Você sabia que é possível fazer residência em Serviço Social? A possibilidade nasceu no ano de 2005, com a promulgação da lei 11.129, que instituiu e regulamentou a criação de programas de residência uni e multiprofissional na área da educação e saúde. Mas afinal, o que é residência em Serviço Social? Como ingressar? Existe algum programa de bolsas ou auxílio monetário? Buscando responder todas essas questões, o Gran Cursos Online formulou o manual do residente em serviço social! Acompanhe o artigo para garantir o seu!
Destaques: |
Mas afinal, o que é a Residência em Serviço Social?
Se você já conhece o conceito de Residência para as áreas da medicina, o conceito de Residência em Serviço Social será fácil de compreender. Afinal, trata-se do mesmo princípio; ou seja, uma pós-graduação lato-sensu, majoritariamente focada em atividades práticas.
Com duração de cerca de dois anos e uma carga horária de 5.760 horas, a residência em serviço Social é um caminho excelente para todos os profissionais das áreas contempladas que buscam se aperfeiçoar. Os programas geralmente vão de segunda a domingo, contando com uma folga durante a semana. Ademais, o residente em serviço social também poderá desfrutar de um período de 30 dias de férias, que poderão ser fracionadas em dois períodos de 15 dias.
Além disso, poderão contar com uma bolsa no valor médio de R$ 3.330,43. Uma das condições para aderir ao programa é dedicar-se completamente, sem configurar nenhum outro vínculo empregatício durante a duração.
Como se tornar residente em serviço social?
O ingressos nos programas acontece por meio de seleções, muito similares com aquelas previstas em concursos públicos. Assim, geralmente estão previstas:
- Etapa de avaliação de conhecimentos: com prova objetiva e/ou discursiva;
- Análise curricular: que pode incluir ou não entrevista.
Os métodos de avaliação e seleção poderão variar de acordo com cada Instituição. Por isso é tão importante basear sua preparação e estudos no seu edital de escolha.
Além do seu diploma de graduação em Serviço Social, para ingressar em uma Residência de Serviço Social, você também deverá estar devidamente registrado no CFESS ou CRESS.
Manual do residente: tudo que você precisa saber sobre as residências!
Agora que você já está por dentro dos termos gerais sobre a residência em Serviço Social, baixe o manual gratuito do Gran! Nele você encontrará:
- Direcionamento de estudo para os itens e assuntos cobrados nos editais para a carreira;
- Compreensão ampla sobre o que são e como funcionam as diferentes residências da área;
- Orientação exclusiva dos profissionais do Gran para você sobre como é ser um residente;
- Quais são as etapas e locais para ser um residente em serviço social.
Preencha o formulário abaixo para fazer o download gratuito do Manual do Residente em Serviço Social:
Acesse o material diretamente na página de materiais gratuitos!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: