Ótima notícia para quem deseja ingressar na carreira jurídica: A Defensoria Pública da União (DPU) abrirá, em breve, um novo concurso para defensor público federal. Essa afirmação baseia-se na resolução nº 118, publicada no Diário Oficial desta segunda feira, dia 16, que regulamenta as seleções para esse cargo (leia abaixo). De acordo com a publicação, será constituída uma comissão organizadora que ficará responsável pela definição dos detalhes desse certame. Segundo informações da Assessoria de Imprensa da DPU, ainda não há previsão para o edital ser publicado.
O órgão até agora não divulgou qual banca organizará o próximo concurso, o quantitativo de vagas e nem a lotação dos novos defensores públicos. No entanto, o documento é o passo anterior ao edital de abertura. A seleção compreenderá cinco fases: uma avaliação objetiva, quatro exames dissertativos, quatro provas orais, apresentação de títulos, além da sindicância de vida pregressa e apuração dos requisitos pessoais. As regras na íntegra encontram-se para consulta no arquivo anexado abaixo, ao fim da matéria.
Para concorrer, será preciso formação em Direito, além de três anos de atividade forense comprovada. As provas objetiva e dissertativa versarão sobre várias disciplinas no âmbito do Direito, e serão realizadas em todas as capitais. Já as demais etapas ocorrerão apenas em Brasília. A DPU garantirá o prazo mínimo de 30 dias entre a publicação do edital e a data de término das inscrições. A validade do certame será de dois anos, podendo dobrar, em caso de cargos vagos e aprovados ainda não nomeados.
O último concurso de defensores foi realizado no fim do ano passado e, organizado pelo Cespe/Unb, segue em vigência até agosto de 2016. Foram oferecidas 58 vagas iniciais, mais formação de cadastro, com remuneração inicial de R$ 16.489,37. Conforme informações que foram divulgadas pela DPU durante a realização da seleção passada, o órgão pretende reforçar os quadros de pessoal das 65 unidades, inclusive as do Rio de Janeiro, onde atua na capital e em Niterói, São João de Meriti e Volta Redonda.
Detalhes:
- Concurso: Defensoria Pública da União (DPU)
- Organizador: Em definição
- Cargo: Defensor Público Federal
- Escolaridade: Nível superior em direito
- Número de vagas: Em definição
- Remuneração: R$ 16 mil
- Situação: Anunciado
- Previsão p/ publicação do edital: 2015/2016
- Link do último edital
Gostou desta oportunidade? Prepare-se com quem tem tradição de aprovação e mais de 25 anos de experiência em concursos públicos. Cursos online conforme o novo edital, com início imediato, visualizações ilimitadas e parcelamento em até 12x sem juros