O que é Anvisa?

Avatar


18 de Abril de 2019

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, foi criada em 1999 com a Lei n°9.782, no governo de Fernando Henrique Cardoso. A autarquia está vinculada ao Ministério da Saúde e está presente em todo o território brasileiro com coordenações na fiscalização de produtos nacionais e importados em portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados. Atua também na esfera econômica, ao monitorar preços de remédios e participar da Câmara de Medicamentos (CMED)

A Anvisa tem como finalidade promover a proteção da saúde da população, intervindo no uso inadequado de certas substâncias por meio do controle sanitário de produção e consumo em diversos produtos e serviços, como remédios, alimentos, cosméticos, derivados do tabaco e até mesmo sangue. Seus valores envolvem transparência, ética e responsabilidade como agente público, visando sempre a melhoria da qualidade de vida da população brasileira, de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde.

Concurso Anvisa

O concurso Anvisa, que ocorreu em 2016, ofertou aproximadamente 78 vagas, nas quais a grande maioria era destinada a cargos administrativos, com remuneração inicial de R$ 6.002,14. A prova costuma ser objetiva e também discursiva, em geral com conteúdos de língua portuguesa, raciocínio lógico, ética no serviço público e atualidade, com algumas questões específicas de noções de administração e noções de direito constitucional, por exemplo.

Os concursos abertos costumam divulgar todas as informações com antecedência. O último edital divulgado apontava que, para ser aprovado no concurso, era necessário que a pessoa fosse brasileira nata ou portuguesa, estivesse quite com as obrigações eleitorais e tivesse no mínimo 18 anos de idade. Para mais informações sobre concursos 2019, é interessante que você fique atento ao edital. Com o auxílio do Gran Cursos Online, você consegue estar preparado para as provas quando os concursos previstos iniciarem suas inscrições e lançarem seus editais.

Avatar


18 de Abril de 2019