MEC: o que é e qual a função do Ministério da Educação?

Entenda mais sobre o MEC, suas funções e como consultar cursos e instituições em sua plataforma!

Avatar


17 de Julho de 2023

Provavelmente você já ouviu falar sobre algum projeto ou ação do Ministério da Educação ou sua sigla MEC. Mas você sabe o que significa na prática e qual a função deste órgão?

Vamos conferir e entender melhor a seguir, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que significa MEC?

Será que você sabe o significado de MEC e quando ele surgiu? Sim, hoje, MEC é a sigla para Ministério da Educação e da Cultura, mas para além disso, vale entender um pouco do histórico desse órgão.

Uma curiosidade inicial é que, por ser uma sigla com 3 letras, a grafia correta de MEC é assim, com todas as letras maiúsculas. Lembre-se disso ao fazer alguma redação ou relatório.

De acordo com o próprio MEC, seu surgimento aconteceu em 1932, quando Fernando de Azevedo e um grupo de educadores, incluindo Cecília Meireles, Anísio Teixeira, etc., lançaram o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.

O documento tinha como objetivo fomentar uma política educacional ampla e integrada, defendia o ensino laico, gratuito e obrigatório e a educação como uma função essencialmente pública.

Com a Constituição Federal de 1934, a educação passou a ser vista como um direito de todos. Mesmo assim, foram muitos anos para que o Ministério chegasse àquilo que conhecemos hoje.

Com o surgimento do Ministério da Cultura, a sigla MEC surgiu em 1953. Ao longo de todo este período, este Ministério tratava não só da área educacional, mas de esferas como saúde, esportes e meio ambiente. Somente em 1995 o órgão passou a se dedicar à Educação e Cultura de forma exclusiva.

E, em 1996, foi feita uma reforma da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), incluindo a educação infantil e priorizando a formação adequada de profissionais da educação básica.

Em 2006, a educação básica de todo o país passou a receber recursos federais por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Mas esse não é seu único papel.

Agora que você já sabe o que significa MEC, vamos entender sua função atual.

Qual é a função do Ministério da Educação?

A função principal do MEC é promover ensino de qualidade em todo o país, em todos os níveis de ensino. Com isso, realiza ações contínuas, desenvolve, gerencia, fiscaliza e atualiza as diretrizes nacionais da educação.

Suas áreas de competência incluem a:

  • Política Nacional de Educação;
  • Educação infantil;
  • Os ensinos fundamental, médio e superior;
  • Educação de jovens e adultos,
  • Educação profissional e tecnológica,
  • Avaliação, informação e pesquisa educacionais;
  • Pesquisa e extensão universitárias;
  • Magistério;
  • Educação especial;
  • Educação à distância, exceto ensino militar;
  • Assistência financeira a famílias carentes para a escolarização de seus filhos ou dependentes.

O que é e-MEC?

O e-MEC é a base de dados oficiais de cursos e Instituições de Ensino Superior. As informações fazem parte do Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior (IES) e são atualizadas de acordo com atos autorizativos do Poder Público ou de outro órgão competente na esfera federal ou estadual.

Lá, é possível conferir se um curso e/ou instituição é autorizado ou reconhecido pelo MEC.

Basicamente, para lançar um novo curso de graduação ou especialização, as faculdades devem solicitar autorização pelo MEC. Nesse processo, são avaliadas as dimensões:

  • Organização didático-pedagógica;
  • Corpo docente e técnico-administrativo;
  • Instalações físicas oferecidas pela instituição, para atender a concepção de cada curso ofertado.

Além disso, para um curso ser reconhecido, a instituição deve solicitar o reconhecimento quando a primeira turma estiver entre 50% e 75% de sua carga horária total.

Para uma instituição de ensino emitir diploma, é preciso validação pelo MEC. Quando o curso não é reconhecido pelo MEC, o diploma não pode ser emitido ou, caso seja emitido de alguma forma, não tem validade.

Dessa forma, não é possível validar a conclusão do curso e suas consequências. Por exemplo, caso o curso não seja reconhecido, a pessoa não consegue se registrar nos Conselhos Profissionais Regionais ou Federais.

Como saber se um curso é reconhecido pelo MEC?

Para saber se um curso é reconhecido pelo MEC, é possível acessar o portal do MEC. Por meio do E-mec consulta é possível buscar os cursos reconhecidos pelo MEC, basta selecionar a opção de curso de graduação ou curso de especialização na busca avançada.

Como saber se uma instituição é reconhecida pelo MEC?

Para consultar faculdade no MEC é possível seguir o mesmo processo citado acima. acesse o site do MEC e faça sua busca por instituição.
Toda instituição de ensino superior deve seguir as regras e diretrizes do MEC, que, regularmente, valida a atuação da IES de acordo com uma série de critérios administrativos, educacionais e operacionais.

A partir das avaliações e índices, as instituições credenciadas pelo MEC recebem notas de 1 a 5.

O Gran Centro Universitário (ou Gran Faculdade, como costumamos chamar) é reconhecido com conceito máximo pelo MEC (nota 5), de acordo com a Portaria nº 402, de 03 de Junho de 2022.

Em maio de 2023, a Gran Faculdade passou por nova avaliação do MEC e conquistou novamente o conceito máximo (nota 5).

Consulte aqui o status do Gran Centro Universitário no e-MEC.

Venha para a Gran Faculdade!

Faça sua graduação EAD com qualidade e com mensalidades que cabem no seu bolso! Encontre o curso que mais tem a ver com você, matricule-se e comece a estudar hoje mesmo:

Escolha o seu e vem ser Gran! Aproveite vantagens como:

  • Curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode!

Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil?
Clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


17 de Julho de 2023