Como passar na OAB? Confira as principais dicas!

Você é bacharel em direito e vai prestar o Exame de Ordem? Confira as principais dicas de como passar na OAB e garanta a sonhada carteirinha vermelha!

Avatar


16/07/2021 | 16:06 Atualizado há 64 dias

Já sabe como passar na OAB? O Exame de Ordem Unificado é pré-requisito para o exercício da advocacia no Brasil. Além disso, a aprovação na prova OAB também é requisito em grande parte dos concursos públicos da área jurídica.

No Gran Cursos Online você encontra um espaço de integração especial para quem estuda Direito: estudantes, advogados públicos e privados, professores, magistrados, membros do Ministério Público e muitos outros profissionais. Além de democratização jurídica, aqui você também encontra fontes confiáveis de informações que podem servir no dia da prova da OAB.

Continue lendo para ficar por dentro das principais dicas de como passar na OAB!

Destaques:

 

Como passar na OAB? 6 dicas

Hora de pegar papel e caneta para anotar as 5 principais dicas de como passar na OAB. Pronto? Então confira:

1. Conheça a estrutura da avaliações

O Exame de Ordem (Prova OAB) é dividido em duas fases:

  • 1° fase: prova objetiva com 80 questões, no modelo múltipla escolha. Para ser aprovado para a próxima etapa, o candidato deverá acertar o 50% da avaliação.
  • 2° fase: prova discursiva, com quatro questões e elaboração de peça profissional. A prova valerá um total de dez pontos e terá como tema a especialidade do Direito prevista em edital e apontada pelo candidato no momento da inscrição.

O Exame de Ordem geralmente acontece 3 vezes ao ano. Porém, com a ocorrência da pandemia em 2020, a prova OAB no ano de 2021 até agora conta apenas com um edital publicado e em curso (XXXII Exame de Ordem) e a previsão da publicação do próximo, em agosto.

2. Tenha um cronograma de estudos

Cada uma das etapas da prova OAB requer uma preparação diferenciada do candidato. Além disso, a quantidade de matérias previstas no edital para o Exame de Ordem é muito grande. Por isso, um cronograma de estudos é essencial para garantir a eficiência das suas rotinas.

Dentre os principais pontos a serem considerados na hora de construir o seu ciclo ou grade horários, com certeza está o quantitativo de questões mais cobradas; isto é, os assuntos mais frequentes nesse tipo de avaliação.

Veja abaixo como estão distribuídas as matérias da prova OAB, de acordo com o número de questões explicitado em edital:

Disciplina N° de Questões
Ética Profissional 8
Direito Constitucional 7
Direito Civil 7
Processo Civil 7
Direito Administrativo 6
Direito Penal 6
Processo Penal 6
Direito do Trabalho 6
Processo do Trabalho 5
Direito Tributário 5
Direito Empresarial 5
Filosofia do Direito 2
Direitos Humanos 2
Direito Internacional 2
Direito Ambiental 2
ECA 2
CDC 2

Utilizando essa tabela como base será possível criar um plano de estudos que contemple com maior frequência e atenção matérias como Ética Profissional, Direito Constitucional Civil e Processo Civil, já que são as matérias mais prevalentes, com o maior número de itens.

Porém, especialmente para a prova OAB (que busca avaliar os conhecimentos amplos do candidato na área do Direito) é importante separar um tempo para estudar o máximo de matérias possíveis.

Saiba como montar o seu cronograma de estudos OAB (vídeo) 

3. Leia o edital com cuidado e esteja atento às notícias sobre o Exame

Assim como num concurso público, o edital para a Prova OAB será seu grande aliado na hora de tirar dúvidas e definir cronogramas. Além da relação detalhada de assuntos cobrados na prova, lá também você encontrará instruções sobre as inscrições, cronogramas e procedimentos (como recursos e solicitações).

Transcreva todas as datas para a sua agenda e planeje-se ao redor delas. Além disso, também é importante ficar atento ao site da OAB Nacional <https://www.oab.org.br/> para eventuais informes sobre retificações, mudanças do cronograma ou indicações de locais de prova. Essas informações também costumam aparecer no site da banca organizadora FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Além disso, aqui no Blog Gran Cursos Online também entregamos notícias de primeira mão sobre concursos públicos, Prova OAB e Exame CFC. Por isso, você também sempre poderá encontrar informações relevantes aqui!

4. Preparação para 1° fase: resolva muitas questões!

A resolução de questões será sua grande aliada no processo de preparação da Prova OAB 1° fase. Essa técnica também é um dos principais segredos de como passar na OAVB. Afinal, por meio dela, você se torna capaz de:

  • Fixar o conteúdo, colocando-o em prática;
  • Avaliar se realmente compreendeu uma matéria a partir da análise de desempenho (nível de erros e acertos);
  • Organizar as questões no formato de simulado e treinar efetivamente para o dia da avaliação, com a contabilização de tempo;
  • Conhecer o perfil da Banca Avaliadora FGV e se acostumar com o nível de cobrança;
  • Filtrar os assuntos mais cobrados por meio da resolução de provas anteriores;
  • Revisar de maneira mais dinâmica e rápida os conteúdos aprendidos.

Comece a resolver questões para a Prova OAB gratuitamente na plataforma Gran Questões

5. Preparação para 2° fase: escolha o tema com cuidado e pratique a escrita

Candidatos aprovados na primeira etapa da Prova OAB serão chamados para a segunda, cujo o tema central variará de acordo com a escolha do candidato, no momento da inscrição. Os temas atualmente disponíveis para essa etapa são:

  • Direito Administrativo
  • Direito Civil + Direito Processual Civil
  • Direito Constitucional
  • Direito Empresarial
  • Direito Penal + Direito Processual Penal
  • Direito do Trabalho + Direito Processual Trabalhista
  • Direito Tributário

Para garantir um bom desempenho nessa etapa, escolha o tema que você tem mais afinidade. Para muitas pessoas, um bom guia é a área do Direito na qual elas pretendem trabalhar após a aprovação, já que costuma ser aquela que mais gostam e se dedicam.

A segunda dica é praticar a sua escrita. As peças processuais possuem um modelo específico a ser seguido, mas você também será avaliado pelo seu domínio das regras da língua portuguesa e a capacidade de estruturar um texto coeso e completo.

Veja mais detalhes de como se preparar para a peça profissional com o vídeo abaixo:

6. Preparação para primeira e segunda fase: baixe o Manual Gran OAB!

Para te auxiliar ainda mais na preparação para o Exame OAB, as professoras Roberta Queiroz e Ana Paula Blazute formularam um material instrutivo, com detalhamento de todos os pontos mais importantes a se considerar na hora dos estudos. A melhor parte? O material é completamente gratuito e você pode tê-lo nas suas mãos ainda hoje!

Preencha o formulário abaixo e garanta o seu Manual Gran OAB 



Ou acesse o Manual Gran OAB no arquivo de materiais gratuitos do Gran! 

 

Como passar na OAB: prepare-se com o Gran Cursos OAB

O Gran Cursos Online possui uma metodologia que já aprovou mais de 600 mil candidatos em todo o país, de diversas áreas de atuação. Além da tradição na qualidade de ensino, o nosso site também oferece mais economia, ganho de tempo e comodidade para que você possa estudar no conforto de casa e na hora que quiser.

Estudar para a Prova OAB pode parecer algo difícil e confuso para algumas pessoas. Afinal, a grande quantidade de conteúdos e a pressão para ser aprovado podem interferir na preparação, trazendo ansiedade e incertezas. Caso você se sinta assim, um curso preparatório pode te trazer grandes benefícios.

No Gran Cursos OAB, você poderá conferir:

  • Videoaulas;
  • Questões;
  • Material Especializado;
  • 30 dias de teste gratuito;
  • Gran Seguro OAB;
  • Simulado;
  • Fórum de Dúvidas;
  • Planos de preparação específicos para cada uma das etapas;
  • Teste vocacional OAB para te ajudar com o tema da 2° fase das suas provas;
  • Coaching individual para sua preparação

Clique aqui para acessar o Gran Cursos OAB e garanta a sua aprovação no próximo Exame de Ordem! 

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0


Tudo que sabemos sobre:

prova oab


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *