Muitas vezes deixados de lados, os concursos públicos municipais não são muito visados, principalmente porque costumam contemplar localizações menos privilegiadas, mais afastada dos grandes centros urbanos do país. Apesar disso, oferecem boas oportunidades para quem deseja ingressar no funcionalismo público.
Para aqueles que não querem abandonar as grandes cidades, uma opção é a inscrição em concursos em municípios próximos, muitas vezes o tempo de deslocamento de uma cidade a outra é menor do que o tempo necessário para transitar em horário de pico por cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Goiânia.
Outro fator de peso para ficar de olho em concursos municipais é a determinação do artigo 30 da Constituição que obriga os municípios a proverem seus quadros com servidores concursados, tanto para áreas como saúde, educação, ordenamento urbano e fiscalização de tributos quanto para a área administrativa e de suporte – responsáveis pelo bom funcionamento da própria prefeitura e do município.
E, não se pode esquecer: o Brasil possui mais de 5 mil municípios e isso significa um grande número de oportunidades abertas frequentemente e remunerações atrativas que podem justificar uma mudança de estado.
1. Remuneração atrativa
Concursos públicos para pequenas cidades no interior oferecem salários tão atrativos quanto os oferecidos por concursos em capitais com oferta de centenas de vagas e remuneração inicial superior à ofertada nos grandes centros!
2. Menor concorrência
Os concursos municipais costumam ser desprezados pelos candidatos e via de regra recebem menos inscrições do que grandes concursos, diminuindo o número de concorrentes por vaga e aumentando as chances de aprovação daqueles que se preparam para prestar o concurso público.
3. Taxa de inscrição menor
Assim como o número de concorrentes, o valor da taxa de inscrição para concursos públicos municipais costuma ser mais baixo se comparado a concursos de cidades grandes.
4. Diversidade de cargos
Os concursos de prefeituras costumam oferecer uma imensa variedade de vagas para cargos diversos que vão desde o nível básico até o superior com especialização, até mesmo em cargos pouco usuais em concursos como carpinteiro, soldador, farmacêutico-bioquímico, revisor de texto e até instrutor de artes.
5. Estabilidade
Os funcionários públicos de prefeituras e câmaras municipais gozam da mesma estabilidade que os servidores de órgãos públicos das esferas estaduais ou federais.
6. Edital com número menor de matérias
A avaliação dos candidatos, via de regra, acontece por meio de prova objetiva com poucas disciplinas básicas: português (sempre), e as outras variam entre matemática/raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais/atualidades –que inclui informações sobre a cidade-, acrescidas ou não de disciplinas específicas para cargos de maior complexidade.
7. Tranquilidade
Por atenderem a pequenas populações, as prefeituras, Câmara de Vereadores e demais órgãos municipais costumam ser ambientes mais calmos para se trabalhar, especialmente quando encontram-se fora da região metropolitana, o volume de trabalho também é menor, o acúmulo de trabalho e o surgimento daquelas demandas urgentes, para ontem e super estressantes praticamente não existem.
8. Trabalhar perto de casa
O tempo de locomoção em qualquer cidade do interior é menor que de uma capital. Você pode ir caminhando para o trabalho e aproveitar o ar fresco e a tranquilidade do interior. Pegar ônibus só para passar 5 minutos e se você precisar ir para o outro lado da cidade. O acesso a tudo é mais fácil, independente do horário e você ainda pode, no horário de almoço, passar em casa, almoçar e tirar um cochilo.
9. Ponte para outros concursos
Quem inicia a vida de concurseiro/a pode utilizar os concursos municipais como degraus para a aprovação em outros concursos. A remuneração paga pelas prefeituras proporciona aos aprovados melhores condições para investir em uma preparação para novos, e maiores, certames.
10. Qualidade de vida
As cidades possuem um custo de vida bem menor em comparação as capitais, o aluguel é mais barato, a compra do mercado tem mais itens pagando menos e no final do mês o seu dinheiro vai acabar sobrando. Você também conhece e trata todos pelos seus nomes, sejam os seus vizinhos de rua, de bairro ou os funcionários dos centros comerciais. Além disso, a natureza está mais presente no interior, o clima e a paisagem são mais agradáveis, você se sente melhor, se estressa menos e até a pressão, no geral, diminui.