Tecnólogo pode fazer pós-graduação? E tendo curso técnico?

Confira quais são os requisitos para fazer sua especialização e entenda se quem tem curso tecnólogo pode fazer pós!

Avatar


12 de março4 min. de leitura

Tecnólogo é uma formação de nível superior mais rápida e desperta diversas dúvidas, como tecnólogo pode fazer pós-graduação? É válido como nível superior para concursos? Entre outras. 

Por isso, vamos entender melhor a seguir como funciona para fazer pós-graduação com tecnólogo e se é possível fazer pós tendo curso técnico. 

Então, vamos lá! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

Tem dúvidas sobre como começar uma faculdade? Baixe gratuitamente o nosso Guia da Graduação!

Enfrentar novos desafios por vezes vem acompanhado de muitas dúvidas, e é por isso que a equipe da Gran Faculdade preparou um material completo e gratuito que vai te ajudar a compreender melhor como funciona uma Graduação.

No e-book que criamos para você, respondemos perguntas como:

  • O que é Graduação?
  • Quais os tipos de Graduação?
  • Como escolher meu curso de Graduação?
  • Como começar uma Graduação?

Além de te dar estas respostas, também te explicamos de forma simplificada outras questões relacionadas ao universo acadêmico. Não deixe de conferir!

Para receber o material gratuitamente, basta preencher o formulário abaixo:

O que é tecnólogo?

Tecnólogo pode ser tanto o curso, quanto o título que a pessoa recebe quando se forma nele. Em síntese, tecnólogo é um curso de nível superior com uma formação mais rápida voltada para uma demanda profissional em alta do mercado de trabalho.

Enquanto bacharelado e licenciatura costumam ter duração mínima de 4 anos, é possível concluir um curso tecnólogo a partir de 2 anos.

Por isso, é comum questionar se quem faz tecnólogo pode fazer pós-graduação. Mas vamos entender melhor essa questão no tópico a seguir.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Sim, quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação, desde que tenha concluído o curso e obtido um diploma de nível superior. Para fazer qualquer tipo de pós-graduação, seja ela stricto ou lato-sensu é necessário que o aluno seja capaz de comprovar a conclusão em algum curso* do ensino superior.

Assim, são válidos os diplomas de:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Curso Tecnólogo.

*Em alguns casos a pós-graduação poderá requisitar certificação em área específica. Por isso, é importante checar os requisitos para ingresso em cada curso.

Quem tem tecnólogo pode fazer mestrado?

Sim, quem tem tecnólogo pode fazer mestrado, desde que seja aprovado(a) em processo seletivo para esse tipo de pós-graduação. 

Quem faz tecnólogo pode fazer doutorado?

Sim, quem faz tecnólogo recebe diploma de nível superior e pode fazer doutorado, mestrado, especialização ou MBA. 

Quem fez tecnólogo pode fazer segunda graduação?

Sim, qualquer pessoa com diploma de nível superior pode fazer segunda graduação escolhendo um novo curso e ambas as formações podem ser de qualquer tipo: bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. 

Portanto, quem tem tecnólogo pode fazer licenciatura, bacharelado ou outro tecnólogo, quem faz licenciatura pode fazer tecnólogo, bacharelado ou outra licenciatura e quem fez bacharelado pode fazer outro bacharelado, uma licenciatura ou um tecnólogo. 

Caso a pessoa queira fazer uma formação na mesma área da graduação inicial, é possível solicitar a análise para reaproveitamento de disciplinas. Assim, caso a ementa, carga-horária e conteúdo dos cursos tenha equivalência, é possível reduzir a grade curricular da segunda graduação.  

Curso técnico pode fazer pós-graduação?

Não! E a confusão muitas vezes está na diferença entre o curso técnico e o tecnólogo. Apesar dos nomes parecidos, o curso técnico é uma formação de nível médio, por isso, não qualifica o estudante para ingressar em uma pós-graduação.

Por outro lado, como vimos acima, quem fez curso tecnólogo recebe diploma de nível superior e pode fazer pós-graduação.

Benefícios de uma pós-graduação: por que fazer pós?

A pós-graduação lato-sensu é um curso que vem ganhando muito espaço no mercado de trabalho, devido à sua praticidade, rapidez e facilidade de conciliação com outras obrigações, especialmente cursos 100% EAD.

Em síntese, a pós-graduação lato-sensu especialização é um curso para quem já tem um grau de ensino superior e quer se especializar em uma área/assunto específico de atuação.

Como o próprio nome já anuncia, pessoas que finalizam o curso de especialização recebem o título de especialista, reconhecido oficialmente pela Resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018.  Além da autoridade e destaque curricular que o título apresenta, possuir uma pós-graduação lato-sensu também pode:

  • Garantir salários maiores em cargos públicos e privados;
  • Aumentar as chances de conquistar um cargo de gestão e promoção;
  • Conceder pontos adicionais na Prova de Títulos em Concursos Públicos;
  • Melhorar seu desempenho e atuação profissional;
  • Possibilidade de realização de estágio para pós-graduação;
  • Auxiliar no processo de recolocação profissional (dentro e fora da sua área).

Além disso, é possível concluir alguns cursos de especialização em 6 meses, o que facilita muito na rotina diária e em alcançar objetivos para sua carreira.

Outro tipo de pós-graduação lato-sensu é o Master of Business Administration (MBA), curso mais voltado para o desenvolvimento de liderança e negócios. Quem tem tecnólogo pode fazer pós-graduação MBA.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação em engenharia?

De forma geral, qualquer pessoa com diploma de nível superior pode fazer a pós-graduação que escolher. No entanto, para algumas especializações os requisitos para atuar naquela formação são mais específicos, como é o caso da Engenharia.

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, por exemplo, é uma especialização longa e específica para engenheiros e arquitetos, com registros profissionais ativos em seus respectivos conselhos, que querem atuar nessa área profissional.

Por isso, mesmo que você tenha um diploma de nível superior em outra área e chegue a fazer o curso, não poderá atuar profissionalmente como engenheiro de Segurança do Trabalho.

Como escolher uma boa pós-graduação?

Fazendo uma busca rápida pela internet, você será capaz de encontrar uma série de cursos de pós-graduação EAD, oferecidos pelas mais diversas fontes. Contudo, para garantir que você está investindo em um programa de qualidade, é importante atentar-se a alguns pontos, como:

  • A Instituição de Ensino que oferece o curso, é autorizada pelo MEC a emitir certificados válidos em todo Brasil?
  • O Curso de Pós-Graduação em questão apresenta a carga horária total mínima exigida pelo MEC?
  • O Corpo Pedagógico é qualificado?
  • Qual a opinião dos alunos que estudam na Instituição de ensino?
  • Qual é a carga horária e quais são as matérias oferecidas? Elas serão úteis para você e seus objetivos?
  • Quais são os métodos de avaliação?
  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório? Você conseguirá desenvolver seu trabalho em meio à rotina do dia a dia?

A resposta dessas perguntas depende de um pequeno processo de pesquisa de sua parte. Contudo, veja como parte de um bom investimento!

Afinal de contas, não dá para se matricular em um curso sem saber exatamente o tipo de programa em que você está se inscrevendo e se vai te direcionar para seus objetivos de carreira.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação na Gran Faculdade?

Os cursos de pós-graduação lato-sensu da Gran Faculdade são reconhecidos pelo MEC, 100% EAD e possuem mensalidades que cabem no seu bolso. São mais de 70 opções de curso, encontre o seu nas áreas de atuação do seu interesse:

Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação e ambos os cursos são rápidos e voltados para alta absorção do mercado de trabalho. Então, não perca tempo e venha fazer seu tecnólogo e/ou pós na Gran Faculdade!

Confira também nossas opções de cursos de graduação para conquistar seu diploma de primeira ou segunda graduação:

Graduação EAD


Quer ficar por dentro da Faculdade EAD mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

Se preferir, receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clique no link abaixo e inscreva-se no canal:

TELEGRAM

Avatar


12 de março4 min. de leitura