Graduação Tecnológica: entenda o que é e se vale a pena!

Você sabe o que é uma graduação tecnológica e como ela pode ajudar sua carreira? Confira tudo que precisa saber sobre o tema!

Por
3 min. de leitura

Assim como o bacharelado e a licenciatura, uma graduação tecnológica é um curso de nível superior. No entanto, costuma ter uma duração menor e ser mais voltado para a prática profissional que o mercado de trabalho exige e há muitas dúvidas sobre a formação.

Por isso, a seguir vamos entender melhor como funciona a graduação tecnológica e se ela é uma boa opção para sua carreira!

Logo do WhatsApp Clique aqui para seguir o canal Gran Faculdade no WhatsApp!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Graduação Tecnológica o que é?

Graduação Tecnológica é o nome que se dá ao Curso Superior em Tecnologia (CST) ou curso tecnólogo. De forma resumida, esse formato permite uma qualificação profissional de nível superior em um tempo menor do que a licenciatura e o bacharelado.

Basicamente essa é a importância dos cursos superiores tecnológicos para o mercado brasileiro, eles possibilitam uma capacitação profissional rápida e prática para aquilo que o mercado demanda.

É possível encontrar cursos de tecnólogo em diversas áreas e nos formatos presencial, semipresencial e online (EAD), essa escolha vai variar de acordo com seu interesse, afinidade e orçamento disponível.

E, para que não sobrem dúvidas sobre esse formato, confira respostas resumidas para as principais perguntas em relação à graduação tecnológica a seguir.

Graduação em TI e graduação tecnológica é a mesma coisa?

Não necessariamente! TI é a sigla para Tecnologia da Informação, quando se fala em graduação em TI, geralmente a ideia é falar sobre o curso de Gestão em TI ou alguma outra formação nessa área. Por outro lado, graduação tecnológica não necessariamente se resume às áreas da Tecnologia.

Por exemplo, é possível encontrar graduação tecnológica em Gestão, Negócios, Segurança e outras esferas de atuação pública e privada.

Graduação tecnológica é curso superior

Sim, graduação tecnológica é curso superior, devidamente regulamentado pelo Ministério da Educação (MEC) e seguindo os parâmetros das diretrizes nacionais da educação, assim como bacharelados e licenciaturas.

Por isso, para iniciar uma graduação tecnológica é preciso ter concluído o ensino médio e conquistar aprovação no processo seletivo de alguma instituição de ensino superior.

Graduação tecnológica vale como curso superior para concursos?

Sim, graduação tecnológica vale como curso superior para concursos. No entanto, é preciso avaliar o que diz cada edital, já que alguns exigem formações específicas para determinados cargos.

Graduação tecnológica vale a pena?

A graduação tecnológica é a forma mais rápida de se obter um diploma de nível superior. Por isso, a menos que você queira atuar em um cargo específico ou área que exija uma formação de bacharelado ou licenciatura, vale a pena!

Ou seja, se você quer uma formação com rápida absorção no mercado de trabalho ou até mesmo um título de ensino superior para concorrer a cargos públicos, a graduação tecnológica é uma boa opção.

Qual a diferença entre graduação e graduação tecnológica?

Graduação nada mais é que o primeiro nível de ensino superior e é um termo que abrange as três modalidades de curso: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Graduação Tecnológica, por sua vez, é uma das modalidades da graduação: o curso superior em Tecnologia.

Enquanto o bacharelado é uma formação de, em média 4 anos, mais generalista e robusta, e a licenciatura é a formação de professores e profissionais da educação em diversas áreas, também com duração média de 4 anos, o tecnólogo dura entre 2 e 3 anos, sendo voltada para áreas em alta demanda no mercado de trabalho.

Dessa forma, o curso é mais rápido e com alta empregabilidade.

Qual a diferença entre o curso técnico e a graduação tecnológica?

Apesar de ambas serem formações mais rápidas e levarem em média de 2 a 3 anos, curso técnico e graduação tecnológica são cursos bem diferentes.

Curso técnico é uma formação profissional de nível médio que pode ou não estar integrada ao ensino médio e é voltada para uma área específica que demanda ampla mão de obra para cargos mais operacionais e “mão na massa”.

Enquanto a graduação tecnológica é uma formação de nível superior que visa atender demandas em alta no mercado de trabalho com qualificação técnica, teórica e prática para cargos mais altos e estratégicos.

Graduação Tecnológica EAD é na Gran Faculdade

A Gran Faculdade tem o propósito de mudar vidas por meio da educação e da tecnologia, por isso, oferece cursos com qualidade reconhecida com nota máxima pelo MEC com mensalidades que cabem no seu bolso.

Aqui, nossos alunos estudam de forma 100% online, de acordo com seu tempo, rotina e objetivos pessoais e profissionais.

Confira as opções de graduação tecnológica EAD da Gran Faculdade, escolha seu curso e comece sua graduação hoje mesmo. Afinal, com a entrada imediata do Gran, você não precisa esperar o início do semestre para começar a conquistar seu diploma!


Quer ficar por dentro das novidades da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura