Dia do Advogado Trabalhista: conheça mais sobre a profissão!

No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Advogado Trabalhista no Brasil . Conheça mais sobre o trabalho deste profissional e veja como atuar na área!

Por
3 min. de leitura

Você sabe porque hoje (20/06) é comemorado o Dia do Advogado Trabalhista? Nessa mesma data, há 60 anos atrás, foi fundada no Rio de Janeiro a ACAT (fundação da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas), sendo a primeira entidade dedicada a essa área de advocacia do país. Daí a importância desse dia em específico.

E, se estendermos a conversa para a importância do advogado trabalhista na sociedade, vamos concluir que se trata de um profissional da área jurídica amplamente dedicado à defesa de um dos direitos fundamentais e sociais mais essenciais da sociedade: o direito de trabalhar de maneira digna, tendo garantias e medidas protetivas asseguradas.

Já deu para perceber que se tratam de profissionais muito importantes, não é mesmo? Por isso, no Dia do Advogado Trabalhista, comemore a data conhecendo mais sobre a profissão e veja como você também pode optar por este caminho profissional!

Ser aprovado é questão de treino: Exame OAB com Roberta Queiroz

Dia do Advogado Trabalhista: qual a importância do profissional para a sociedade?

De acordo com uma pesquisa realizada em 2014 pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), a partir da análise do  tempo médio trabalhado pelos brasileiros, estima-se que 20% do tempo total de um ano inteiro seja reservado apenas ao exercício das funções profissionais. Em números, isso corresponde a 1763 horas anuais!

De fato, o trabalho corresponde a uma parcela significativa e importante na vida da maioria das pessoas que não se limita apenas ao sustento financeiro. Em atividades profissionais, muitas pessoas desenvolvem habilidades, realizam metas pessoais, encontram satisfação, constroem parte da sua identidade, constroem relacionamentos e buscam motivação.

Não é à toa que o direito ao trabalho é assegurado pelo artigo 6° da Constituição Federal de 1988.

No entanto, para que possa ser realmente construtivo e positivo na vida das pessoas, o trabalho deve seguir as regulamentações definidas tanto pela Constituição Federal, como também pelas diretrizes da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

Afinal, a relação entre empregadores e empregadores é constantemente vista como desequilibrada:  isto é, uma das partes (o empregador), tende a ter mais recursos e vantagens do que o empregado. Logo, é preciso que exista fiscalização e mediação para garantir que a relação estabelecida seja justa.

É aí que entra o trabalho do advogado trabalhista: garantir que a dignidade humana e os direitos dos trabalhadores sejam assegurados, bem como instruir empresas acerca de ações positivas em relação aos Direitos do Trabalho e, por fim, sindicatos.

Por todas essas razões, no Dia do Advogado Trabalhista, é preciso celebrar estes profissionais! Se você é um advogado trabalhista, parabéns pelo seu dia!

Dia do Advogado Trabalhista: o que faz o advogado trabalhista?

Horas extras, rescisões, desvios de função, acidentes de trabalho, FGTS, seguro-desemprego: todas essas são questões que fazem parte do escopo do Direito do Trabalho e, consequentemente, da atuação dos advogados trabalhistas.

Além de atuar em questões judiciais que envolvem direitos trabalhistas, o advogado dessa área também pode prestar consultorias para empresas, trabalhadores e sindicatos, conforme já mencionamos. Antes de iniciar um processo perante a Justiça do Trabalho, é comum que o advogado trabalhista também busque o diálogo e a tentativa de realização de acordos entre as partes envolvidas.

O advogado trabalhista pode trabalhar tanto no setor privado quanto público, sendo essencial nas duas esferas.

Quanto recebe um advogado trabalhista?

De acordo com o site vagas.com a média salarial para um advogado trabalhista no Brasil, para o setor privado, fica em torno de R$ 4 mil reais mensais. Ao atuar no setor público, contudo, esse valor pode ser consideravelmente maior.

Dia do Advogado Trabalhista: como ingressar na carreira

Se você se interessa pela atuação profissional jurídica trabalhista, o primeiro passo para se tornar um advogado especializado na área é concluir a faculdade de Direito. Afinal, a advocacia é uma atividade exclusiva dessa graduação.

Além disso, também é preciso ser aprovado no Exame de Ordem e registrado na OAB para exercer a profissão. O Exame, aplicado anualmente, é dividido em duas etapas, sendo a primeiro de avaliações objetivas e a segunda, de discursivas. Leia mais sobre o Exame de Ordem aqui! 

Por fim, a especialização em Direito do Trabalho ocorre essencialmente por meio da realização de cursos de pós-graduação, visando obter um maior aprofundamento na área escolhida.

Dia do Advogado Trabalhista: torne-se um profissional da área com o Gran!

O Gran não é apenas uma plataforma voltada para os concursos públicos! Por aqui, você também encontra cursos de graduação, pós-graduação e também preparatórios para o Exame de Ordem!

Infelizmente, não há um curso de Direito na Gran Faculdade. Por outro lado, você pode especializar em Direito e Processo do Trabalho aqui no Gran. Conheça o curso aqui! 

Falando sobre o Exame de Ordem, o Gran OAB oferece todos os recursos necessários para auxiliar na sua aprovação na 1° e 2° etapa. Conheça o Gran OAB! 

 


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura