Formação Acadêmica: o que é e como colocar no currículo?

Confira o que é formação acadêmica e aprenda a completar esse campo no seu currículo!

Avatar


31 de Outubro de 2023

Um currículo bem feito pode te ajudar a se destacar em boas oportunidades de emprego e saber o que é formação acadêmica é uma parte importante desse documento. Por isso, a seguir, vamos entender melhor e ver exemplos de como colocar formação acadêmica no currículo.

Então, vamos lá, se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é formação acadêmica?

Formação acadêmica é o campo do currículo em que devem ser inseridas as informações sobre os estudos de diferentes etapas da educação, juntamente com o tempo e a instituição.

Quais os tipos de formação acadêmica?

Basicamente, existem três tipos de formação acadêmica que podem ser relevantes para o currículo:

  • Educação básica: incluindo ensino fundamental e médio;
  • Ensino técnico e profissionalizante: cursos técnicos ou de longa duração pertinentes à área;
  • Ensino superior: cursos de graduação e pós-graduação.

Com isso, algumas dúvidas comuns listadas abaixo ficam mais esclarecidas:

Ensino médio é formação acadêmica?

Sim! Ensino médio completo ou incompleto é uma informação que pode ser incluída na formação acadêmica no currículo.

Curso técnico é formação acadêmica?

Sim, curso técnico é uma informação que pode ser incluída na formação acadêmica no currículo.

Curso de inglês é formação acadêmica?

Não, a menos que você esteja se candidatando para uma vaga em inglês que exija a comprovação da formação no idioma, curso de inglês entra no campo “cursos”, não em formação acadêmica.

Como colocar pós-graduação no currículo?

A pós-graduação, seja ela especialização, MBA, mestrado ou doutorado, pode entrar no campo de formação acadêmica no currículo, juntamente com a informação sobre graduação e outras que considerar relevantes para a vaga para a qual está se candidatando.

Como colocar a formação acadêmica no currículo?

Colocar a formação acadêmica no currículo é fundamental para diversas vagas de estágio e emprego, por isso, saber incluir a informação corretamente pode te ajudar muito a conquistar sua vaga.

Lembre-se de não mentir e incluir informações que sejam mais relevantes para a vaga para a qual você está se candidatando.

Além disso, revise o documento algumas vezes para ter certeza que não há erros gramaticais, ortográficos ou de digitação.

No campo de formação acadêmica inclua as informações como nome do curso, instituição, data de início e de conclusão, por ordem cronológica, do curso mais recente para o mais antigo.

Cursos mais curtos ou voltados para habilidades comportamentais ou ferramentas podem ser sinalizados em outro espaço no currículo, como “cursos”, “outras formações”, “idiomas”, entre outras nomenclaturas de acordo com o modelo a ser utilizado.

Formação acadêmica no currículo exemplo

Cada modelo de currículo possui um modo mais indicado para incluir formação acadêmica no currículo, mas os exemplos mais comuns são:

Formação acadêmica no currículo exemplo tradicional

Incluir uma linha com a informação principal: Curso X – Instituição Y, ano Z.

Ainda nesse modelo, caso ache necessário falar um pouco sobre o conteúdo do curso, é possível complementar com um parágrafo, por exemplo:

Curso X – Instituição Y, ano Z.

Para desenvolver habilidades de tal e tal ferramenta/competência…

Formação acadêmica no currículo exemplo linha do tempo

No modelo de linha do tempo, a informação do período de formação vem em primeiro:

Ano X – Curso X, Instituição X.

Formação acadêmica com todas as informações?

É você quem decide o que faz sentido ou não incluir no currículo e no campo de formação acadêmica não é diferente. O mais comum é sinalizar a formação mais recente ou de maior grau.

Então, se a pessoa já possui superior em andamento ou concluído, não é comum sinalizar também sobre ensino fundamental e/ou médio.

O único cuidado é não inserir muitas informações desnecessárias apenas para o currículo ficar extenso. Mas isso não te impede de listar também as outras formações anteriores caso ache importante.

Por exemplo, se você está se candidatando para uma vaga de Enfermeiro(a), a principal informação seria a graduação em Enfermagem. Mas é possível que você tenha também um curso técnico em Enfermagem ou uma pós-graduação na área.

Nesse caso, o campo de formação acadêmica pode acabar ficando mais longo mesmo.

Faça sua graduação e conquiste sua formação com a Gran Faculdade

Na Gran Faculdade você destaca seu currículo estudando de forma totalmente online, com mensalidades que cabem no seu bolso, sem abrir mão da qualidade no ensino.

Estude em uma instituição de ensino superior reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC) e preencha sua formação acadêmica com orgulho!

Confira nossos cursos, faça sua matrícula e comece hoje mesmo a conquistar seu diploma:


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade! Clique no link abaixo e inscreva-se:

TELEGRAM

Avatar


31 de Outubro de 2023