Longe de mim dizer que a internet em si é ruim. Ela é um instrumento que facilitou muito a nossa VIDA. Mas as redes sociais, possuem um potencial de colocar gatilhos em comportamentos obsessivos e sem limites diante das telas. Podendo levar ao vício e acabar com o maior patrimônio das pessoas: o tempo,
De acordo com uma pesquisa feita pela FGV, cerca de 41% dos jovens, ficam tristes, deprimidos e ansiosos ao entrarem em contato com redes sociais. Já em relação às mulheres, cerca de 32% sentem-se mal com a autoimagem do corpo que é gerada pelas redes.
O fato é que até hoje, ninguém sabe se as redes geram tais comportamentos, ou as pessoas possuem uma predisposição que pode gerar tal feito. Ou os dois aspectos em conjunto. Estudos estão sendo realizados.
Para detectarmos se existe algo associado ao vício, devemos calcular um prejuízo significativo na vida da pessoa e prejuízo nas relações sociais. O problema é quando a pessoa precisa validar. Muitas pessoas possuem dificuldade em assumir e quando questionadas negam e ficam agressivas.
O uso consciente será abordado no nosso divã, os efeitos da dopamina no nosso cérebro, a positividade tóxica e como o vício em redes pode ter o mesmo funcionamento de algumas drogas e jogos. Não perca!