Dicas para concurso: o que é e por que estudar espaçado? Veja!

Você sabia que existem diversos benefícios em espaçar os seus estudos em sessões menores ao longo do dia? Nas dicas para concurso de hoje, falaremos um pouco mais sobre esse tópico. Confira!

Por
3 min. de leitura

Se você estuda para concursos há um tempo, já deve ter escutado alguém comemorar o fato de ter ficado muitas horas estudando, sem sequer levantar para fazer um intervalo. Quem escuta algo assim, pode imediatamente pensar: “Puxa, que rotina de estudos produtiva! Também queria conseguir estudar assim.” Mas você sabia que estudar de maneira contínua, sem fazer qualquer tipo de intervalo, pode acabar prejudicando seus resultados e não é sinônimo de produtividade? É isso que vamos discutir nas dicas para concurso de hoje. Confira!

Ser aprovado é questão de treino

Dicas para concurso: como estudar muito pode não ser sinônimo de produtividade?

Será que tem como uma rotina de estudos de 6 a 8 horas de estudos não ser sinônimo de produtividade?

Apesar de parecer contraditório, tem sim. Afinal de contas, o estudo precisa ser feito da maneira correta para que sejam obtidos os resultados pretendidos. Isso envolve conhecer a si mesmo, aplicar técnicas, criar uma sessão balanceada (com momentos de preparação teórica e prática)  e seguir um plano de estudos. Também envolve saber quando fazer pausas e como lidar com as suas dificuldades.

Do ponto de vista biológico, ainda podemos falar sobre os ciclos de concentração. Como parte dos nossos instintos de sobrevivência e também como resultado de como as informações e conteúdos são transmitidos atualmente, prestar atenção de maneira continua em determinado tópico é um grande desafio.

Como resultado, nosso nível de atenção varia e estará em sua menor capacidade quanto mais insistirmos em nos centrar em um único estímulo. Daí vem o cansaço, a dispersão e a dificuldade em render nos estudos. Exatamente por isso, estudar muito, de maneira contínua, pode ser prejudicial.

Mas então a solução é estudar pouco?

Não! A solução, neste caso, é oferecer janelas de descanso para a sua mente, para que esses ciclos de concentração possam ser “resetados”. Dessa forma, você acaba aproveitando um número bem maior de picos de concentração ao longo do dia, estudando o mesmo tanto e rendendo bem mais.

Dicas para concurso: o que é estudar espaçado?

Agora que você já sabe porque é importante criar janelas de descanso nos seus estudos, sabia que também existem benefícios em “fracionar” essa preparação em diferentes momentos do dia? Essa técnica pode ser chamada de “estudar espaçado”.

Na prática, funciona assim: se você tem 4 horas para estudar no dia, ao invés de sentar e estudar todas elas no meio da tarde, você dividiria em dois períodos de 2 horas: um durante a tarde e o outro durante a noite. Assim, entre os estudos, você incluiria outras atividades que precisa realizar no seu dia a dia, criando momentos em que você não estará 100% focado nos estudos para concurso.

É claro que o estudo espaçado pode não ser a melhor tática para todas as realidades. Afinal, algumas pessoas realmente só dispõem daquela janela específica de tempo para se dedicar aos estudos. Nesse caso, a principal recomendação é dedicar de 1h a 1h30 para cada matéria, encaixando descansos de 10 minutos entre elas para garantir mais concentração e produtividade.

Para organizar o estudo espaçado, uma boa ideia é recorrer ao ciclo de estudos como método de organização. Afinal de contas, ele permite interromper e retomar os estudos de maneira simples, sem prejudicar o seu planejamento.

Saiba como funciona o ciclo de estudos na prática! 

Dicas para concurso: quais são os benefícios de estudar espaçado?

  • Estudar mais com menos esforço: com a ajuda de uma concentração otimizada, ficará mais fácil render nos estudos. Assim, pode ser que você consiga abranger bem mais conteúdo em cada sessão.
  • Combater a procrastinação: uma das principais razões por trás da procrastinação é acreditar que a tarefa a ser realizada é grande e desafiadora demais para ser cumprida. Assim, o medo de falhar leva à vontade de postergar o compromisso. Ao estudar espaçado, as rotinas se tornam mais curtas e mais possíveis de serem realizadas. Isso pode ajudar a combater a procrastinação!
  • Aproveitar os picos de concentração: o início de qualquer atividade que requer atenção costuma ser o pico da atenção. Logo, se você possui vários “inícios” ao longo do dia, o seu cérebro é constantemente estimulado e a atenção vem mais facilmente.
  • Encaixar melhor na rotina: é comum que, quem tenha uma rotina mais cheia, dificilmente possa dispor de muitas horas diretas de estudo em algum período. Então, estudar espaçado pode ser uma boa solução para alcançar os  seus objetivos de maneira mais realista.

Dicas para concurso: outra maneiras de aperfeiçoar os seus estudos

Ao longo do conteúdo, você descobriu como o estudo espaçado pode ser uma alternativa para otimizar os seus resultados nos estudos para concursos públicos. Que tal conferir mais dicas para concurso com o professor e especialista em concursos públicos Alexandre Meirelles? Confira a aula gratuita e exclusiva abaixo!


Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2023

Receba gratuitamente no seu celular as principais notícias do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Por
3 min. de leitura