Como é ruim quando lemos e relemos um assunto e nada de entrar em nossa mente, ou quando estamos em meio a uma prova e dá aquele branco. O tempo passa e a resposta não vem… Meu Deus, estava na ponta da língua! Calma, meu povo! Existem técnicas que podem ajudar a melhorar a memorização e aí vão elas:
1. Mantenha seu pensamento organizado.
Ordene aquilo que deseja lembrar. Assim como memorizar passagens bíblicas, por exemplo: a Bíblia possui 66 livros, divididos em Velho e Novo testamento. O Velho tem 39, que vai de Gênesis a Malaquias e o Novo 27, que vai de Mateus a Apocalipse.
2. Use métodos de relaxamento.
Assim que for começar a estudar algo, procure respirar pausadamente e relaxe toda sua musculatura. Ao relaxar os músculos reduzirá a ansiedade sentida antes de se aprender algo novo.
3. Utilize estratégias mnemônicas (conjunto de técnicas utilizadas para auxiliar o processo de memorização).
Faça com que o seu aprendizado seja mais rápido utilizando métodos diferentes de simples leituras. Exemplo: Como gravar os princípios da Administração Pública do art. 37 da Constituição? Use a sigla LIMPE, formada pelas primeiras letras de cada princípio: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.
4. Use a estratégia de associação.
Ajuda bastante a memorizar quando se associa o que está lendo com o que se passa em sua volta. Por exemplo: associe um numeral àquele ônibus que passou, quando precisar lembrá-lo, pense no número do ônibus que terá que pegar.
5. Não perca noites de sono.
Valorize aquele soninho gostoso! Durma de 6 a 8 horas por noite.
6. Utilize rimas e músicas que envolvam o conteúdo.
7. Não deixe para depois.
Faça agora aquilo que for necessário! Se for um recado ligue logo para a pessoa ou deixe um bilhete na geladeira.
8. Revise com frequência.
Sempre que possível revise o que foi estudado, pois quanto maior o tempo de exposição daquele conceito, mais fácil será para memorizar.
9. Mantenha sua saúde em dia.
Cuide bem do seu corpo e mente. Pratique exercícios físicos e coma alimentos saudáveis. Males como uma simples gripe ou resfriado podem atrapalhar sua memorização.
10. Descanse o seu cérebro.
Da mesma forma que o corpo, o cérebro também precisa de descanso. Dê um tempo para ele, assim a mente terá tempo para assimilar melhor o que foi estudado. Após cada 1 hora de estudo tire uns dez minutos para descansar.