Orçamento, autorização, comissão formada, banca definida: são muitos os estágios que antecedem a publicação de um edital de concurso público. Se você já se sentiu perdido em meio a tantos termos, não se preocupe! Foi justamente pensando em ajudá-lo a entender melhor cada um dos estágios de concurso público que criamos este conteúdo!
Navegue pelo índice abaixo para conhecer mais sobre cada um dos estágios de concursos público diretamente:
- Estágios de concurso público: pré-edital
- Estágios de concurso público: pós-edital
Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação!
|
Estágios de concurso público: pré-edital
Os estágios de concurso público que mais causam dúvidas são aqueles que acontecem antes da publicação do edital. Descubra mais sobre cada um deles abaixo:
Estágios de concurso público: orçamento/ solicitado
Cada órgão público tem uma estimativa de quadro mínimo de servidores para atuar de maneira satisfatória. Com o passar dos anos, é natural que o número de profissionais diminua: afinal, existem os casos de aposentadorias e até mesmo pessoas que decidem deixar o cargo.
Assim, a percepção da necessidade de um novo concurso público acontece de maneira interna. O órgão identifica a necessidade de novos profissionais ou mesmo de novos cargos e começa a realizar os estudos internos, que irão fundamentar os subsequentes pedidos de orçamento e autorização.
Mas para que uma autorização possa ser concedida, na maioria dos casos, é preciso que o orçamento público possa financiar uma nova seleção. Por essa razão, os pedidos são enviados para o Ministério da Economia (concursos federais) ou para os Governos Estaduais e Municipais, a depender da esfera do concurso público.
Estágios de concurso público: autorizado
Depois de confirmar o orçamento e passar por mais processos internos, a expectativa é que o concurso público seja autorizado por meio da publicação em Diário Oficial. De acordo com especialistas no mundo dos concursos públicos, esse é o melhor momento para começar a estudar, caso você ainda não tenha começado!
Afinal de contas, a partir dessa etapa, os estágios de concurso público costumam acontecer de maneira bem mais rápida! Para concursos federais, por exemplo, o prazo entre a autorização e a publicação do edital costuma ser de 6 meses.
Estágios de concurso público: comissão formada
Assim que o concurso público é autorizado, uma comissão organizadora é formada com o objetivo de conduzir o certame. Dentre as tarefas mais conhecidas, está o trabalho de definir as diretrizes para o edital por meio da formulação do projeto básico.
Esse documento inclui especificações sobre cargos, número de vagas, etapas do certame, requisitos, dentre outras. A comissão organizadora também pode ser chamada de Grupo de Trabalho ou Comissão Examinadora e é formado por servidores que já trabalham no órgão.
Assim como foi no caso da autorização para concurso público, a composição da comissão organizadora (e também eventuais mudanças de membros) também são publicadas em Diário Oficial.
Estágios de concurso público: publicação do projeto básico
O projeto básico é o esqueleto do edital e funciona como um manual de instruções para a banca organizadora que ficará responsável pelo certame. Ele é necessário para que possa ser iniciado o processo de Licitação, ferramenta da Administração pública pela qual é possível que o poder público contrate bens e serviços.
Isso acontece porque a maioria dos órgãos públicos não possui logística para organizar todas as etapas de um concurso público. Assim, precisam contar com outras Instituições especializadas. A exceção está em alguns concursos militares e universidades, que podem apresentar uma comissão interna e própria.
Quando o projeto básico é concluído, significa que o processo de publicação de edital está ainda mais próximo e o concurseiro poderá retirar diversas informações essenciais desse documento. Apesar de não apresentar datas, o projeto básico inclui especificações sobre: cargos, vagas, etapas necessárias para a seleção, requisitos e até mesmo a relação de conteúdos cobrados.
Estágios de concurso público: definição da banca organizadora
O tempo para a seleção da banca organizadora pode variar de uma semana até 90 dias, a depender do método de Licitação utilizado. A dispensa de Licitação costuma ser identificada como a forma mais rápida de decisão da banca organizadora, mas não pode ser aplicada todas as vezes.
O que acontece na maioria dos casos é a divulgação do projeto básico para todas as bancas organizadoras interessadas em realizá-lo. Depois de elaborar suas propostas, as Instituições serão avaliadas e vencerá a proposta daquela que apresentar o menor gasto para a Administração Pública, com a possibilidade e compromisso de executar bem o serviço.
Cebraspe, FGV, VUNESP, Cesgranrio e Instituto AOCP são alguns exemplos de bancas organizadoras muito conhecidas no Brasil, responsáveis por um grande número de seleções anualmente.
Concurso público: o que a definição da banca organizadora significa para o concurseiro?
Cada banca organizadora tem um perfil específico de formulação de provas e de métodos de avaliação. Nas provas do Cebraspe/CESPE, por exemplo, existe o temido modelo da alternativa errada que anula uma certa. Além disso, também há variações na maneira como os textos são elaborados, assuntos preferidos e complexidade de temas.
Exatamente por esse motivo, uma das principais dicas para os concurseiros que estão começando é resolver o máximo de questões de concurso público formuladas pela banca organizadora responsável pelo último certame (ou certame atual, se o edital já estiver publicado).
A definição da banca organizadora é a última etapa até a publicação do edital para concurso público. Por isso, caso você tenha recebido essa notícia, prepare-se e empenhe-se nos estudos: o edital deverá chegar em poucas semanas!
Saiba mais sobre o perfil de bancas organizadoras de concursos públicos!
Estágios de concurso público: publicação do edital
O dia da publicação do edital do concurso público dos sonhos é um dia que não se esquece. Afinal, é a confirmação mais oficial possível de que a seleção acontecerá. A publicação acontece no Diário Oficial e apresenta todas as informações complementares que faltavam no projeto básico.
Isso inclui diretrizes específicas de provas, conteúdo, taxas de inscrição, cronogramas, cidades de realização, métodos para desempate, classificação e muito mais. O edital de concurso público será o seu principal guia no refinamento de plano de estudos para garantir uma excelente pontuação em qualquer seleção: por isso, NUNCA deixe de ler o edital.
Conteúdos aqui do Blog Gran poderão ajudá-lo a interpretar informações menos intuitivas, mas você ainda precisa ler o documento inteiro para não deixar nada passar, combinado?
Concurso Nacional Unificado: como interpretar os editais?
O Concurso Nacional Unificado (CNU) é uma grande oportunidade para quem deseja ingressar na carreira pública federal em 2024!
Com a publicação dos editais no dia 10 de janeiro, contudo, muitas pessoas ficaram confusas pela maneira inédita como os cargos, conteúdos e outras informações foram disponibilizadas pelos editais.
Se este foi o seu caso, entenda mais sobre o CNU e fique por dentro de todos os detalhes essenciais!
Como a publicação do edital de concurso público muda suas rotinas de estudo?
Por meio do edital é possível perceber quais são as matérias mais prevalentes para a sua prova de concurso público (pelo quantitativo e peso de questões, por exemplo) . No momento pós-edital também há menos tempo disponível para se preparar, já que o período até a aplicação da prova costuma ser de 2 a 3 meses.
Assim, a sua rotina de preparação deverá ser voltada para prioridades (matérias específicas e relevantes), diversidade de conteúdos, revisões, simulados e muitas questões de concurso.
Saiba mais sobre como organizar seus estudos no pós-edital
Estágios de concurso público: depois da publicação do edital
Apenas depois da publicação do edital do concurso público é que o concurseiro começa a interagir diretamente com os processos da seleção. Saiba mais sobre cada um dos estágios pós-edital.
Estágios de concurso público: inscrições abertas
É o período em que o candidato poderá se candidatar na nova seleção. Atualmente, a maioria dos processos de inscrições costuma ser feito unicamente por meio dos portais eletrônicos das bancas organizadoras. Além disso, em alguns casos, disponibiliza-se uma localização física onde o candidato pode acessar a internet e realizar a inscrição por lá.
É preciso ficar atento tanto às datas quanto aos horários (em alguns casos, as inscrições não terminam às 23h59 de determinado dia e sim às 16h ou 18h).
Também é preciso manter em mente a data limite para o pagamento da taxa de inscrição que poderá corresponder a, no máximo, 2,5% do valor estabelecido de remuneração inicial para o cargo concorrido. Na maioria dos casos, os boletos podem ser pagos até a data de vencimento em qualquer agência bancária.
Nos primeiros dias do período de inscrições abertas do concurso público geralmente também é possível solicitar a isenção total ou parcial da taxa de inscrição. As condições de isenção costumam variar entre as opções abaixo:
- Candidatos inscritos no CadÚnico;
- Doadores de medula óssea;
- Candidatos desempregados;
- Doadores de sangue;
- Pessoas de baixa renda.
Caso você aplique para a isenção de taxa em concurso público, fique atento às demandas de documentação e o prazo para enviá-las. Se o pedido de isenção for negado, o candidato ainda pode participar da seleção efetuando o pagamento ou entrando com recurso.
Estágios de concurso público: divulgação de locais de provas
Geralmente cerca de uma semana antes da realização das provas do concurso público, a banca examinadora divulga um comunicado específico, indicando aos candidatos sobre a liberação dos endereços para a aplicação das provas. Assim, deve-se acessar a página da banca examinadora, fazer o seu login e emitir o cartão do candidato, contendo todas as informações essenciais para realizar as avaliações.
Nos editais de divulgação de locais de prova também existe a especificação de horários de início, abertura e fechamento de portões. Também há outras orientações, como protocolos de segurança contra COVID-19 e quais objetos poderão ser levados para dentro da sala de avaliação.
Vale lembrar que a maioria das bancas organizadoras não notifica os candidatos individualmente por e-mail: por isso, cuidado para não deixar informações essenciais escaparem!
Estágios de concurso público: realização das provas
A realização das provas é o momento de colocar seus conhecimentos e habilidades à prova. O concurso público pode ser composto por uma série de etapas, a depender do cargo. Assim, você poderá ser avaliado por meio de:
- Provas objetivas: é o famoso “marcar bolinhas” no cartão de respostas. As provas objetivas são a forma mais comum de avaliação para concursos públicos e estão presentes na grande maioria das seleções.
- Provas discursivas: podem consistir na formulação de um texto discursivo (redação) ou em questões discursivas. É comum que as provas discursivas sejam aplicadas no mesmo dia das provas objetivas.
- TAF (Teste de Aptidão Física): consiste na avaliação do tempo e performance dos candidatos em uma série de testes físicos. É uma etapa muito comum em concursos da área de Segurança Pública e Militares.
- Prova oral: comum em cargos jurídicos, consiste em uma prova onde o candidato precisa responder perguntas diante da um grupo de examinadores.
- Prova prática: busca provar se o candidato efetivamente possui competência técnica para realizar atividades específicas, requeridas pelo cargo. Assim, as provas práticas variam bastante, sempre de acordo com o cargo.
- Avaliação Física e Psicológica: consiste na realização de exames para garantir a integridade física e mental de cada candidato.
- Investigação Social: é realizada essencialmente pelo órgão, mas pode necessitar que o candidato preencha uma ficha com uma série de informações. A Investigação Social busca confirmar se candidato é uma pessoa de bem e não possui pendências de qualquer tipo com a Administração Pública.
- Avaliação de Títulos: cada vez mais presente em todos os tipos de concursos públicos, a Avaliação de Títulos é capaz de conceder pontos adicionais ao candidatos por conta de conquistas acadêmicas e/ou profissionais (por diplomas de Mestrado, Doutorado, Especialização ou mesmo por experiência prévia de trabalho).
- Curso de Formação: muito comum em concursos militares e policiais, o curso de formação é um período de aprendizado e treinamento para o exercício das funções. Remuneração, alojamento, alimentação e assistência médica costumam estar incluídos nessa etapa que costuma durar de 6 meses a 2 anos.
Estágios de concurso público: publicação do gabarito preliminar e oficial
Depois da realização das provas objetivas e discursivas, os gabaritos preliminares são publicados. Cabe ao candidato conferir a sua pontuação e preparar a formulação de recursos caso acredite que algum item esteja errado.
As solicitações de recurso costumam ser abertas logo depois da publicação do gabarito preliminar (um a dois dias depois da realização da prova) e podem ser enviadas também por meio de link específico, na página específica de concurso público e no site da banca organizadora.
Depois de avaliar todas as solicitações, o gabarito oficial é publicado.
Estágios de concurso público: publicação da lista de aprovados e homologação
Ao final de cada etapa, uma lista diferentes de candidatos aprovados é publicada, refletindo diretamente os resultados daquela etapa específica. O grande momento, contudo, ocorre apenas depois da última etapa, com a publicação da lista definitiva de candidatos aprovados.
A homologação, que costuma ocorrer até 30 dias após a divulgação do resultado definitivo, valida todas as etapas do concurso público e torna todos os resultados finalmente oficiais.
Estágios de concurso público: convocação dos candidatos aprovados
Depois de tanta luta, a convocação é a concretização do sonho. Candidatos convocados em concurso público geralmente precisam comparecer ao órgão público com uma lista de documentos para realizar a assinatura de documentos específicos e participar da posse.
Prepare-se com o Gran: Assinatura Ilimitada 9.0*
Assine agora e receba acesso IMEDIATO a plataforma que mais aprova em concursos públicos e, o melhor, com a Maia, a Inteligência Artificial do GRAN que veio para revolucionar como você estuda. Faça o teste de 07 dias. O Gran está comprometido com a sua preparação! Satisfação garantida ou seu dinheiro de volta!
*Os cursos para OAB, CFC e Residências não estão disponíveis na Assinatura Ilimitada.
Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!
Ufa! Deu para perceber que são muitos os estágios envolvidos em um concurso público, não é mesmo? Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?
Ah! E se você tem alguma outra dúvida que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!
Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil?
Clique nos links abaixo:
Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente: