Os concurseiros que almejam uma das 1.500 vagas no concurso para Soldado da Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM-PE 2016) devem ficar atentos as alterações divulgadas no Suplemento Normativo, publicado no dia 29 de fevereiro, referentes ao Teste de Aptidão Física (TAF).
O documento estabeleceu novos índices para todas as modalidades e também as regras específicas para cada teste, confira o documento aqui. A realização do TAF é comum em carreiras policiais e é responsável por avaliar a capacidade do indivíduo para desempenhar as funções típicas do cargo que ocupará.
Os candidatos serão avaliados por testes de natação, flexão na barra fixa, salto em distância, abdominal, corrida de 2.400 metros. Conforme a tabela abaixo:
Os exames serão realizados em dois dias consecutivos, sendo divididos da seguinte forma:
1º dia – natação, flexão na barra fixa, salto em distância
2º dia – abdominal, corrida
Será considerado inapto e consequentemente reprovado na etapa, o candidato que não obtiver o índice mínimo em qualquer prova. Será considerado apto e consequentemente aprovado na etapa, o candidato que obtiver índice mínimo em todas as provas.
Confira as dicas dos especialistas
Para o professor Wesley Rodrigues, o tempo de preparação dos candidatos pode variar de acordo com o histórico de atividade física de cada candidato. É preciso se preparar para sabermos o grau de dificuldade que os testes nos trazem para determinar um período mais preciso para a realização do que será pedido.
“Levando em consideração as diferentes condições biológicas entre homens e mulheres, segundo o professor, os testes são mais brandos para as mulheres para tentar manter o princípio de isometria. Um exemplo clássico é a corrida onde geralmente os homens têm que correr 2.400 m em 12 minutos e as mulheres precisam correr 2000 m”, explica.
Muita gente talvez não saiba que, se essa prova não for realizada na data prevista, o candidato pode arcar com diversos prejuízos, que podem incluir até mesmo a perda do cargo, conquistado com tanto sacrifício.
Detalhes
- Concurso: Polícia Militar de Pernambuco (Concurso PM-PE 2016)
- Banca organizadora: Instituto de Apoio à Universidade de Pernambuco (Iaupe)
- Cargos: Soldado
- Escolaridade: Nível médio
- Número de vagas: 1.500
- Remuneração: Até R$ 3 mil
- Inscrições: de 10 de março a 10 de abril de 2016
- Taxa de inscrição: 100,00
- Data da prova objetiva: 29 de maio de 2016
Comece a sua preparação hoje mesmo com quem é imbatível em aprovação nas carreiras policiais.
O Gran Cursos aprovou mais de 7.300 alunos nos últimos concursos para o DEPEN,
PRF, Polícia Federal e PMDF.
Preparatórios online com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros!
Prepare-se com quem mais aprova há 26 anos e conquiste a sua vaga!
Apostila digital para o concurso da PM-PE por apenas R$ 19,90
Conheça o preparatório do Gran Cursos Online para o Teste de Aptidão Física (TAF) e saia na frente
Antecipe sua preparação e saia na frente!