Ciclo de estudos: como montar e estudar com esse método?

O ciclo de estudos é um dos métodos de organização mais utilizado pelos concurseiros por conta da sua flexibilidade e resultados. Saiba como montar o seu!

Avatar


21 de julho8 min. de leitura

Um dos tópicos que mais preocupa os concurseiros está na maneira de organizar suas rotinas de estudos. Se você já sofreu com questionamentos como: por onde começar? Qual matéria estudar mais? Quanto tempo é o suficiente? Como saber se estou obtendo os resultados desejados? Como estudar todos os dias?  Então, saiba que você não está sozinho! O ciclo de estudos é um método de organização capaz de trazer as respostas! Acompanhe o conteúdo para conhecer mais, descubra como montar um ciclo de estudos e como essa técnica pode revolucionar as suas rotinas de preparação!

Utilize o índice abaixo para navegar mais facilmente pela matéria:

Série Concurseiro Iniciante: com você do início até a aprovação! 

Ciclo de estudos: afinal, o que é?

Como o próprio nome já sugere, a proposta do ciclo de estudos é organizar as disciplinas previstas para o seu concurso público de maneira rotativa, levando em consideração o número de horas semanais de estudo disponíveis. Na prática isso quer dizer atribuir tempos diferentes para cada matéria e seguir até que o ciclo de estudos termine. E depois disso? O aluno deverá recomeçar.

Veja abaixo um exemplo de ciclo de estudos de 24h:

Ciclo de estudos: como montar e estudar com esse método?

Ciclo de estudos: Analista Tributário da Receita Federal (foco em exatas)

A definição de tempo específico para cada disciplina irá depender de alguns fatores como: relevância no edital, cobrança em provas passadas e também a sua própria experiência com o conteúdo. Tudo isso  sem ultrapassar o limite de 2h30 para cada uma. Já o encaixe deve intercalar matérias teóricas e práticas sempre que possível, a fim de manter os níveis de atenção do cérebro sempre altos.

Volte ao topo

Ciclo de estudos: quais são as vantagens de estudar por ele?

O ciclo de estudos é conhecido por ser um método mais dinâmico e flexível, podendo ser encaixado nas mais diferentes rotinas. Afinal de contas, ele não limita ou define o número de horas que você deve estudar por dia e nem atribui matérias a dias específicos da semana.

Possibilitando que o aluno sempre continue de  onde parou, esse método abraça os eventuais imprevistos na sua rotina e impede que eles prejudiquem sua preparação.

O ciclo de estudos também previne que você evite estudar as disciplinas que não gosta tanto. Afinal, se você tiver um dia específico para fazer isso, pode ser que sempre arranje uma desculpa para “deixar para depois”. É mais difícil fazer isso quando se estuda por ciclos, já que você necessariamente precisa passar por aquela parte para avançar.

É mais fácil se sentir motivado quando se estuda pelo ciclo de estudos: os dias, afinal de contas, raramente serão iguais e você poderá se desafiar para ver quantas vezes pode vencer o ciclo em cada vez menos tempo. Por fim, o ciclo de estudos evolui com você, facilmente se modificando para atender ao seu momento específico de preparação.

Grade horária x ciclo de estudos: veja o comparativo

Quando estão iniciando os estudos para concursos públicos, muitas pessoas utilizam a memória dos tempos de escola para organizar a preparação. Assim, é comum que façam uso das grades horárias para definir o que e quando estudar. A base desse método é distribuir as disciplinas por dia da semana, atribuindo um tempo específico para cada uma. Até aí parece um pouco com o ciclo de estudos, não é? Não exatamente!

O pulo do gato está justamente no aspecto de atribuir dias específicos a um bloco de matérias. Ao visualizar a sua grade horária completa, ela parece cumprir todos os objetivos ao longo da semana. Contudo, esse método não leva em conta um importantíssimo ponto que o ciclo de estudos internaliza para obter resultados verdadeiros: os imprevistos. 

Vamos supor que terça-feira foi o único dia da semana definido para estudar Matemática e Português. Caso você não possa estudar nesse dia, então o que acontece? São dois cenários possíveis: em um deles, você fica uma semana inteira sem revisitar esses conteúdos. No outro, você precisará investir mais tempo para reorganizar todo o restante da sua programação da semana.

Como já mencionamos, também é mais fácil evitar as matérias ao estudar com a grade de estudos. Dito tudo isso, isso não significa que esse método de estudos seja ineficaz. É sempre importante lembrar que deve prevalecer aquilo que funciona para você! 

Quais são os desafios de estudar com o ciclo de estudos?

Como o ciclo de estudos não depende da definição de horários ou carga diária fixa para progredir, é preciso disciplina para estabelecer suas próprias metas e segui-las. Algumas pessoas podem sentir ansiedade por não ter um horário fixado para iniciar os estudos. No entanto, nada impede que você estabeleça um compromisso diário no mesmo horário todos os dias: assim, você junta o melhor da grade horária e do ciclo de estudos no mesmo método. 

Além disso, é preciso sempre lembrar que os primeiros ciclos de estudos raramente serão perfeitos. Com tempo, paciência, autoconhecimento e análise, você poderá aperfeiçoar a técnica cada vez mais.

Volte ao topo

Como montar um ciclo de estudos?

Agora que você já sabe o que é ciclo de estudos, suas vantagens e desafios, é hora de colocar a mão na massa! Confira abaixo o passo a passo de como montar um ciclo de estudos personalizado!

1. Como montar um ciclo de estudos: defina o tamanho do seu ciclo

Um ciclo de estudos pode ter 15, 20, 30 ou 40 horas: tudo depende da sua disponibilidade para estudar durante a semana. Aliás, esses valores grandes são a soma das horas disponíveis em 7 dias, ok? Afinal, nem mesmo seria possível estudar 15 horas em um dia!

Como queremos a análise completa da sua semana, uma dica é colocar todas as informações na ponta do lápis. Analise cada um dos dias e veja quantas horas disponíveis para estudo você tem: não é preciso que os dias tenham valores iguais! Depois disso, some tudo! Pronto, esse será o tamanho do seu ciclo de estudos. Se uma pessoa dispõe de 3 horas de estudos por dia, por exemplo, o ciclo dela terá 21h horas e assim por diante.

2. Como montar um ciclo de estudos: classifique as matérias

O segundo passo na hora de formular o seu ciclo de estudos para concursos é entender a relevância de cada disciplina dentro do seu planejamento. Como já mencionamos anteriormente, existem 3 maneiras de fazer isso. Veja quais são:

  • Pelo edital: matérias que apresentam um maior quantitativo ou peso em questões são consideradas mais relevantes.
  • Por provas passadas: quais foram os assuntos mais cobrados em avaliações passadas? A tendência dos processos seletivos é conservar esse padrão. A análise de provas passadas não apenas revela as disciplinas mais cobradas, como também os assuntos preferidos. Tudo isso é importante no seu ciclo de estudos.
  • Pela sua experiência pessoal: o quanto você entende sobre determinado assunto irá determinar a quantidade de tempo destinada a ele. Afinal, o intuito do estudo para concurso é otimizar sua preparação ao máximo. Assim, dedicar muito tempo à uma matéria já dominada não é tão produtivo. Uma excelente maneira de compreender qual é o seu domínio real é pela resolução de questões e análise do percentual de acertos. Quanto mais alto, menos tempo ela necessitará do seu ciclo de estudos.

Depois de analisar todos esses elementos, você deverá distribuir as horas totais do seu ciclo de estudos entre as matérias. Veja abaixo um exemplo de distribuição hipotética de disciplinas para o cargo de Analista Tributário da Receita Federal em ciclo de 24 horas semanais:

Ciclo de estudos: como montar e estudar com esse método?

Vale lembrar que não existe uma regra fechada de quantas horas dedicar para cada assunto. Contanto que exista a diferença justificada de tempo entre as matérias, ajustes finos podem ser feitos com o tempo. O aluno em questão não apenas percebeu a importância da matéria de contabilidade, como também sua dificuldade com ela. Assim, dedicou-lhe 7 horas: cerca de 30% do tempo total de preparação. 

Em seguida, listou Direito Tributário, Raciocínio Lógico e Direito Administrativo como matérias de destaque. Novamente, não existe um percentual exato de divisão para esses valores. Tudo depende de você e da aposta que você gostaria de fazer inicialmente!

3. Como montar um ciclo de estudos: encaixe as matérias

Depois de classificar e atribuir quantidades diferentes de horas para cada matéria, é hora de encaixá-las no ciclo de estudos. Apesar dessa técnica ser comumente apresentada de maneira circular, organizar as disciplinas em linhas poderá ajudá-lo a visualizar melhor a distribuição. Dito isso, observe os seguintes pontos para montar seu ciclo de estudos:

  • Busque sempre atribuir porções iguais de tempo às duas linhas paralelas. Caso o número resultante da divisão seja ímpar, busque a maior aproximação do valor. No exemplo abaixo, por exemplo, o ciclo tem 24 horas. Logo, a primeira linha acaba no 12 e a segunda no 24.
  • Quebre o estudo das matérias em blocos menores que não ultrapassem 2h30. Logo, a matéria de Contabilidade será dividida em 3 quadrados diferentes, já que conta com um total de 7 horas no planejamento semanal.
  • Para matérias que você está vendo pela primeira vez ou tem dificuldade, garanta sempre que o tempo reservado para cada bloco fique entre 1h e 2h30.
  • Matérias divididas em 2 blocos devem aparecer o mais próximo possível uma das outras quando as duas linhas são comparadas. Veja Direito Tributário, Raciocínio Lógico e Direito Administrativo: apesar de não estarem exatamente uma embaixo da outra, estão muito próximas.
  • Matérias divididas em 3 blocos devem formar um triângulo em seu encaixe. Ao traçar uma linha entre a disposição dos blocos de contabilidade, você conseguirá facilmente visualizar um triângulo.
  • Matérias teóricas e práticas devem ser intercaladas: sempre que possível, alterne entre disciplinas que apresentem mais cálculos e mais teoria.
  • Para matérias que apresentem apenas um bloco (2h/2h30), é comum que apareçam apenas uma vez no ciclo.
  • Ciclos de estudo maiores poderão apresentar um número maior de linhas. O mais importante é tentar sempre manter o equilíbrio entre o tempo e comprimento de cada uma.

Ciclo de estudos: como montar e estudar com esse método?

4. Como montar um ciclo de estudos: teste!

Depois de terminar de encaixar as matérias do seu ciclo de estudos, ele está pronto para começar a rodar! Ao longo das semanas em que estiver implantando essa técnica, você será capaz de avaliar se dedicou muito ou pouco tempo para alguma disciplina específica ou então se algo não está funcionando para você!

Apesar de não existir um ciclo de estudos perfeito, você poderá chegar a um que se adeque perfeitamente para você e seu momento de preparação. Reformule o seu ciclo de estudos quantas vezes for necessário para buscar a melhor organização!

5. Como montar um ciclo de estudos: atualize

Seu ciclo de estudos cresce com você. Isso quer dizer que, eventualmente, você começará a dominar/concluir muitas disciplinas. Quando isso acontecer, busque compreender quais outros assuntos ainda precisam de investimento e adeque seu ciclo de acordo!

Matérias já dominadas (comprove sempre com a resolução de questões para ter certeza de que o desempenho corresponde com a sua percepção) poderão, por exemplo, apresentar metades de 30 minutos ao longo do ciclo de estudos, dedicadas apenas para a revisão.

Volte ao topo

Como montar um ciclo de estudos com o Gran?

No Gran Cursos Online você pode montar um ciclo de estudos de maneira mais rápida, contando com a ajuda da inteligência artificial da plataforma! Estamos falando do Gran Gerenciador de Estudos, uma ferramenta tecnológica disponíveis para os assinantes ilimitados 7.0!

Funciona assim: depois de acessar o recurso pelo aplicativo ou pela web, você informa para qual prova está estudando e qual é o seu nível de conhecimento para cada uma das disciplinas. Depois, insere o tamanho do seu ciclo em horas, o tempo máximo para o estudo de cada disciplina (a recomendação é sempre 2h30) e pronto!

Depois de nomear o seu ciclo, o Gran Gerenciador formula para você, apresentando-o da seguinte forma:

Ciclo de estudos: como montar e estudar com esse método?

Gran Gerenciador de estudos: monte seu ciclo de estudos

Ao iniciar os estudos pela primeira disciplina, a plataforma também auxiliará contabilizando o seu tempo: conforme você progride, a barrinha é preenchida. Depois de finalizada, o ciclo de estudos pula para a próxima disciplina e assim por diante!

No Gran Gerenciador de estudos, você escolhe entre a geração automática ou manual do seu ciclo de estudos. Isso quer dizer que, mesmo que você escolha redigi-lo a mão, a plataforma também poderá ajudá-lo no controle de tempo e no agendamento de revisões ao longo do seu progresso!

Torne-se um Assinante Ilimitado 7.0 e utilize a ferramenta Gran Gerenciador de estudos! 

 

Ciclo de estudos e outros recursos: estude com o Gran Cursos Online e garanta a melhor preparação!

O Gran Cursos Online oferece recursos para ajudá-lo a garantir a aprovação em qualquer momento da sua caminhada de preparação para concursos públicos! Na plataforma você pode encontrar tanto recursos pagos quanto gratuitos. Veja uma lista de funcionalidades que podem ajudá-lo a garantir a aprovação:

Volte ao topo

Ciclo de estudos: acompanhe a aula gratuita sobre o tema!

Você sabia que o criador da metodologia do ciclo de estudos é professor aqui no Gran Cursos Online? Pois é! Estamos falando do professor Alexandre Meirelles! Abaixo você confere uma aula gratuita com dicas adicionais e exemplos práticos de como formular o seu ciclo de estudos.

Série Concurseiro Iniciante: tire todas as suas dúvidas sobre concursos públicos!

Agora você já sabe um pouco mais sobre como montar um ciclo de estudos para concurso! Esperamos que o conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas! Mas se ainda ficou alguma, que tal deixar um comentário para melhorarmos o conteúdo cada vez mais?

Ah! E se você tem alguma outra pergunta que nunca conseguiu responder sobre o mundo dos concursos públicos, então preencha o formulário abaixo e faremos o máximo para respondê-la nos próximos conteúdos!

Quer ficar por dentro dos concursos públicos abertos e previstos pelo Brasil? Clique nos links abaixo:

CONCURSOS ABERTOS

CONCURSOS 2022

Receba gratuitamente no seu celular as novidades do mundo dos concursos!
Clique no link abaixo e inscreva-se gratuitamente:

TELEGRAM

Avatar


21 de julho8 min. de leitura

Tudo que sabemos sobre:

Concurseiro Iniciante