Gostou desta oportunidade? Prepare-se com a única escola preparatória que conta com 25 anos de tradição e mais de 600.000 aprovados em concursos públicos.
Preservada dos cortes orçamentários, segundo o governador Luiz Fernando Pezão, a área de Segurança Pública será uma boa opção para ingresso no serviço público estadual este ano. A Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (Edital Polícia Civil RJ), um dos órgãos que a compõem, realizará em breve dois concursos, considerados urgentes, devido à necessidade de pessoal na corporação. O primeiro deles será para 117 vagas de delegado, que exige curso superior em Direito e proporciona rendimento de R$ 15.715,38. Em seguida, deverá ser aberta uma seleção para 92 vagas de perito legista, cargo destinado a graduados em áreas específicas, ainda não divulgadas, e que tem remuneração de R$ 6.018,48.
A corporação já confirmou as solicitações das vagas ao governo. No caso do concurso de delegado, foram solicitadas 100 vagas, sendo que há 17 restantes do último concurso, em 2012, quando foram chamados todos os excedentes, totalizando 117. Uma das causas de Pezão confirmar a manutenção dos concursos na área de Segurança é a necessidade de pessoal. No caso da PC, de um quadro fixado em 23.116, há 10.424. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio de Janeiro (Sinpol), inclusive, chegou a afirmar que luta para ter, pelo menos, 11 mil servidores, número ainda muito aquém do ideal.
O quadro mostra ainda que há 649 delegados, quando deveriam ser 871, e 378 peritos legistas, sendo que o quantitativo fixado em lei é de 500. Em 2011, quando ocorreu a seleção de perito legista, e em 2012, ano do último concurso para delegado, os candidatos foram avaliados por meIo de provas objetiva, discursiva e oral, exames psicotécnico, de capacidade física e médico, além do curso de formação.
.