“Mimimi” é uma expressão coloquial usada no Brasil para se referir a reclamações, lamento ou descontentamento que são considerados exagerados, infantis ou sem fundamento. É frequentemente associada a pessoas que estão se queixando de algo de maneira excessiva, sem levar em conta outros pontos de vista ou a gravidade da situação. A expressão pode ser usada de forma pejorativa para deslegitimar as preocupações de alguém, sugerindo que são fracas ou imaturas.
Alguns sinais de que você pode estar fazendo “mimimi”:
- Tudo é política: Esquerda ou direita.
- Reclamações Frequentes: Você se encontra constantemente reclamando de situações cotidianas, mesmo que não sejam graves.
- Falta de Proatividade: Em vez de buscar soluções para os problemas, você prefere focar nos aspectos negativos.
- Desvalorização de Opiniões Alheias: Você ignora ou minimiza os sentimentos e opiniões de outras pessoas, acreditando que seus problemas são mais importantes.
- Envolvimento Emocional Excessivo: Você reage de forma desproporcional a pequenas inconveniências, como se fossem crises.
- Vitimização: Você se vê como uma vítima em muitas situações, sem considerar sua parte na ocorrência dos problemas.
- Dificuldade em Aceitar Críticas: Você se ofende facilmente com críticas, encarando-as como ataques pessoais.
- Foco em Detalhes Negativos: Você tem dificuldade em ver o lado positivo das situações ou em reconhecer quando algo bom acontece.
- Discussões Recorrentes sobre os Mesmos Assuntos: Você tende a voltar repetidamente a questões que já foram discutidas ou resolvidas.
Se você se identificou com alguns desses sinais, pode ser útil refletir sobre sua abordagem a problemas e considerar o que pode ser feito para ter uma perspectiva mais equilibrada. E venha assistir ao nosso divã! Aguardo vocês !
No Divã com Juliana Gebrim – Você é de MIMIMI?
10/09, às 18h00 no canal do YouTube
Saiba tudo AQUI!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: