Curso tecnólogo é superior? Veja o que é e quais os melhores

Por ser uma graduação mais rápida e nova, muitas pessoas se questionam se curso tecnólogo é uma formação de nível superior, entenda!

Avatar


5 de Março6 min. de leitura

O curso tecnólogo é uma modalidade de graduação para atender demandas profissionais da sociedade e do mercado de trabalho. Por isso, em média duram entre 2 e 3 anos e são voltados para a prática, principalmente em áreas tecnológicas e de gestão.

Então, se você quer conquistar um título de ensino superior para se destacar e conseguir uma profissão de forma mais rápida, vale a pena entender melhor sobre cursos tecnólogos!

Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é Curso tecnólogo?

Um Curso Superior em Tecnologia (CST), popularmente chamado de curso tecnólogo, nada mais é do que uma modalidade de graduação pensada como resposta às áreas da sociedade que precisam de profissionais qualificados em tecnologia, gestão e outros segmentos, em curtos espaços de tempo.

Por isso, o curso dura em média metade do tempo de um bacharelado ou de uma licenciatura e possui o mesmo grau acadêmico de ensino superior, com a especificidade da pessoa se formar como tecnóloga em determinada área.

É possível encontrar cursos de tecnólogo em diversas áreas e nos formatos presencial, semipresencial e online (EAD), essa escolha vai variar de acordo com seu interesse, afinidade e orçamento disponível.

Algumas perguntas frequentes sobre cursos tecnólogos podem ajudar a entender melhor o que é curso tecnólogo. Por isso, confira algumas respostas objetivas e siga a leitura para mais informações:

  • Tecnólogo é curso superior? Sim, curso tecnólogo é superior, assim como bacharelado e licenciatura;
  • Quem faz tecnólogo é graduado? Sim, quem faz tecnólogo é graduado na área de formação estudada. 
  • Quais são os cursos de tecnólogo? Todos os cursos de graduação chamados Curso Superior em Tecnologia (CST), curso tecnológico ou tecnólogo são formações de tecnólogo.
  • Onde um tecnólogo pode trabalhar? O tecnólogo pode trabalhar na sua área de formação em qualquer tipo de instituição pública ou privada.
  • Qual o Tecnólogo que mais emprega? Atualmente, os cursos tecnólogos possuem alta empregabilidade, especialmente os das áreas de Tecnologia. 
  • Quanto tempo dura o curso de tecnólogo? Em média, de 2 a 3 anos.
  • Tem TCC em tecnólogo? Dependendo do curso o tecnólogo pode ou não ter o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
  • O que fazer depois de um tecnólogo? Depende do que você deseja para sua carreira, é possível cursar pós-graduação, fazer segunda graduação, prestar concurso público, empreender ou buscar colocação no mercado de trabalho para nível superior, por exemplo. 

Curso tecnólogo é superior?

Sim, como vimos, tecnólogo é curso superior, sendo uma modalidade de graduação assim como o bacharelado e a licenciatura.

Atualmente, há uma grande variedade de cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC. Caso esteja em dúvida sobre algum curso ou instituição de ensino, é possível consultar o portal do Ministério da Educação e conferir se o curso está ativo, se a instituição é autorizada e reconhecida, etc. 

Dessa forma, a dúvida sobre qual a diferença entre curso de graduação e tecnólogo não é adequada, pois o tecnólogo é um tipo de curso de graduação. 

Quais os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC?

Para consultar os cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC, é possível acessar o portal e-MEC e buscar pelo nome do curso ou da instituição de ensino para verificar o status do curso perante o Ministério da Educação. 

Assim, você pode conferir se a formação que você deseja é um curso tecnólogo reconhecido pelo MEC.

Quem pode fazer curso tecnólogo?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, seja no tempo regular ou por meio da educação para jovens e adultos (com o certificado de conclusão Encceja), pode fazer um curso tecnólogo.

Para isso, é preciso se inscrever em processos seletivos para o curso de interesse, tanto por meio dos vestibulares tradicionais ou facilitados, quanto fazendo o Enem e se cadastrando nos programas de acesso ao ensino superior (Sisu, Prouni e Fies).

Como funciona o curso tecnólogo?

Assim como no caso dos cursos superiores de bacharelado e licenciatura, para fazer um curso tecnólogo, o(a) estudante deve conseguir aprovação em um processo seletivo de instituição de ensino superior. 

Depois disso, é preciso assistir às aulas e cumprir todos os requisitos de nota, frequência, atividades complementares e outras questões burocráticas até a conclusão do curso e solicitação do diploma de graduação. 

Após a colação de grau, o(a) estudante recebe o título de tecnólogo na área de formação e pode utilizar seu diploma para comprovar seu grau de escolaridade como nível superior completo.

Diploma de tecnólogo serve para concurso público?

Na maioria das vezes sim! Acontece que o diploma de tecnólogo tem validade como curso de nível superior assim como qualquer outro tipo de graduação. No entanto, para ter certeza se determinado concurso aceita ou não essa formação, é preciso conferir no edital.

Qual a diferença entre curso técnico e tecnólogo?

Por ser também um curso mais curto e profissionalizante, há uma confusão entre cursos tecnólogos e cursos técnicos. Mas são diferentes formações! Enquanto o tecnólogo é curso superior, o curso técnico é uma formação profissionalizante de nível médio.

Por exemplo, após concluir o curso, um tecnólogo permite que a pessoa faça pós-graduação e se candidate a concursos de nível superior. 

Já a formação em curso técnico forma profissionais com os conhecimentos técnicos necessários para o exercício da profissão, mas segue sendo um certificado de nível médio.

Um curso técnico pode ser concluído entre 2 meses e 3 anos, enquanto um tecnólogo possui duração média de 2 a 3 anos.

É melhor curso tecnólogo, bacharelado ou licenciatura?

Basicamente, para definir qual opção é melhor, é preciso avaliar aquilo que você deseja para sua carreira. 

Quem busca uma graduação às vezes pode se desanimar ao pensar em encarar 4, 5 ou 6 anos para se formar em uma área e ainda precisar buscar especializações para de fato começar uma carreira propriamente dita.

Se você tem uma carreira dos sonhos ou uma área específica que deseje seguir, esse trajeto vale a pena, mas se você está buscando uma formação para rápida absorção no mercado de trabalho ou até mesmo um título de ensino superior para concorrer a cargos públicos, o tecnólogo pode ser uma boa opção.

Por outro lado, o curso de bacharelado forma profissionais em áreas mais generalistas e costumam ter médias salariais mais altas em algumas áreas. 

Já quem deseja seguir carreira em docência, ensino ou pesquisa, pode preferir as licenciaturas, graduações específicas para formar educadores em cerca de 4 anos.

Quais os cursos tecnólogos que mais empregam?

De modo geral, cursos de tecnólogos EAD e presenciais possuem alta empregabilidade. Especialmente na área da Tecnologia, em que há um déficit de profissionais qualificados para vagas disponíveis. Por isso, é possível encontrar vagas com salários atrativos e bons benefícios mesmo no início da carreira.

Confira a seguir algumas ideias de cursos tecnólogos em alta.

Quais são os cursos tecnólogos em alta para 2024?

Agora que você entendeu melhor sobre essa modalidade e já sabe que curso tecnólogo é superior, confira alguns cursos tecnólogos em alta para 2024 que podem ser boas opções para você. 

As áreas em alta no mercado de trabalho em 2024 são relacionadas a:

  1. Tecnologia;
  2. Inteligência Artificial;
  3. Segurança, gestão e análise de dados;
  4. Mídias Digitais;
  5. Áreas fiscais e tributárias;
  6. Supply Chain;
  7. ESG;
  8. Saúde;
  9. Estética;
  10. Gestão Pública. 

Por isso, cursos de formação superior nessas áreas podem ser excelentes formas de alavancar sua carreira e conseguir uma melhor posição no mercado de trabalho, seja na iniciativa privada, no serviço público ou ainda empreendendo.

Tecnólogos em alta para 2024 da Gran Faculdade

Confira algumas ideias de curso tecnólogo EAD da Gran Faculdade, com formações rápidas nessas áreas para começar ainda hoje a conquistar seu diploma:

  • O curso de Gestão da Tecnologia da Informação e outras áreas tecnológicas: com rápida formação e salários bem atrativos, a área da TI possui amplo mercado de trabalho e qualquer formação, junto a um curso de inglês para abrir novas possibilidades, podem ser uma excelente opção para iniciar uma carreira promissora. Outros cursos de TI com carreiras promissoras incluem:
    • Análise e Desenvolvimento de Sistemas
    • Banco de Dados
    • Ciência de Dados
    • Defesa Cibernética
    • Segurança da Informação
    • Sistemas para Internet
  • Com o tecnólogo em Marketing também é possível se formar em 2 anos e começar a atuar com mídias digitais e outras áreas, como gestão de tráfego, mídia offline, etc.
  • Já para quem se interessa por Gestão da Cadeia de Suprimentos (chamada de Supply Chain), o tecnólogo em Logística é uma boa formação. 
  • Recursos Humanos (RH) ou Gestão de Pessoas é outra área com bastante espaço e necessidade no mercado de trabalho. Isso porque é fundamental para todas as empresas e organizações ter profissionais qualificados para lidar com pessoas, por isso, cursos tecnólogos nessa área são também boas opções;
  • Especialmente para quem busca um cargo público ou quer fazer consultorias, o tecnólogo em Gestão Pública forma gestores voltados para a prática profissional. Por isso, esse curso tem se destacado no mercado de trabalho.

Independentemente do curso escolhido, vale a pena buscar uma formação profissional de nível superior em instituições e cursos tecnólogos reconhecidos pelo MEC. Dê o primeiro passo em busca do seu sonho e não pare até conquistar seus objetivos!

Cursos tecnólogos para quem quer começar sua formação hoje mesmo

A Gran Faculdade surgiu para mudar a vida de nossos alunos, com mensalidades acessíveis e diversas vantagens para quem quer uma carreira de sucesso

Aqui, você conta com a entrada imediata, sem precisar esperar até o começo do semestre para iniciar sua formação! Ou seja, nada de perder tempo, queremos te aproximar cada vez mais dos seus sonhos! 

Aqui você encontra:

  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.
  • Entrada imediata para você não precisar aguardar o início de um novo semestre letivo para começar a conquistar seu diploma – você se matricula e pode começar o curso no mesmo dia;
  • Faculdade EAD com curso 100% digital que possibilita conciliar a rotina do dia a dia com os estudos;
  • Plataforma simples e intuitiva, assim, você estuda de onde estiver, em qualquer dispositivo;
  • Professores renomados, didáticos e que preparam os alunos para a prática profissional;
  • Mensalidades que cabem no seu bolso para que você possa realizar seus sonhos, com valores fixos ao longo de todo o curso, sem pegadinhas ou letras miúdas;
  • Acessibilidade e ferramentas de inclusão, afinal, aqui, todo mundo pode! E muito mais.

Por isso, confira abaixo a lista de cursos tecnólogos EAD da Gran Faculdade, clique abaixo para conhecer melhor sobre eles e aproveite para começar o seu hoje mesmo:

  1. Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  2. Ciência de Dados
  3. Defesa Cibernética
  4. Gestão de Atividade Policial
  5. Gestão de Recursos Humanos (RH)
  6. Gestão de Serviços Jurídicos e Notariais
  7. Gestão Financeira 
  8. Gestão Pública
  9. Investigação e Perícia Judicial e Extrajudicial
  10. Logística
  11. Processos Escolares
  12. Processos Gerenciais
  13. Segurança da Informação
  14. Segurança Pública
  15. Serviços Judiciais
  16. Ciências Jurídicas e Sociais
  17. Comércio Exterior
  18. Serviços Penais
  19. Gestão em Serviços Previdenciários
  20. Marketing 
  21. Banco de Dados
  22. Sistemas para Internet
  23. Tecnologia da Informação (Gestão da TI)

Gostou? Então, comece seu curso tecnólogo EAD com o Gran e conquiste seu diploma conosco!


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


5 de Março6 min. de leitura