Tecnólogo pode fazer pós-graduação? E tendo curso técnico?

Confira quais são os requisitos para fazer sua especialização e entenda se quem tem curso tecnólogo pode fazer pós!

Deixe seu like:

Avatar


24/08/2023 | 15:15Atualizado há 186 dias

A pós-graduação lato-sensu é um curso para quem já tem um grau de ensino superior e quer se especializar em uma área/assunto específico de atuação. Mas quem tem diploma de tecnólogo pode fazer pós-graduação? E quem tem curso técnico por fazer pós-graduação?

A seguir, vamos entender melhor! Se preferir, navegue pelo índice abaixo:

O que é tecnólogo?

Tecnólogo pode ser tanto o curso, quanto o título que a pessoa recebe quando se forma nele. Em síntese, tecnólogo é um curso de nível superior com uma formação mais rápida voltada para uma demanda profissional em alta do mercado de trabalho.

Enquanto bacharelado e licenciatura costumam ter duração mínima de 4 anos, é possível concluir um curso tecnólogo a partir de 2 anos.
Por isso, é comum questionar se quem faz tecnólogo pode fazer pós-graduação.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação?

Sim, quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação, desde que tenha concluído o curso e obtido o diploma de nível superior. Para fazer qualquer tipo de pós-graduação, seja ela stricto ou lato-sensu é necessário que o aluno seja capaz de comprovar a conclusão em algum curso* do ensino superior.

Assim, são válidos os diplomas de:

  • Bacharelado;
  • Licenciatura;
  • Curso Tecnólogo.

*Em alguns casos a pós-graduação poderá requisitar certificação em área específica. Por isso, é importante checar os requisitos para ingresso no curso.

Curso técnico pode fazer pós-graduação?

Não! E a confusão muitas vezes está na diferença entre o curso técnico e o tecnólogo. Apesar dos nomes parecidos, o curso técnico é uma formação de nível médio, por isso, não qualifica o estudante para ingressar em uma pós-graduação.

Por outro lado, como vimos acima, quem fez curso tecnólogo recebe diploma de nível superior e pode fazer pós-graduação.

Benefícios de uma pós-graduação: por que fazer pós?

A pós-graduação lato-sensu é um curso que vem ganhando muito espaço no mercado de trabalho, devido à sua praticidade, rapidez e facilidade de conciliação com outras obrigações, especialmente cursos 100% EAD.

Como o próprio nome já anuncia, pessoas que finalizam o curso de especialização recebem o título de especialista, reconhecido oficialmente pela Resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018.  Além da autoridade e destaque curricular que o título apresenta, possuir uma pós-graduação lato-sensu também pode:

  • Garantir salários maiores em cargos públicos e privados;
  • Aumentar as chances de conquistar um cargo de gestão e promoção;
  • Conceder pontos adicionais na Prova de Títulos em Concursos Públicos;
  • Melhorar seu desempenho e atuação profissional;
  • Possibilidade de realização de estágio para pós-graduação;
  • Auxiliar no processo de recolocação profissional (dentro e fora da sua área).

Além disso, é possível concluir alguns cursos de especialização em 6 meses, o que facilita muito na rotina diária e em alcançar objetivos para sua carreira.

Tecnólogo pode fazer pós-graduação em engenharia?

De forma geral, qualquer pessoa com diploma de nível superior pode fazer a pós-graduação que escolher. No entanto, para algumas especializações os requisitos para atuar naquela formação são mais específicos, como é o caso da Engenharia.

A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, por exemplo, é uma especialização longa e específica para engenheiros e arquitetos, com registros profissionais ativos em seus respectivos conselhos, que querem atuar nessa área profissional.

Por isso, mesmo que você tenha um diploma de nível superior em outra área e chegue a fazer o curso, não poderá atuar profissionalmente como engenheiro de Segurança do Trabalho.

Como escolher uma boa pós-graduação?

Fazendo uma busca rápida pela internet, você será capaz de encontrar uma série de cursos de pós-graduação EAD, oferecidos pelas mais diversas fontes. Contudo, para garantir que você está investindo em um programa de qualidade, é importante atentar-se a alguns pontos, como:

  • A Instituição de Ensino que oferece o curso, é autorizada pelo MEC a emitir certificados válidos em todo Brasil?
  • O Curso de Pós-Graduação em questão apresenta a carga horária total mínima exigida pelo MEC?
  • O Corpo Pedagógico é qualificado?
  • Qual a opinião dos alunos que estudam na Instituição de ensino?
  • Qual é a carga horária e quais são as matérias oferecidas? Elas serão úteis para você e seus objetivos?
  • Quais são os métodos de avaliação?
  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é obrigatório? Você conseguirá desenvolver seu trabalho em meio à rotina do dia a dia?

A resposta dessas perguntas depende de um pequeno processo de pesquisa de sua parte. Contudo, veja como parte de um bom investimento!

Afinal de contas, não dá para se matricular em um curso sem saber exatamente o tipo de programa em que você está se inscrevendo e se vai te direcionar para seus objetivos de carreira.

Pós-graduação na Gran Faculdade

Os cursos de pós-graduação lato-sensu da Gran Faculdade são reconhecidos pelo MEC, 100% EAD e possuem mensalidades que cabem no seu bolso. São mais de 70 opções de curso, encontre o seu nas áreas de atuação do seu interesse:

Quem fez tecnólogo pode fazer pós-graduação e ambos os cursos são rápidos e voltados para alta absorção do mercado de trabalho. Então, não perca tempo e venha fazer seu tecnólogo e/ou pós na Gran Faculdade!


Quer ficar por dentro da Faculdade Digital mais inovadora do Brasil? Então, clique nos links abaixo:

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

TUDO SOBRE A GRAN FACULDADE

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias sobre a Gran Faculdade, clicando no link abaixo e inscrevendo-se gratuitamente:

TELEGRAM

Deixe seu like:

Avatar


Produtora de Conteúdos da Gran Faculdade