Bancas de concursos: como conhecer o perfil? Veja as dicas!

Um dos principais passos para garantir a aprovação é conhecer bem o perfil da banca organizadora. Saiba como fazer isso neste artigo!

Avatar


25/10/2021 | 12:03 Atualizado há 244 dias

Cebraspe, FGV, FCC, Cesgranrio: estes são alguns exemplos de bancas de concursos muito conhecidas. Além destas, porém, ainda existem dezenas de outras Instituições dedicadas à avaliação e seleção para cargos públicos. E é exatamente neste ponto que está o pulo do gato: cada uma dessas bancas organizadoras possuem um perfil próprio de cobrança e avaliação que podem impactar significantemente no desempenho de cada candidato.

Com isso queremos dizer que conhecer o perfil das bancas de concursos faz toda a diferença, ainda que os conteúdos sejam muito similares. Pensando na importância desse fator, preparamos um artigo com as principais dicas para ajudar você a conhecer e dominar a banca de concurso responsável pelo seu certame. Confira!

Destaques:

 

Bancas de concursos: como conhecer o perfil?

Confira abaixo as principais dicas de como conhecer o perfil de qualquer banca de concurso:

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: leia cuidadosamente o edital

O edital deve ser o seu principal guia durante todas as etapas de preparação do certame. Por meio dele você poderá conhecer pontos estruturais das bancas de concursos, como número de questões,  conteúdo programático, quantitativo por matéria e até mesmo se existe a famosa “penalização por chute” (uma errada anula uma certa).

Se alguma dessas informações não constar no edital (como acontece frequentemente para o quantitativo específico de questões por matéria em seleções organizadas pelo Cebraspe, por exemplo) as outras dicas deste artigo poderão ajudar a tirar as dúvidas. Ademais, se o edital mais recente ainda não tiver sido publicado, é possível se basear no anterior.

Ainda assim, tome sempre a leitura completa do edital (e suas retificações) como essencial para ficar por dentro de todos os pontos importantes sobre a seleção.

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: resolva provas passadas

O perfil de bancas de concursos não costuma variar drasticamente de uma seleção para outra. Assim, na maioria dos casos, resolver provas passadas do certame que você pretende prestar pode dar a você uma boa noção de como a banca organizadora aplica os conhecimentos na prática, já no formato completo da prova.

Para que a experiência seja ainda mais próxima da realidade, uma boa dica é solver as provas passadas de bancas de concursos como simulados, fazendo a contabilização do tempo e reservando um momento para o preenchimento de cartão de respostas.

Tudo isso irá ajudar a você compreender na prática se a prova é maçante ou não, quais são os pontos mais difíceis, as matérias preferidas e qual a velocidade esperada para concluí-la em sua totalidade de forma confortável.

No Gran Cursos Questões você pode acessar provas passadas facilmente, podendo optar tanto por resolvê-las online como também por baixar e imprimir a folha de prova, gabarito e edital.

Acesse o banco de provas passadas gratuitamente! 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: estude por questões

Uma outra maneira ainda mais dinâmica de conhecer o perfil de bancas de concursos é por meio da resolução de questões de concurso avulsas. Afinal, elas podem ser rapidamente inseridas em momentos do seu cotidiano de estudos, possibilitando um conhecimento gradual do perfil da banca organizadora.

Você pode, por exemplo, resolver 10 questões formuladas pela banca examinadora específica do seu certame depois de terminar de estudar um assunto. Assim, a técnica poderá auxiliar não só na compreensão dos padrões de cobrança, como também na estimulação da memória e estudo ativo, aumentando suas chances de assimilar o conteúdo com mais facilidade. Analogamente, as questões de concurso também pode ajudar você em momentos de revisão.

Além de encontrar provas passadas, no Gran Cursos Questões você também pode acessar questões de maneira avulsa, contando ainda com exercícios inéditos, formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online de acordo com o perfil de cada banca e seleção.

Comece a resolver questões grátis! 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: conheça os assuntos mais cobrados

Em um bom cronograma de estudos, a hierarquização de matérias é levada em consideração. Na prática isso quer dizer que matérias mais cobradas, com peso maior e que sejam mais desafiadoras para o candidato terão um número maior de horas de dedicação dentro do cronograma.

Para equilibrar essa equação de acordo com o perfil de bancas de concursos, um dos pontos importantes está em conhecer os assuntos mais cobrados. Como mencionamos anteriormente,  esse conhecimento nem sempre é direto, informado em edital.

Em casos assim, você pode contar com a ferramenta de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões! Veja abaixo um exemplo de como ela funciona ao analisarmos as matérias mais cobradas da Banca Vunesp:

Bancas de concursos:

Bancas de concursos: disciplinas mais cobradas (VUNESP)

A análise do filtro de Assuntos Frequentes é baseada em todas as questões já registradas na plataforma e não inclui as questões inéditas (a não ser que você indique no filtro). Dessa forma, torna-se uma avaliação com base em provas registradas anteriormente.

Você pode tanto fazer a consulta por Banca quanto por algum certame específico! Para acessar a ferramenta é preciso estar cadastrado e logado na plataforma Gran Cursos Questões. Se você ainda não tem um cadastro, não se preocupe! O processo dura poucos instantes e é gratuito!

Acesse a ferramenta de Assuntos Frequentes 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: estruture um bom plano de estudos

A partir do conhecimento de matérias mais cobradas, modelos de questões e suas necessidades individuais de aprendizado, você poderá estruturar um plano de estudos que se encaixe à sua situação da melhor maneira possível.

Lembre-se: o quanto mais específica for a sua preparação, maiores são as chances de obter bons resultados. Afinal, irá se dedicar 100% ao perfil da banca e formas de avaliação de determinada seleção. Tudo isso é essencial.

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: fique de olho nos artigos do Blog!

No Blog Gran Cursos Online já publicamos uma série de matéria falando sobre diversos perfis de bancas de concurso. Confira e acesso abaixo as matérias que já foram publicadas:

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: assista às aulas gratuitas no canal do Gran!

Em seu canal do Youtube, o Gran Cursos Online disponibiliza uma série de aulas gratuitas sobre plano de estudos, matérias essenciais, resoluções de questões, dicas de estudos e também informações essenciais sobre como dominar bancas de concursos. Complemente sua preparação de maneira gratuita tornando-se um dos inscritos!

Acesse o canal de Youtube do Gran cursos Online! 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: resumo

  1. Leia o edital com atenção;
  2. Resolva provas passadas e simulados;
  3. Crie o hábito de resolver questões elaboradas pela banca organizadora diariamente;
  4. Conheça os assuntos mais cobrados
  5. Estruture um bom plano de estudos
  6. Confira artigos já publicados sobre bancas organizadoras no Blog Gran Cursos Online;
  7. Complemente sua preparação com aulas gratuitas.

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2021 e CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar

Equipe do Gran Cursos Online
0

0

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.