrir o famoso ABRAÇO DE URSO. O que seria isso? Nos adaptarmos a tal situação disfuncional e viver em função desse quadro que se retroalimenta. A seguir algumas síndromes que serão dissecadas:
- Síndrome de Einstein;
- Síndrome do Impostor;
- Síndrome do Pequeno Poder;
- Síndrome do Especialista;
- Síndrome de Calímero;
- Síndrome do Cavaleiro Branco;
- Síndorme do Estresse Político;
- Síndrome de Wendy;
- Síndrome de Peter Pan;
- Síndrome de Gabriela;
- Síndrome de Estocolmo;
- Síndrome de Hulk;
- Síndrome de Munchausen;
- Síndrome de Poliana;
- Síndrome de Huckleberry Finn;
- Síndrome de Cinderela.
Venha comigo!