Recursos CNU: entenda aqui qual é o prazo

Concurso Nacional Unificado oferta 6.640 vagas; recursos de questões da prova do último domingo.

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6 min. de leitura

As provas do Concurso Nacional Unificado (CNU) foram aplicadas no último domingo, concurseiro. Com a divulgação do gabarito preliminar oficial, é possível entender as questões que podem ter pedido de recurso.

Neste artigo você encontra as fundamentações de acordo com os blocos temáticos feito pelos professores do Gran.

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Qual o prazo para recursos CNU?

21 de agosto é o prazo final para o recurso referente aos gabaritos do Concurso Nacional Unificado.

Entenda como pedir:

  • Onde solicitar os recursos: pelo site www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional
  • Prazo: até 21 de agosto

Este conteúdo será atualizado de acordo com o recebimento dos comentários dos professores.

Vale ressaltar que para os blocos mencionados abaixo, utilizamos as seguintes provas:

Navegue pelo índice abaixo para encontrar a fundamentação:

Recursos CNU: conhecimentos comuns (prova manhã)

Questão 3
Gabarito extraoficial: A
Gabarito preliminar: E
Enunciado: No Brasil, o presidencialismo foi instituído a partir da Proclamação da República, em 1889, e desde então vem sendo o sistema de governo adotado ao longo de toda a evolução histórica republicana, previsto em todas as Constituições brasileiras desse período. O presidencialismo brasileiro se configura como forma de governo

(A) popular
(B) unificador
(C) ideológico
(D) de garantias
(E) de coalizão

Fundamentação recurso: embora, de fato, o Brasil adote o presidencialismo de coalizão, a questão deve ser anulada. Isso porque há duas falhas incontornáveis em seu comando.

A primeira delas é que o presidencialismo não foi adotado em “toda a evolução histórica republicana”. Ao contrário, entre os anos de 1961 a 1963 o Brasil viveu o sistema parlamentarista de governo, tendo Tancredo Neves como Primeiro-Ministro. Sendo mais preciso, o parlamentarismo foi instituído pela EC 4, de 02/09/1961, revogada pela EC 6, de 23/01/1963.

A segunda é ainda mais grave e induziu o candidato a erro, quando se afirmou que “o presidencialismo brasileiro se configura como forma de governo”, quando, na verdade, é sistema de governo. A forma de governo por nós adotada é a República.

Essas duas graves falhas recomendam a anulação da questão, com a atribuição da pontuação aos candidatos.

Recursos CNU: bloco temático 1

Aguarde atualizações.

Recursos CNU: bloco temático 2

Aguarde atualizações.

Recursos CNU: bloco temático 3

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Recursos CNU: bloco temático 4

Questão 39
Gabarito extraoficial: A
Gabarito preliminar: D
Enunciado: A sobrecarga do trabalho é uma das dimensões mais importantes para avaliar estresse ocupacional. A respeito dessa avaliação, o que representa uma resposta de um trabalhador a essa sobrecarga?

(A) Ter dificuldade em manter o equilíbrio entre o trabalho e outras atividades pessoais.
(B) Relatar que recebe informação ou sugestão das pessoas que trabalham junto com o trabalhador.
(C) Preocupar-se com as diferentes expectativas das pessoas com o seu trabalho.
(D) Perceber que muitos colegas de trabalho estão cansados devido às exigências da empresa.
(E) Não conseguir atender as diversas exigências dos colegas de trabalho da empresa.

Fundamentação recurso: A sobrecarga de trabalho é uma das dimensões mais importantes para avaliar estresse ocupacional. A respeito dessa avaliação, o que representa uma resposta de um trabalhador a essa sobrecarga?

A sobrecarga de trabalho pode ser expressa em termos quantitativos, como na ampliação da jornada de trabalho, e qualitativos, como no aumento da intensidade e da densidade da tarefa (VIEGAS 2022).

Quando consideramos a sobrecarga de trabalho entre as diversas dimensões do estresse ocupacional, destacamos (entre outros) o excesso de tarefas e os prazos inadequados para execução destas tarefas. Por conta destas demandas que muitas vezes extrapolam o horário regular do trabalho, o trabalhador se vê “obrigado” a levar trabalho para casa, executá-lo fora do expediente, inclusive nos finais de semana, feriados ou mesmo durante as férias. Essa “invasão” do trabalho sobre outros aspectos da vida do trabalhador gera um desequilíbrio entre demandas laborais e pessoais.

Sabendo que o trabalho é uma necessidade social (e um meio de sobrevivência), muitas vezes o trabalhador precisa “sacrificar” tempo que não está convencionado ao trabalho para executá-lo, de modo que a sobrecarga ultrapassa os limites do trabalho e interfere diretamente na vida privada da pessoa.

Assim sendo, a resposta do trabalhador à sobrecarga de trabalho, entre as opções apresentadas, é melhor descrita na alternativa que aponta “ter dificuldade em manter o equilíbrio entre o trabalho e outras atividades pessoais”.

De acordo com Marques e Abreu (em SILVA 2019) a avaliação de uma situação como sendo estressante perpassa pela subjetividade, ou seja, cada indivíduo interpreta/avalia o ambiente de trabalho subjetivamente, a partir de suas experiências pessoais. Portanto, o gabarito apontado pela Banca – “Perceber que muitos colegas de trabalho estão cansados devido às exigências da empresa” – apenas valida a percepção de sobrecarga vivenciada pelo trabalhador, mas não configura uma resposta à sobrecarga de trabalho em si.

Recursos CNU: bloco temático 5

Questão 21
Gabarito extraoficial: B
Gabarito preliminar: A
Enunciado: No início do século XX, o Estado brasileiro republicano ampliou suas ações de cunho higienista para o controle de grandes epidemias e das endemias que assolavam o país. Essas ações foram executadas na forma de campanhas sanitárias, como as promovidas por Oswaldo Cruz para sanear o Rio de Janeiro, caracterizando o período do sanitarismo campanhista. Qual característica está presente nesse modelo assistencial?

(A) Assistência hospitalar do aparato estatal voltado para as doenças infecciosas (com destaque para a hanseníase e tuberculose) e saúde mental.(B) Aparato estatal ocupado pelo saneamento de portos das cidades, no controle de epidemias e endemias.
(C) Crescimento dos segmentos filantrópico e privado semelhantes ao segmento público estatal.
(D) Assistência hospitalar com poucos hospitais próprios, basicamente militares, deixando a cargo da filantropia (santas casas de misericórdia) a maior parte dos hospitais.
(E) Campanhas sanitárias com adesão e apoio popular para sua implementação.

Fundamentação do recurso: o modelo sanitarista, como o próprio enunciado destaca, teve suas ações ampliadas no início do século XX, mas fica claro que ele já estava vigorando antes mesmo da República, principalmente focando no saneamento de portos (o que dá origem ao nome do modelo). Ainda no período do império, alguns autores já destacam que o modelo sanitarista já estava em curso.

Polignano (2001), destaca que: Até 1850 as atividades de saúde pública estavam limitadas ao seguinte: 1 – Delegação das atribuições sanitárias as juntas municipais; 2 – Controle de navios e saúde dos portos; verifica-se que o interesse primordial estava limitado ao estabelecimento de um controle sanitário mínimo da capital do império, tendência que se alongou por quase um século.

O referencial a partir do qual foi elaborada a questão afirma que já no período do império algumas tendências se mostravam evidentes. O aparato estatal se ocupava eminentemente de saneamento de portos, das cidades, do controle de epidemias e endemias, tendo construído poucos hospitais próprios, basicamente militares, deixando a cargo da filantropia (santas casas de misericórdia) a construção e manutenção de hospitais.

Notemos que estamos falando sobre o modelo assistencial, denominado de modelo sanitarista, que a partir do século XX, com a introdução das campanhas de vacinação, como forma de operacionalizar o modelo, ganha a característica campanhista, mas não deixa de ser o modelo sanitarista. Portanto, o enunciado deseja saber qual característica está presente no modelo assistencial (aqui entendido como sanitarista), não especificando que tal característica estaria presente apenas a partir do século XX.

Logo, se estamos diante do mesmo modelo assistencial, podemos afirmar que temos duas possíveis respostas. Até o final do século XIX o modelo sanitarista mantinha forte característica ter o aparato estatal ocupado pelo saneamento de portos das cidades, no controle de epidemias e endemias, já a partir do início do século XX, o modelo passa a apresentar como característica assistência hospitalar do aparato estatal voltado para as doenças infecciosas (com destaque para a hanseníase e tuberculose) e saúde mental.

E ainda assim, analisando de forma conjunta, sabemos que uma característica não é excludente à outra, sendo assim, não há limite claro, ou literatura incontestável que as características não coexistiam. A questão é passível de recurso visando anulação, uma vez que apresenta duas alternativas potencialmente correta.

Questão 24
Gabarito extraoficial: D
Gabarito preliminar: B
Enunciado: A gestão das ações e dos serviços de saúde deve ser solidária e participativa entre os três entes da Federação: a União, os Estados e os Municípios. A rede que compõe o SUS é ampla e abrange tanto ações quanto os serviços de saúde. Engloba a atenção primária, média e alta complexidades, os serviços urgência e emergência, a atenção hospitalar, as ações e serviços das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental e assistência farmacêutica. Qual atividade é de responsabilidade da esfera federal?

(A) Participar complementarmente na organização, no controle e na gestão das ações e serviços de saúde.
(B) Planejar, elaborar normas, avaliar e utilizar instrumentos para o controle do sistema de saúde.
(C) Prestar os serviços de saúde em seu território, garantindo o acesso universal e igualitário às ações e serviços de saúde.
(D) Promover a descentralização das ações e serviços de saúde, de forma a garantir a regionalização e a hierarquização do sistema.
(E) Organizar o sistema regional de emergências e maternidades.

Fundamentação recurso: Justificativa: A Lei 8.080/90, expressamente indicada no edital como fonte de estudo para a realização do certame, apresenta em seu artigo 16 as competências da direção nacional do SUS. No entanto, a banca recorreu a uma informação compilada na página informativa do Ministério da Saúde, embora a alternativa apresente uma correta síntese das competências da direção nacional do SUS, é imperativo destacar que a alternativa D está correta e em consonância com a Lei 8.080/90.

O mencionado artigo 16 da Lei traz como competência da direção nacional do SUS: […] XV – promover a descentralização para as Unidades Federadas e para os Municípios, dos serviços e ações de saúde, respectivamente, de abrangência estadual e municipal […]. Neste sentido, a norma destaca que a direção nacional do SUS tem como competência promover a descentralização das ações e serviços de saúde, de forma a garantir a regionalização e a hierarquização do sistema. Importante ainda mencionar que a Lei 8.080/90, em seu artigo 7º, afirma que um dos princípios do SUS é a descentralização político-administrativa, com direção única em cada esfera de governo: a) ênfase na descentralização dos serviços para os municípios; b) regionalização e hierarquização da rede de serviços de saúde.

Portanto, a letra D está correta. Uma vez que o gabarito disposto pela banca foi a letra B, é fundamental que haja a anulação da questão, uma vez que há dois gabaritos possíveis.

Recursos CNU: bloco temático 6

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Recursos CNU: bloco temático 7

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Recursos CNU: bloco temático 8

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Resumo do Concurso Nacional Unificado (CNU)

Enem dos concursosConcurso Nacional Unificado (CNU)
Situação atualem andamento
Banca organizadoraFundação Cesgranrio
Cargosdiversos
Escolaridadeníveis médio, técnico e superior
Carreirasadministrativa, tecnologia da informação, saúde, fiscal e contabilidade
LotaçãoCentro-Oeste, Sul, Norte, Nordeste e Sudeste
Número de vagas6.640 vagas
Remuneraçãoaté R$ 22 mil
Inscrições19/01/2024 a 09/02/2024
Taxa de inscriçãoR$ 60,00 a R$ 90,00
Data da prova objetiva18/08/2024
Bloco Temático 1- Infraestrutura, Exatas e Engenharias
Bloco Temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação
Bloco Temático 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
Bloco Temático 4 – Trabalho e Saúde do Servido
Bloco Temático 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
Bloco Temático 6 – Setores Econômicos e Regulação
Bloco Temático 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
Bloco Temático 8 – Nível Intermediário

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