Pós-edital: como organizar seus estudos? Veja!

Depois da publicação do edital, as provas do concurso público costumam acontecer em um prazo de 2 a 3 meses. Saiba como aproveitar ao máximo o momento de estudos pós-edital e aumentar as suas chances de aprovação!

Avatar


08 de abril5 min. de leitura

No cenário ideal, estamos sempre 100% preparados para a publicação do edital do nosso concurso dos sonhos: o conteúdo está zerado, os simulados têm excelentes pontuações e agora só falta revisar. É verdade que isso pode acontecer, mas é preciso admitir que é muito difícil. Na vida real, muitos concurseiros são pegos de surpresa pela publicação de editais e até mesmo só iniciam a sua trajetória de estudos no período pós-edital.

Se esse é o seu caso, ou se você já estava estudando para um concurso público que teve seu edital publicado, este artigo é para você! Afinal, o tempo será o recurso mais valioso para conseguir assimilar (com qualidade!) o máximo de matérias previstas para a sua prova. Acompanhe o artigo para saber mais detalhes!

Pós-edital: como organizar seus estudos se você vai começar do zero

Começar a estudar do zero no momento pós-edital pode ser difícil, mas saiba que não é impossível. Com um misto de organização, priorização, autoconhecimento e muita disciplina, você poderá atingir resultados excelentes em pouquíssimo tempo. Confira abaixo o passo a passo de como fazer isso.

1. Faça um plano de guerra

É isso mesmo que você leu! No momento pós-edital, cada dia conta e seu planejamento deve refletir isso. Confira abaixo o passo a passo para vencer essa etapa:

Plano de estudos pós-edital: contabilize o seu tempo disponível

Hora de contabilizar efetivamente quantas horas você dispõe para se dedicar aos estudos. Também é o momento de avaliar as outras atividades da sua rotina, deixando de lado todas as que podem ser adiadas temporariamente. Festas, saídas com amigos, hobbies: talvez você precise renunciar destes ou diminuir a frequência neste período, mas ressalte a si mesmo que é uma solução temporária.

Programe-se para assimilar conteúdo apenas até cerca de uma semana antes da sua prova. Depois disso, o melhor é investir em revisões e aperfeiçoamento de pontos mais críticos de conteúdo.

De acordo com especialistas de estudos para concursos públicos, o tempo recomendado de estudos para o momento pós-edital fica entre 4 a 6 horas diárias.  Mas fique ligado: se você não conseguir chegar a esses números, mesmo depois de priorizar ao máximo os estudos, não se deixe abater! Faça o seu melhor e estude o máximo que for possível dentro da sua realidade.

Na hora de distribuir o tempo para suas sessões de estudos, busque não exceder o limite de 2 horas por dia para cada matéria. Mantenha em mente que a sua preparação, agora mais do que nunca, deverá ser focada na diversidade de conteúdos e não no aprofundamento.

Plano de estudos pós-edital: priorize as matérias mais relevantes

Mais do que nunca, você deverá investir o seu tempo nos conteúdos que efetivamente cairão na sua prova. Essa análise pode ser feita a partir do quantitativo/peso de cada uma das matérias, explicitado no edital do concurso público: quanto maior o número de itens, maior a prioridade no seu plano de estudos pós-edital.

No entanto, vale lembrar que apenas a análise quantitativa pode ser insuficiente para a estruturação de um bom plano de estudos. Assim, também é possível utilizar outros recursos, como é o caso da ferramenta Assuntos Frequentes do Gran Cursos Questões, por exemplo. Com ela, você recebe em poucos instantes uma análise percentual de todas as disciplinas e assuntos mais cobrados.

Além disso, professores e especialistas do Gran Cursos Online também auxiliam na estruturação de planos de estudos pós-edital com foco em diversas seleções gratuitamente, por meio do Gran TV: o canal de Youtube do Gran Cursos Online!  Tudo isso garantirá que o seu plano de estudos pós-edital seja o mais otimizado possível!

2. utilize o estudo reverso ao seu favor

Você conhece o estudo reverso? Nessa técnica, as questões de concurso são introduzidas antes do material teórico. Além de trazer mais dinamismo para a sua rotina de preparação, o estudo reverso também é capaz de direcionar os seus estudos para os pontos mais importantes. A aplicação dessa técnica é especialmente efetiva para aquelas matérias em que já se tem uma noção. Esse costuma ser o caso para Língua Portuguesa, Matemática, Geografia, História: ou seja, matérias já estudadas em algum momento da sua vida.

Então, ao invés de sentar e começar a leitura dos PDFS do zero, a recomendação é separar todas as matérias que se enquadram nessa classificação e iniciar o seu estudo com questões. Erros são esperados e você deverá utilizá-los para identificar quais são os pontos que precisa efetivamente revisar.

Se estiver estudando com questões comentadas, os ganhos do estudo reverso são ainda maiores, já que você já deixa cada item com uma noção não só de qual é a resposta correta, mas também a justificativa. Com as suas principais dúvidas em mãos, você poderá focar em aperfeiçoar somente aqueles pontos que você errou e que são cobrados nas avaliações.

Mas atenção! Caso você já reconheça que tenha muita dificuldade com determinado conteúdo, o melhor é dedicar mais tempo a ele, sem utilizar o estudo reverso. Analogamente, não é recomendado que TODAS as matérias sejam estudadas dessa forma: aquelas que você nunca viu precisarão de mais tempo e dedicação.

3. Não deixe as revisões de lado

A falta de tempo do período pós-edital pode levar muitos concurseiros a deixar as revisões de lado, mas isso é um grande erro! Afinal de contas, temos uma predisposição natural de esquecer boa parte do que aprendemos em um dia. Assim, se você só avança no conteúdo sem revisar, estará assimilando apenas por volta da metade de todos os assuntos.

As revisões não precisam tomar muito tempo da sua rotina, mas precisam ser constantes. Para otimizá-las, produza materiais objetivos enquanto estiver estudando. Isso inclui a construção de mapas mentais, resumos e flashcards. 

Saiba mais detalhes de como revisar para concursos públicos! 

4. Resolva muitas questões e simulados

Além de estarem presentes no estudo reverso, as questões de concurso também serão suas principais aliadas na assimilação mais rápida e dinâmica dos conteúdos. Se você começou a estudar do zero no momento pós-edital, resolva o máximo de questões de concurso por dia até o final da sua preparação. Afinal, você precisa conquistar também a proficiência técnica da aplicação de conhecimentos nesse modelo.

Inclua também a resolução de simulados na sua rotina para ter uma avalição geral do seu desempenho. O melhor momento para incluir essa técnica é aos finais de semana, já que você pode utilizar os resultados para personalizar os planos de estudos da semana seguinte.

Onde encontrar questões e simulados gratuitos?

No Gran Cursos Questões você encontra um rico acervo de questões de concursos públicos, simulados e provas passadas! Realizando seu cadastro gratuito, você pode usufruir de uma série de outros recursos, como o filtro de assuntos frequentes, construção de cadernos de questões e monitoramento de desempenho por período, matéria e avaliação!

Revolucione seus estudos com o Gran Cursos Questões! 

5. Mantenha a calma

É comum ficar estressado com o pós-edital, mas esse é o momento para fazer as pazes com o fato de que você provavelmente não conseguirá terminar todos os conteúdos previstos. Isso não quer dizer que você não poderá realizar uma boa prova ou mesmo ser aprovado. Ao seguir todas as dicas que apresentamos para você neste conteúdo, as chances de conseguir excelentes resultados são muito grandes! O mais importante é não desanimar!

Dito isso, cuidado para não cair no erro de abandonar todos os seus momentos de descanso: um cérebro exausto não conseguirá reter todas as informações da maneira esperada. Respeite suas pausas assim como você respeita o seu horário de estudos: a chave para a preparação perfeita está no equilíbrio e não nos excessos!

Pós-edital: como organizar seus estudos se você já estava se preparando antes

Se você já estava se dedicando aos estudos quando o edital foi publicado, então o momento pós-edital será mais tranquilo: você só precisará fazer alguns ajustes à sua rotina. Veja quais são:

1. Ajuste o seu plano de estudos

Com a data da prova em perspectiva, avalie o seu progresso até agora e busque adaptar o seu plano de estudos para priorizar as matérias mais prevalentes e aquelas que você tem mais dificuldade. As matérias já estudadas a partir daqui só serão revisitadas nos momentos de revisão e resolução de questões; ou caso você tenha uma dúvida muito grande em uma delas.

2. Foque na revisão e resolução de questões

Você já tem uma base para o concurso público que está estudando, então cada vez mais, seu objetivo será se focar na aplicação prática para o dia da prova e a utilização dos materiais de revisão produzidos durante as suas rotinas.

3. Não tenha medo do pós-edital

Confie nos seus estudos até agora: todo o esforço empreendido permitirá que o momento pós-edital seja mais tranquilo. Sempre que possível, busque conhecer outras técnicas de estudo e memorização para concursos, buscando apenas aprimorar e somar aos resultados que você já obteve.

Pós-edital: otimize seus estudos ao máximo!

Quer saber ainda mais sobre como aproveitar o momento de pós-edital em concursos públicos? Então confira abaixo uma aula exclusiva sobre o tema com o professor Alexandre Meirelles, aqui do Gran!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


08 de abril5 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

gran cursos questões