Bancas de concursos: como estudar com foco no perfil?

Um dos principais passos para garantir a aprovação é conhecer bem o perfil da banca de concurso organizadora e estudar de acordo. Saiba como fazer isso neste conteúdo!

Avatar


29 de setembro7 min. de leitura

Cebraspe, FGV, FCC, IBFC: estes são alguns exemplos de bancas de concursos muito conhecidas. Além destas, porém, ainda existem dezenas de outras Instituições dedicadas a avaliações e seleções para cargos públicos. E é exatamente neste ponto que está o pulo do gato: cada uma dessas bancas organizadoras possui um perfil próprio de cobrança e avaliação que podem impactar significantemente no  desempenho de cada candidato.

Com isso queremos dizer que conhecer o perfil das bancas de concursos faz toda a diferença, ainda que os conteúdos sejam muito similares. Pensando na importância desse fator, preparamos um artigo com as principais dicas para ajudar você a conhecer e dominar a banca de concurso responsável pelo seu certame. Confira!

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Bancas de concursos: como conhecer o perfil?

Para estudar com foco nas bancas de concursos, primeiramente é preciso identificar o perfil delas. Por isso, confira abaixo as principais dicas de como realizar essa tarefa!

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: leia cuidadosamente o edital

O edital deve ser o seu principal guia durante todas as etapas de preparação do certame. Afinal, por meio dele você será capaz de conhecer pontos estruturais das bancas de concursos, como: número e modelo de questões,  conteúdo programático, quantitativo por matéria e até mesmo se existe a famosa “penalização por chute” (uma errada anula uma certa).

Se alguma dessas informações não constar no edital (como acontece frequentemente para o quantitativo específico de questões por matéria em seleções organizadas pelo Cebraspe, por exemplo) as outras dicas deste artigo poderão ajudar a tirar as dúvidas. Ademais, se o edital mais recente ainda não tiver sido publicado, é possível se basear no anterior.

Ainda assim, tome sempre a leitura completa do edital (e suas retificações) como essencial para ficar por dentro de todos os pontos importantes sobre a seleção.

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: resolva provas passadas

O perfil de bancas de concursos não costuma variar drasticamente de uma seleção para outra. Assim, na maioria dos casos, resolver provas passadas do certame que você pretende prestar pode dar a você uma boa noção de como a banca organizadora aplica os conhecimentos na prática, já no formato completo da prova.

Para que a experiência seja ainda mais próxima da realidade, uma boa dica é resolver as provas passadas de bancas de concursos no formato de simulados; ou seja, contabilizando o tempo, sem consultas e reservando um momento para o preenchimento de cartão de respostas.

Tudo isso irá ajudar a você compreender na prática se a prova é maçante ou não, quais são os pontos mais difíceis, as matérias preferidas da banca organizadora em questão e qual é a velocidade esperada para concluir a prova em sua totalidade de forma confortável.

No Gran Cursos Questões você pode acessar provas passadas facilmente, podendo optar tanto por resolvê-las online como também por baixar e imprimir a folha de prova, gabarito e edital.

Acesse o banco de provas passadas gratuitamente! 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: estude por questões

Uma outra maneira ainda mais dinâmica de conhecer o perfil de bancas de concursos é por meio da resolução de questões de concurso avulsas. Afinal, é possível inseri-las mais facilmente no seu cotidiano de estudos, possibilitando um conhecimento gradual do perfil da banca organizadora.

Você pode, por exemplo, resolver 10 questões formuladas pela banca examinadora específica do seu certame sempre que terminar a sessão de estudos para determinado assunto.  Assim, a técnica poderá auxiliar não só na compreensão dos padrões de cobrança, como também na estimulação da memória e estudo ativo, aumentando suas chances de assimilar os temas com mais facilidade. Analogamente, as questões de concurso também pode ajudar você em momentos de revisão.

Dessa forma, ao invés de reassistir aulas ou reler PDFS, você poderá recorrer diretamente aos seus resumos e resolução de exercícios para identificar quais pontos precisam realmente de atenção especial. O resultado disso é a economia do seu precioso tempo de preparação.

Além de encontrar provas passadas, no Gran Cursos Questões você também pode acessar questões de maneira avulsa, contando ainda com exercícios inéditos, formulados pela equipe pedagógica do Gran Cursos Online de acordo com o perfil de cada banca e seleção.

Comece a resolver questões grátis! 

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: conheça os assuntos mais cobrados

Em um bom cronograma de estudos, a hierarquização de matérias é sempre levada em consideração. Na prática isso quer dizer que matérias mais cobradas, com peso maior e que sejam mais desafiadoras para o candidato terão um número maior de horas de dedicação dentro do planejamento.

Para equilibrar essa equação de acordo com o perfil de bancas de concursos, um dos pontos importantes está em conhecer os assuntos mais cobrados. Como mencionamos anteriormente,  esse conhecimento nem sempre é direto ou informado em edital.

Em casos assim, você pode contar com a ferramenta de Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões! Veja abaixo um exemplo de como ela funciona ao analisarmos as matérias mais cobradas da Banca VUNESP:

Bancas de concursos:

Bancas de concursos: disciplinas mais cobradas (VUNESP)

A análise do filtro de Assuntos Frequentes é baseada em todas as questões já registradas na plataforma e não inclui as questões inéditas (a não ser que você indique no filtro). Dessa forma, torna-se uma avaliação com base em provas já aplicadas.

Você pode tanto fazer a consulta por banca organizadora como também por algum certame específico! Para acessar a ferramenta é preciso estar cadastrado e logado na plataforma Gran Cursos Questões. Se você ainda não tem um cadastro, não se preocupe! O processo dura poucos instantes e é gratuito!

Acesse a ferramenta de Assuntos Frequentes 

Bancas de concursos: quais são as características das mais conhecidas?

Como mencionamos anteriormente, algumas bancas de concursos são muito conhecidas. Isso significa que você muito provavelmente as encontrará em algum momento se continuar no caminho de concurseiro.

Pensando nisso, separamos abaixo as características mais marcantes de algumas das bancas de concursos mais conhecidas. Confira:

Bancas de concursos: características do Cespe/Cebraspe

  • Modelo de questões: o Cebraspe sem dúvida é mais conhecido pelo modelo de questões Certo ou Errado. Ainda assim, também formula provas no modelo múltipla escolha.
  • Penalização por chute (“uma errada anula uma certa”): consiste na contabilização de um ponto negativo para cada marcação incorreta no gabarito. Por conta dessa característica, é possível que o candidato zere a prova mesmo se tiver acertado metade das questões.
  • Itens complexos: as questões envolvem muita interpretação de texto e são conhecidas por editais truncados e textos longos.
  • Questões misturadas: o Cebraspe não costuma dividir a prova em blocos de disciplinas, apostando a multidisciplinariedade de itens.
  • Contextualização de acordo com o cargo: com isso, conhecimentos específicos aparecerão, mesmo que indiretamente, na maioria das questões.
  • Pegadinhas: o Cebraspe é muito conhecido pelas infames pegadinhas, utilizando muitos termos inclusivos e exclusivos, bem como apostando na alteração de uma única palavra para descaracterizar conceitos semelhantes.
  • Provas cansativas: textos longos e enunciados truncados tornam as provas maçantes, cansando mentalmente ocandidato despreparado mais rapidamente.
  • Disciplinas gerais de destaque (em ordem): Língua Portuguesa, Informática, Atualidades, Direito Administrativo, Direito Constitucional e Língua Inglesa.

Saiba ainda mais detalhes sobre o perfil da banca Cespe/Cebraspe! 

Bancas de concursos: características da FGV

  • Quantidade média de questões: 70 a 80 itens
  • Nível de cobrança: costuma ser considerado alto, com enunciados longos e aprofundados
  • Abordagem do edital: costuma contemplar todas as disciplinas listadas
  • Modelo de questão: múltipla escolha, contando com 5 itens.
  • Penalização por chute: não apresenta
  • Principais disciplinas gerais  (em ordem): Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Matemática e Raciocínio Lógico, Informática e Direito Constitucional.

Saiba mais detalhes sobre o perfil da banca FGV! 

Bancas de concursos: características da FCC

  • Tipos de questão: múltipla escolha
  • Cobrança de Direito: não é mais tão limitada apenas à letra de lei, costuma cobrar também jurisprudência.
  • Nível de complexidade: médio.
  • Divisão de questões por blocos: a cobrança costuma ser realizada de maneira contínua e separada para cada assunto.
  • Principais disciplinas gerais (em ordem):Língua Portuguesa, Tecnologia da Informação, Direito Administrativo e Direito Constitucional.

Saiba mais detalhes sobre o perfil da banca FCC! 

Bancas de concursos: características do IBFC

  • Tipo de enunciados: diretos e objetivos, com textos mais curtos.
  • Ponto de atenção: o correto uso da língua da portuguesa prevalece como critério de correção mesmo acima do conteúdo das provas de redação.
  • Dificuldade: média/alta
  • Abordagem do edital: costuma ser completa, sem deixar assuntos de lado. Como resultado, são muitos assuntos com poucas questões sobre cada um.
  • Tipo de questões: múltipla escolha
  • Principais disciplinas gerais (em ordem): Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação dos Órgãos, Informática, Legislação Geral e Matemática.

Saiba mais detalhes sobre o perfil da banca IBFC! 

Para auxiliar ainda mais na sua missão de identificar e dominar os perfis das bancas de concursos, preparamos uma série de conteúdos sobre outras instituições responsáveis pela organização de certames. Confira e acesso abaixo as matérias que já foram publicadas:

Bancas de concursos: como estudar de acordo com os perfis?

A melhor (e mais direta!) maneira de estudar de acordo com os perfis das bancas de concursos é resolvendo questões e provas passadas. Afinal, essa é a única maneira de efetivamente compreender como cada instituição aborda cada matéria e assunto previsto em edital.

Também existe a possibilidade que bancas de concursos (especialmente as maiores), reutilizem questões já utilizadas em outras avaliações, apenas readequando alguns detalhes. Com isso, concurseiros afiados na prática com certeza garantirão o acerto nesses itens.

Além da resolução de questões e provas passadas, também existem outras dicas importantes na hora de estudar de acordo com o perfil das bancas de concursos. Veja!

Como estudar de acordo com o perfil de bancas de concursos: estruture um bom plano de estudos

A partir do conhecimento de matérias mais cobradas, modelos de questões e suas necessidades individuais de aprendizado, você poderá estruturar um plano de estudos que se encaixe à sua situação da melhor maneira possível e que também contemple as particularidades da banca que você irá encarar.

Se vai prestar concurso para a banca IBFC, por exemplo, uma boa tática é praticar com ainda mais atenção as normas formais da Língua Portuguesa para garantir um bom desempenho nas avaliações discursivas, que possuem bastante relevância.

Lembre-se: o quanto mais específica for a sua preparação, maiores são as chances de obter bons resultados. Afinal, irá se dedicar 100% ao perfil da banca e formas de avaliação de determinada seleção. Tudo isso é essencial.

Como estudar de acordo com o perfil de bancas de concursos: assista às aulas gratuitas no canal do Gran!

Em seu canal do Youtube, o Gran Cursos Online disponibiliza uma série de aulas gratuitas sobre plano de estudos, matérias essenciais, resoluções de questões, dicas de estudos e também informações essenciais sobre como dominar bancas de concursos.

Por lá, também é possível participar de eventos de resoluções de questões ao vivo com foco em seleções específicas ou no perfil das principais bancas organizadoras. Veja, por exemplo, a aula de Língua Portuguesa para a FGV com o professor Claiton Natal:

Como conhecer o perfil de bancas de concursos: resumo

  1. Leia o edital com atenção;
  2. Resolva provas passadas e simulados;
  3. Crie o hábito de resolver questões elaboradas pela banca organizadora diariamente;
  4. Conheça os assuntos mais cobrados
  5. Estruture um bom plano de estudos
  6. Confira artigos já publicados sobre bancas organizadoras no Blog Gran Cursos Online;
  7. Complemente sua preparação com aulas gratuitas.

Estude com o Gran Cursos Online em todas as etapas!

O Gran Cursos Online oferece recursos diversos para garantir o máximo de diversificação na sua preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto opções pagas quanto gratuitas. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobre como estudar de acordo com o perfil das bancas de concursos! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

OPORTUNIDADES 2022

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


29 de setembro7 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante destaque