Graduação EAD: o que é e como fazer? Veja opções de cursos!

Se você quer fazer uma faculdade e está pesquisando opções, entender mais sobre graduação EAD pode ser uma excelente alternativa de estudo! Entenda mais a seguir

Deixe seu like:

Avatar


01/12/2023 | 19:14Atualizado há 93 dias

Graduação é o nome que se dá aos cursos em EAD (Educação à Distância) de nível superior. Ou seja, uma graduação EAD é um curso universitário realizado de forma online, sem precisar se deslocar até uma instituição de ensino para assistir às aulas, fazer provas, etc. Mas será que a graduação EAD é boa? Vale a pena? Por que é mais barata? 

Confira a seguir as principais questões para levar em consideração se essa modalidade é para você! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é graduação EAD?

Como vimos acima, de forma sintetizada, graduação EAD é um curso superior online. Seu objetivo é formar profissionais em áreas específicas podendo ter três formatos diferentes: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

  • Bacharelado possui duração média de 4 a 5 anos e traz uma formação mais generalista em uma área específica;
  • Licenciatura é o curso superior que forma educadores, aliando o conhecimento geral em determinada área de atuação com habilidades de didática, ensino e aprendizagem, costuma ter duração de 4 anos;
  • Tecnólogo, por sua vez, é um curso superior mais rápido (2 a 3 anos), voltado para a prática profissional exigida pelo mercado de trabalho, geralmente ligados à tecnologia e inovação em segmentos mais específicos.

Independentemente da modalidade, na faculdade EAD as aulas são totalmente online, podendo ou não ter horários fixos pré-estabelecidos.

Assim, pessoas com rotinas corridas e orçamentos limitados podem cursar uma graduação em EAD, se adequando da melhor forma possível ao seu dia a dia.

Esse formato é ideal para quem deseja economizar tempo e recursos financeiros para gastos com deslocamento e alimentação fora de casa, por exemplo. Mas exige também maior autodisciplina para ser efetivo.

Por isso, pensando em você que ainda tem dúvidas se esse modelo é para você, listamos algumas características do ensino à distância para ajudar nessa escolha. Mas antes de mais nada, vale lembrar que o que é uma vantagem para você pode não ser para outra pessoa e vice-versa.

Por isso, vamos entender as partes positivas e negativas de cada característica dessa modalidade. Assim, você pode avaliar se a graduação em EAD é para você! Vamos lá?

Como funciona a faculdade EAD?

Assim como a graduação presencial, nos cursos em EAD há algumas variações de acordo com cada instituição e curso escolhido. Mas, em síntese, após ser aprovado (a) na forma de ingresso escolhida (vestibular, Enem, Encceja, etc.) você receberá acesso à plataforma de aprendizagem da faculdade EAD e, em alguns casos, ao seu plano de aula.

A partir daí, todo seu estudo será orientado pela instituição e você deverá concluir as aulas, obter notas mínimas para aprovação em cada disciplina e avançar até a conclusão do curso para, enfim, se formar.

Em algumas instituições, você terá horários fixos de aula, mesmo à distância, e em outras, você terá uma maior flexibilidade de horários. Além disso, grupos de estudos e dinâmicas para entrosamento com outros alunos e professores variam conforme a instituição.

Como fazer uma graduação EAD?

Como vimos no tópico anterior, para fazer uma graduação EAD, você precisa seguir um passo a passo que inclua:

  • Escolher o curso de graduação EAD e a faculdade EAD em que pretende estudar;
  • Conquistar aprovação em uma das formas de ingresso (vestibular, Enem, Encceja, Prouni, Sisu);
  • Reunir a documentação necessária para sua matrícula;
  • Começar a estudar de acordo com o cronograma acadêmico, que pode ser geral ou personalizado;
  • Cumprir todas as etapas e requisitos necessários até concluir seu curso de graduação EAD e poder colar grau (receber o título de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo).

Mas na lista de como fazer uma graduação EAD é preciso lembrar de alguns itens fundamentais, como:

  • Comprometimento;
  • Gestão do tempo;
  • Organização e planejamento, etc. 

Defina seus objetivos e tenha estratégias para se motivar ao longo do caminho. Assim, você não desiste no meio do curso e consegue aproveitar as vantagens de uma graduação online

Por que a graduação EAD é mais barata?

Assim como para o estudante, o custo de uma graduação presencial para a instituição de ensino também acaba sendo maior. Isso porque é necessária uma estrutura física que exige mais recursos do que para manter um ambiente virtual de aprendizagem.

Por exemplo, para os alunos de curso superior EAD é possível evitar os custos de deslocamento, alimentação fora de casa, insumos como papelaria, etc.

Da mesma forma, para as universidades também é possível reduzir gastos e ampliar vagas sem precisar de uma grande estrutura física para um curso superior EAD. Por isso, a graduação EAD barateia o ensino sem necessariamente reduzir sua qualidade.

A qualidade da graduação EAD é mais baixa do que a da graduação presencial?

Por muito tempo, as pessoas acreditaram que a educação à distância teria uma qualidade inferior ao modelo presencial. No entanto, a qualidade é determinada por uma soma de fatores que não possuem ligação com o formato, entre eles estão:

  • Metodologia das aulas;
  • Ferramentas que a instituição dispõe para facilitar o consumo do conteúdo e para otimização do estudo;
  • A qualidade do corpo docente (professores, coordenadores e funcionários da instituição de modo geral), etc.

Os conteúdos em si podem fazer a diferença tanto nos cursos presenciais quanto nos digitais. Ou seja, é possível encontrar cursos de baixa ou alta qualidade tanto no curso presencial quanto em graduação online.

Algumas questões para levar em consideração na hora de escolher um curso e instituição de qualidade podem te ajudar. Veja avaliações de alunos e ex-alunos, busque a instituição no MEC e confira sua nota, estude bem sobre o curso e a instituição antes de começar.

Na Gran Faculdade, temos certeza da qualidade do ensino oferecido na graduação online. Por isso, contamos com garantia de 30 dias para teste e, caso o(a) aluno(a) não se dê bem com a plataforma ou curso, é possível receber todo o dinheiro de volta.

É preciso fazer TCC na graduação EAD?

Sim, na graduação EAD é obrigatória a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Assim como no modelo presencial e semipresencial, o TCC é uma das disciplinas em que o aluno deve ter a aprovação para receber seu diploma de ensino superior, seja bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.

Agora que você já entendeu o que significa a graduação EAD e como ela funciona, já pode ter mais certeza se ela é a escolha certa para você. E se a resposta for sim, aproveite para se matricular na Gran Faculdade.

Graduação EAD: confira as vantagens e desvantagens

Em meio a correria do dia a dia, a graduação EAD pode ser uma excelente forma de conseguir conciliar a rotina com outros estudos, afazeres cotidianos e trabalho. Mas algumas características devem ser entendidas para evitar que a pessoa desista no meio do caminho e, a seguir, vamos entender um pouco mais sobre cada uma delas!

1. Não ter que se deslocar até a instituição de ensino

Enfrentar trânsito, independentemente de realizar o trajeto de veículo próprio, aplicativos de mobilidade, transporte público ou outros, pode ser desgastante, cansativo e levar muito tempo no dia a dia. Em graduações EAD, essa é uma grande vantagem para quem quer economizar tempo e dinheiro nesses trajetos, já que você pode estudar de onde estiver.

Por outro lado, pessoas que gostam de estar em contato com outras pessoas e de sair de casa, podem sentir falta até mesmo do trânsito. Se esse é o seu caso, vale a pena incluir na rotina opções de lugares para suprir essa necessidade.

Que tal, por exemplo, ir até a biblioteca pública do seu município, encontrar um coworking para estudar em um espaço próprio para isso ou combinar grupos presenciais de estudo com alguns colegas que moram na mesma cidade que você?

Assim, mesmo fazendo uma faculdade EAD você consegue criar uma rotina que se encaixa ao que você precisa e gosta!

2. Flexibilidade de horários

Para o bem e para o mal, na graduação EAD quem gerencia seu tempo de estudos é você! Apesar de algumas instituições terem horários fixos de aula, há também os cursos com aulas online disponíveis para serem assistidas de acordo com a sua agenda.

Nesses casos, trabalhar com um planejamento bem definido pode evitar que você deixe as aulas para depois, e depois, e depois. A procrastinação é um desafio que deve ser trabalhado para que você conquiste a carreira que tanto sonha. Atuar, portanto, na autodisciplina é fundamental!

3. Organização e autonomia

A autogestão é parte fundamental para a graduação EAD ou qualquer outro curso nesse formato. É preciso ter um comprometimento com seus objetivos e metas para não desanimar ou acabar desistindo.

Nesse sentido, junto com a autonomia, é imprescindível que você se organize para incluir os estudos na sua rotina semanal. Algumas ferramentas e aplicativos podem auxiliar na organização, portanto, não há desculpas!

4. Mensalidades mais acessíveis na graduação EAD

Além de economizar com custos paralelos de deslocamento, alimentação, roupas, insumos, etc., as graduações EAD costumam ser mais baratas por serem menos custosas para as instituições de ensino.

Às vezes, até mesmo um curso em universidades públicas pode sair mais caro que a mensalidade de uma instituição particular no modelo online. Portanto, se seu orçamento está mais limitado, considere avaliar esse modelo.

5. Interação humana

Por um lado, as pessoas mais tímidas e introvertidas se sentem mais à vontade no modelo EAD justamente por não ter tanta interação humana ou mesmo por preferirem interações virtuais. Por outro, muita gente não entra no modelo EAD por sentir falta disso e não querer estudar sozinho (a).

A boa notícia é que para ambos os grupos, há ferramentas que auxiliam nisso. É possível manter contato com os professores para tirar dúvidas e avaliar a evolução do aprendizado de forma mais direta. Além de já existirem ferramentas que permitem montar grupos de estudos com outros estudantes e poder se alinhar com pessoas com o mesmo perfil que o seu!

Como é a graduação acelerada EAD?

Graduação acelerada EAD ou graduação rápida EAD é uma busca muito comum para quem quer fazer uma faculdade em pouco tempo e o curso tecnólogo é a resposta para essa demanda. 

Nesse formato, é possível conquistar um diploma a partir de 2 anos, estudando de forma totalmente online de acordo com seu tempo e rotina. 

Confira opções de graduação 2 anos EAD:

Como colocar graduação no currículo?

A forma como você cursou seu ensino superior não precisa constar no currículo. Portanto, seja graduação EAD ou presencial, essa informação não é inserida no currículo.

Mas então, como colocar graduação no currículo? Na área de educação ou formação, você pode escrever o nome do curso, titulação, nome da instituição de ensino e data de início e conclusão.

Qual a melhor universidade EAD segundo o MEC?

O Ministério da Educação avalia regularmente todas as instituições de ensino superior do país e distribui nota de 1 a 5 com base em critérios de qualidade de ensino, parte administrativa e pedagógica. A Gran Faculdade é um Centro Universitário com nota máxima pelo MEC.

Por isso, apesar de ter sido lançada oficialmente em fevereiro de 2023, a Gran Faculdade já é uma das melhores instituições de ensino superior EAD do Brasil.

Então, se você procura uma faculdade 100% online reconhecida pelo MEC, vale a pena conhecer a Gran Faculdade!

Qual faculdade é totalmente EAD?

A Gran Faculdade nasceu com o propósito de mudar vidas por meio da educação e da tecnologia. Para isso, seus cursos são 100% digitais, com mensalidades acessíveis, sem abrir mão da qualidade! No Gran você tem:

  • Curso de graduação EAD 100% online que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode!

Além disso, só aqui você conta com a entrada imediata, ou seja, não precisa esperar o início do semestre letivo e não sai prejudicado(a) começando depois!

Seja protagonista do seu aprendizado, escolha seu curso entre as graduações EAD abaixo e comece hoje mesmo sua faculdade:

Segunda graduação EAD vale a pena?

Se você já fez faculdade presencial ou online, sabe os desafios de uma formação. Por isso, é mais fácil avaliar o que melhor se encaixa àquilo que você deseja para sua rotina e carreira.

Seja para complementar sua formação ou pensar em uma transição de carreira, a segunda graduação EAD é excelente para rotinas mais corridas e horários personalizados para estudo.

Além disso, você precisará de menos suporte externo para seu processo de aprendizado e pode definir seu próprio ritmo.

Agora, se a sua dúvida é cursar uma segunda graduação ou uma pós-graduação, temos outro artigo que pode te ajudar! Confira em: Qual é a diferença entre graduação e pós-graduação?

Quem faz Faculdade EAD tem formatura?

Sim, quem faz Faculdade EAD tem formatura, pois é preciso participar de uma cerimônia de colação de grau para receber a outorga do nível superior (bacharelado, licenciatura ou tecnólogo). 

Dessa forma, cada instituição e turmas organizam sua própria cerimônia online ou presencial. 

Faculdade 100% online reconhecida pelo MEC é aqui, faça sua matrícula e conquiste seu diploma conosco! 



Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Produtora de Conteúdos da Gran Faculdade